Mapa Mental Do Sistema Circulatório

Reza July 18, 2021
Biologia Google Drive em 2020 Material de enfermagem, Sistema

O sistema circulatório é responsável por transportar nutrientes e oxigênio para todo o corpo e remover resíduos e dióxido de carbono. Um mapa mental do sistema circulatório pode ajudar a visualizar e entender as diferentes partes e funções deste sistema vital.

Anatomia do Sistema Circulatório

O sistema circulatório é composto por três partes principais:

  1. O coração
  2. Os vasos sanguíneos
  3. O sangue

O Coração

O coração é um órgão muscular que bombeia o sangue para todo o corpo. Ele é dividido em quatro câmaras:

  1. Átrio direito
  2. Ventículo direito
  3. Átrio esquerdo
  4. Ventículo esquerdo

O átrio direito recebe o sangue venoso do corpo e o ventrículo direito bombeia este sangue para os pulmões, onde ele é oxigenado. O átrio esquerdo recebe o sangue oxigenado dos pulmões e o ventrículo esquerdo bombeia este sangue para todo o corpo.

Os Vasos Sanguíneos

Existem três tipos principais de vasos sanguíneos:

  1. Artérias
  2. Veias
  3. Capilares

As artérias transportam o sangue do coração para os tecidos do corpo. As veias transportam o sangue dos tecidos de volta para o coração. Os capilares são vasos sanguíneos muito finos que conectam as artérias e as veias e permitem a troca de nutrientes e gases entre o sangue e os tecidos.

For more information, please click the button below.

O Sangue

O sangue é composto por:

  1. Células vermelhas do sangue (eritrócitos)
  2. Células brancas do sangue (leucócitos)
  3. Plaquetas
  4. Plasma

As células vermelhas do sangue transportam oxigênio dos pulmões para os tecidos do corpo e dióxido de carbono dos tecidos para os pulmões. As células brancas do sangue são responsáveis pela defesa do corpo contra infecções. As plaquetas são responsáveis pela coagulação do sangue. O plasma é o líquido amarelo claro que transporta os componentes do sangue.

Como Funciona o Sistema Circulatório

O sistema circulatório funciona através do bombeamento do sangue pelo coração e da circulação dos vasos sanguíneos. O coração bombeia o sangue para as artérias, que transportam o sangue para os tecidos do corpo. Os capilares permitem a troca de nutrientes e gases entre o sangue e os tecidos. As veias transportam o sangue dos tecidos de volta para o coração.

O sistema circulatório também é responsável pela remoção de resíduos e dióxido de carbono do corpo. As células do corpo produzem dióxido de carbono como um subproduto do metabolismo celular. O dióxido de carbono é transportado pelo sangue de volta aos pulmões, onde é eliminado do corpo através da respiração.

Importância do Sistema Circulatório

O sistema circulatório é vital para a vida. Ele fornece oxigênio e nutrientes para as células do corpo e remove resíduos e dióxido de carbono. Qualquer problema no sistema circulatório pode levar a várias doenças, incluindo doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral, insuficiência renal e hipertensão arterial.

Cuidar do sistema circulatório é importante para a saúde geral do corpo. Isso inclui manter uma dieta saudável e equilibrada, fazer exercícios regularmente, não fumar e controlar a pressão arterial e o colesterol.

Conclusão

O sistema circulatório é responsável por transportar nutrientes e oxigênio para todo o corpo e remover resíduos e dióxido de carbono. Um mapa mental do sistema circulatório pode ajudar a visualizar e entender as diferentes partes e funções deste sistema vital. Cuidar do sistema circulatório é importante para a saúde geral do corpo.

FAQs

1. O que é pressão arterial?

A pressão arterial é a força exercida pelo sangue contra as paredes dos vasos sanguíneos. A pressão arterial é medida em milímetros de mercúrio (mmHg) e é composta por duas medidas: a pressão arterial sistólica (quando o coração está bombeando o sangue) e a pressão arterial diastólica (quando o coração está em repouso).

2. Como posso cuidar do meu sistema circulatório?

Você pode cuidar do seu sistema circulatório mantendo uma dieta saudável e equilibrada, fazendo exercícios regularmente, não fumando e controlando a pressão arterial e o colesterol. É importante também fazer exames regulares com um médico para detectar precocemente qualquer problema no sistema circulatório.

3. Quais são as doenças mais comuns do sistema circulatório?

As doenças mais comuns do sistema circulatório incluem doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral, insuficiência renal e hipertensão arterial.

Related video of mapa mental do sistema circulatório

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait