Mapa Mental De Concordância Nominal

Reza February 27, 2023
Concordância nominal [resumos e mapas mentais] Infinittus

Introdução

A concordância nominal é uma das regras mais importantes da gramática da língua portuguesa. Ela se refere à harmonia que deve existir entre os elementos que compõem uma frase, ou seja, a concordância entre o substantivo e seus modificadores, como o adjetivo, o numeral e o pronome. O mapa mental de concordância nominal é uma ferramenta que ajuda a organizar e visualizar as regras de concordância entre esses elementos, tornando mais fácil a compreensão e memorização das mesmas.

Regras de Concordância Nominal

As regras de concordância nominal podem ser divididas em algumas categorias, como gênero, número e grau. Abaixo, apresentamos algumas das principais regras de cada categoria:

Gênero

– O adjetivo concorda em gênero com o substantivo a que se refere. Exemplo: a menina bonita, o menino bonito. – Os artigos, pronomes, numerais e particípios concordam em gênero com o substantivo a que se referem. Exemplo: a casa grande, os livros antigos, ela mesma, as crianças felizes.

Número

– O adjetivo, o pronome e o artigo concordam em número com o substantivo a que se referem. Exemplo: a casa grande, as casas grandes, um livro antigo, uns livros antigos. – Os numerais concordam em número com o substantivo a que se referem, mas podem variar em gênero. Exemplo: duas casas grandes, dois livros antigos, duas crianças felizes, dois meninos felizes.

Grau

– O adjetivo concorda em grau com o substantivo a que se refere. Exemplo: a casa bonita, a casa mais bonita, a casa menos bonita, as casas mais bonitas. – Os numerais e pronomes indefinidos concordam em grau com o substantivo a que se referem. Exemplo: vários livros antigos, poucas casas grandes.

Exemplo de Mapa Mental

Abaixo, apresentamos um exemplo de mapa mental de concordância nominal para facilitar a compreensão das regras: ![Mapa Mental de Concordância Nominal](https://i.imgur.com/0xZwQzZ.png)

For more information, please click the button below.

Conclusão

O mapa mental de concordância nominal é uma ferramenta importante para quem deseja aprender e fixar as regras de concordância entre os elementos da frase. Ele ajuda a organizar visualmente as informações e torna mais fácil a compreensão e memorização das mesmas. É importante lembrar que a concordância nominal é uma das regras mais importantes da gramática da língua portuguesa e deve ser dominada por todos que desejam se comunicar corretamente na língua.

FAQs

1. Quais são as categorias de concordância nominal?

As categorias de concordância nominal são gênero, número e grau.

2. O que é o mapa mental de concordância nominal?

O mapa mental de concordância nominal é uma ferramenta que ajuda a organizar e visualizar as regras de concordância entre os elementos da frase, facilitando a compreensão e memorização das mesmas.

3. Por que é importante dominar a concordância nominal?

A concordância nominal é uma das regras mais importantes da gramática da língua portuguesa e sua correta utilização é fundamental para uma comunicação clara e eficiente. Dominar a concordância nominal é fundamental para escrever corretamente e se fazer entender de forma adequada.

Related video of mapa mental de concordancia nominal

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait