Manual Do Professor De História Para O 6º Ano

Reza January 29, 2022
Novo HGP 6 História e Geografia de Portugal 6º Ano Manual

Introdução

O Manual do Professor de História para o 6º ano tem como objetivo auxiliar os professores de História a planejar e desenvolver aulas que sejam coerentes com os objetivos propostos para essa série. Além disso, o manual traz informações importantes sobre a disciplina, sugestões de atividades e estratégias de ensino que podem ser aplicadas em sala de aula.

Conteúdo

O manual está dividido em 10 unidades, que abrangem desde a pré-história até a Idade Média. Cada unidade apresenta um conteúdo específico, que é desenvolvido em tópicos que incluem atividades para o aluno e sugestões de leitura para o professor.

Unidade 1 – Introdução à História

A primeira unidade do manual tem como objetivo apresentar a disciplina de História e introduzir os conceitos básicos que serão utilizados ao longo do ano. São abordados temas como fontes históricas, linha do tempo e periodização.

Unidade 2 – Pré-História

A segunda unidade aborda o período da Pré-História, desde o surgimento do homem até a invenção da escrita. São apresentados os principais aspectos da vida dos homens pré-históricos, suas descobertas e invenções.

Unidade 3 – Antiguidade Oriental

Na terceira unidade, são apresentadas as principais civilizações da Antiguidade Oriental, como a Mesopotâmia e o Egito. São abordados temas como religião, política e economia dessas civilizações.

Unidade 4 – Antiguidade Clássica

A quarta unidade trata da Antiguidade Clássica, com foco nas civilizações grega e romana. São apresentados os principais aspectos da vida dessas civilizações, como a democracia grega e o Império Romano.

For more information, please click the button below.

Unidade 5 – Idade Média

Na quinta unidade, é abordado o período da Idade Média, com foco na Europa Ocidental. São apresentados os principais aspectos da vida medieval, como a religião, a política e a economia.

Unidade 6 – Expansão Marítima

A sexta unidade aborda o período da Expansão Marítima, com foco nos descobrimentos portugueses. São apresentados os principais navegadores e suas descobertas, além das consequências desse período para o mundo.

Unidade 7 – Renascimento

Na sétima unidade, é apresentado o período do Renascimento, com foco na Europa. São abordados temas como a arte, a ciência e a política desse período.

Unidade 8 – Reforma Protestante

A oitava unidade aborda a Reforma Protestante, movimento religioso que teve início no século XVI. São apresentados os principais líderes e suas ideias, além das consequências desse movimento para a sociedade.

Unidade 9 – Iluminismo

Na nona unidade, é apresentado o período do Iluminismo, com foco na Europa. São abordados temas como a razão, a ciência e a política desse período.

Unidade 10 – Revolução Industrial

A décima e última unidade aborda o período da Revolução Industrial, com foco na Europa. São apresentados os principais aspectos desse período, como a tecnologia, a economia e a sociedade.

Atividades

Em cada unidade, são apresentadas atividades para o aluno, que têm como objetivo fixar o conteúdo apresentado em sala de aula. As atividades incluem questões de múltipla escolha, questões dissertativas, pesquisa e produção textual.

Estratégias de ensino

O manual traz sugestões de estratégias de ensino que podem ser aplicadas em sala de aula, como debates, seminários, produção de mapas conceituais e análise de fontes históricas. Essas estratégias têm como objetivo tornar as aulas mais dinâmicas e participativas.

Conclusão

O Manual do Professor de História para o 6º ano é uma ferramenta importante para os professores que desejam desenvolver aulas mais eficientes e coerentes com os objetivos propostos para essa série. O manual apresenta conteúdos relevantes e sugestões de atividades e estratégias de ensino que podem ser adaptadas de acordo com as necessidades de cada turma.

FAQs

1. O manual é indicado apenas para professores de História?

Sim, o manual foi desenvolvido especificamente para professores de História que lecionam para o 6º ano.

2. O manual pode ser utilizado em outras séries?

Embora o manual seja direcionado para o 6º ano, algumas atividades e estratégias de ensino podem ser adaptadas para outras séries, de acordo com as necessidades de cada turma.

3. O manual está disponível apenas em formato impresso?

Não, o manual também está disponível em formato digital, para facilitar o acesso e a consulta pelos professores.

Related video of manual do professor de historia 6 ano

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait