Luiz Gonzaga: O Abc Do Sertão – Letras

Reza May 30, 2021
Super Partituras ABC do Sertão (Luiz Gonzaga, Zé Dantas), sem cifra

Luiz Gonzaga do Nascimento, conhecido como o Rei do Baião, é um dos mais importantes artistas da música popular brasileira. Nascido em 13 de dezembro de 1912, na cidade de Exu, no sertão pernambucano, Gonzaga é responsável por difundir a cultura do nordeste através de suas músicas.

A trajetória de Luiz Gonzaga

Gonzaga iniciou sua carreira musical em 1939, quando se mudou para o Rio de Janeiro. Sua música misturava elementos da cultura nordestina, como o baião, o xote e o forró, com a música popular brasileira. Em 1945, gravou sua primeira música de sucesso, “Dança Mariquinha”, que vendeu mais de 50 mil cópias.

Em 1949, Gonzaga gravou um dos seus maiores sucessos, “Asa Branca”, em parceria com o poeta cearense Humberto Teixeira. A música, que fala sobre a seca no sertão nordestino, se tornou um hino da cultura nordestina e é cantada até hoje em todo o Brasil.

A partir da década de 1950, Gonzaga se tornou um dos artistas mais populares do país. Ele se apresentava em programas de rádio e televisão e seus discos vendiam milhares de cópias. Além de “Asa Branca”, Gonzaga gravou outras músicas que se tornaram clássicos da cultura nordestina, como “Juazeiro”, “Qui Nem Jiló” e “O Xote das Meninas”.

Gonzaga também foi um importante defensor da cultura nordestina. Ele lutou para que o baião e outros ritmos nordestinos fossem reconhecidos como manifestações culturais importantes do país. Em 1964, foi criado o Movimento Armorial, que tinha como objetivo valorizar a cultura nordestina. Gonzaga foi um dos principais colaboradores do movimento.

Luiz Gonzaga faleceu em 2 de agosto de 1989, aos 76 anos, em decorrência de uma parada cardíaca. Sua música e sua luta pela cultura nordestina continuam sendo lembradas até hoje.

For more information, please click the button below.

O ABC do Sertão

Em 1951, Luiz Gonzaga lançou o álbum “O ABC do Sertão”, que se tornou um dos mais importantes da sua carreira. O disco tem 12 músicas, todas compostas por Gonzaga em parceria com Humberto Teixeira. As letras falam sobre a vida no sertão e as dificuldades enfrentadas pelo povo nordestino.

Algumas das músicas do álbum se tornaram clássicos da cultura nordestina, como “ABC do Sertão”, “Xanduzinha” e “A Letra I”. A seguir, confira as letras dessas três músicas:

ABC do Sertão

ABC, ABC, ABC
Do sertão eu vou falar
Que tem bicho que parece
Mas não é pra se pegar

Tem um bicho que se chama
Cabra da peste, é de arrepiar
Mas só solta a sua peia
Quando o vaqueiro mandar

Tem um bicho que se chama
Jumento, jumento, jumentão
Que carrega a carga pesada
Com muita satisfação

Tem outro bicho que é feio
Chamado de urubu-rei
Mas só come carne morta
E não faz mal a ninguém

Xanduzinha

Xanduzinha, Xanduzinha
Não precisa chorar
Se você tem um amor
Outro amor vai encontrar

Xandu, Xandu, Xanduzinha
Não chore mais, meu amor
Se você tem um amor
Outro amor você terá

A Letra I

A letra I, a letra I
É uma letra muito triste
É a letra do infinito
E do que mais ninguém viste

A letra I, a letra I
Ela é uma letra esquisita
Parece com o nosso corpo
Mas só tem uma pernita

A letra I, a letra I
É a letra da ilusão
É a letra da mentira
E da nossa imaginação

Conclusão

Luiz Gonzaga é um dos artistas mais importantes da música popular brasileira. Sua música e sua luta pela cultura nordestina influenciaram gerações de artistas e ajudaram a difundir a cultura do nordeste em todo o país. O álbum “O ABC do Sertão” é um exemplo da importância de Gonzaga para a cultura nordestina e para a música brasileira como um todo.

FAQs

1. Qual é a importância de Luiz Gonzaga para a música popular brasileira?

Luiz Gonzaga é um dos artistas mais importantes da música popular brasileira. Sua música mistura elementos da cultura nordestina com a música popular brasileira, criando um estilo único que influenciou gerações de artistas. Além disso, Gonzaga lutou para que a cultura nordestina fosse reconhecida como uma manifestação cultural importante do país.

2. Quais são as principais músicas de Luiz Gonzaga?

Luiz Gonzaga gravou muitas músicas que se tornaram clássicos da cultura nordestina. Algumas das mais conhecidas são “Asa Branca”, “Juazeiro”, “Qui Nem Jiló”, “O Xote das Meninas” e “ABC do Sertão”.

3. O que é o Movimento Armorial?

O Movimento Armorial foi criado em 1964, com o objetivo de valorizar a cultura nordestina. O movimento propunha a criação de uma arte erudita a partir das manifestações culturais populares do Nordeste, como o frevo, o baião e o maracatu. Luiz Gonzaga foi um dos principais colaboradores do movimento.

Related video of luiz gonzaga o abc do sertão letras

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait