Linha Do Tempo Da Música Brasileira 1500 A 2018

Reza March 13, 2023
Opera10 ATA Módulo 4 Música brasileira origens estrangeiras

A música brasileira é uma das mais ricas e diversificadas do mundo, com uma história que remonta aos tempos coloniais. Desde a chegada dos portugueses em 1500, a música brasileira tem sido influenciada por uma variedade de culturas, incluindo a africana, a europeia e a indígena.

1500-1700

No início da história do Brasil, a música era predominantemente vocal e religiosa. Os jesuítas portugueses foram os primeiros a trazer a música europeia para o Brasil, com a intenção de converter os povos indígenas ao cristianismo. A música era usada em missas e outras cerimônias religiosas. Também havia a presença de músicos africanos, que foram trazidos como escravos pelos portugueses. Esses músicos africanos trouxeram seus próprios estilos musicais, que se misturaram com a música europeia e indígena para criar novos sons e ritmos.

1700-1800

No século XVIII, a música brasileira começou a se desenvolver de uma forma mais independente. A música religiosa ainda era importante, mas a música secular também começou a se tornar mais popular. A música popular era tocada em festas e celebrações, e as influências africanas se tornaram mais proeminentes. O samba, que é uma das formas mais conhecidas de música brasileira, tem suas raízes nessa época.

1800-1900

No século XIX, a música brasileira continuou a se desenvolver, mas agora com influências mais diversas. A chegada da família real portuguesa em 1808 trouxe consigo uma grande influência da música europeia, especialmente da música clássica. A música popular também se tornou mais sofisticada, com a introdução de novos instrumentos, como o violão. A música afro-brasileira também continuou a evoluir, com a introdução do candomblé e outras tradições religiosas africanas.

1900-1930

No início do século XX, a música brasileira começou a se tornar mais urbana e sofisticada. A cidade do Rio de Janeiro se tornou um centro de inovação musical, com a introdução de novos gêneros como o choro e o maxixe. A música popular também se tornou mais influenciada pelo jazz e outras formas musicais internacionais.

1930-1950

Nas décadas de 1930 e 1940, a música brasileira passou por uma grande transformação. Com a chegada do rádio, a música popular se tornou mais acessível a um público maior. Novos gêneros musicais foram criados, como a bossa nova e o samba-canção. Esses gêneros foram influenciados pelo jazz e pela música americana, mas também tinham raízes profundas na tradição musical brasileira.

For more information, please click the button below.

1950-1970

Nos anos 50 e 60, a música brasileira se tornou cada vez mais diversificada e experimental. A bossa nova se tornou popular em todo o mundo, enquanto outros gêneros, como o samba e o forró, continuaram a evoluir. A Tropicália, um movimento cultural que misturava música, arte e política, surgiu no final dos anos 60. A música brasileira se tornou cada vez mais influenciada pela música internacional, especialmente pelo rock e pela música psicodélica.

1970-1990

Nos anos 70 e 80, a música brasileira se tornou mais politizada e engajada. Músicos como Chico Buarque e Gilberto Gil se tornaram conhecidos por suas letras políticas e sua música influenciada pelo reggae e pela música africana. A música popular também se tornou mais comercializada, com a ascensão do sertanejo e do pagode.

1990-2018

Nos últimos 30 anos, a música brasileira continuou a evoluir e se tornar mais diversificada. A música eletrônica se tornou popular, com a ascensão de artistas como DJ Marky e Alok. O hip-hop também se tornou uma grande influência na música brasileira, com artistas como Emicida e Criolo. O funk carioca, um estilo de música dançante originário do Rio de Janeiro, também se tornou popular em todo o Brasil.

Conclusão

A música brasileira é uma das mais ricas e diversas do mundo, com uma história que remonta aos tempos coloniais. Desde a chegada dos portugueses em 1500, a música brasileira tem sido influenciada por uma variedade de culturas, incluindo a africana, a europeia e a indígena. Ao longo dos séculos, a música brasileira evoluiu e se tornou cada vez mais diversificada, incorporando novos gêneros e influências. Hoje, a música brasileira continua a ser uma força poderosa na cultura brasileira e em todo o mundo.

FAQs

1. Qual é o gênero musical mais popular no Brasil?

Não há um único gênero musical que seja o mais popular no Brasil, já que a música brasileira é extremamente diversificada. No entanto, alguns dos gêneros mais populares incluem o samba, a bossa nova, o funk carioca, o pagode e o sertanejo.

2. Quais são alguns dos artistas mais famosos da música brasileira?

A música brasileira produziu muitos artistas famosos ao longo dos anos. Alguns dos mais conhecidos incluem Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Elis Regina, Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Ivete Sangalo, Marisa Monte, Seu Jorge e Anitta.

3. Como a música brasileira se tornou popular em todo o mundo?

A música brasileira se tornou popular em todo o mundo graças a artistas como Tom Jobim e João Gilberto, que ajudaram a popularizar a bossa nova nos anos 60. A música brasileira também se tornou popular em todo o mundo por meio de eventos como o Carnaval do Rio de Janeiro, que apresenta muita música e dança brasileira.

Related video of linha do tempo da música brasileira 1500 a 2018

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait