Liberdade Abra As Asas Sobre Nós

Reza December 11, 2022
Essencia Sublime Apresenta LIBERDADE, LIBERDADE ABRA AS ASAS SOBRE

“Liberdade Abra as Asas Sobre Nós” é um verso da música “O bêbado e a equilibrista”, de João Bosco e Aldir Blanc, lançada em 1979 e interpretada por Elis Regina. A canção é considerada um hino da luta pela liberdade e pelos direitos civis durante a ditadura militar no Brasil.

A Ditadura Militar no Brasil

A Ditadura Militar no Brasil teve início em 1964 e durou até 1985. Durante esse período, o país foi governado por militares que reprimiram qualquer forma de oposição política, censuraram a imprensa e perseguiram e torturaram aqueles que se opunham ao regime. Foram anos de violência, medo e repressão.

Os artistas brasileiros foram particularmente afetados pela censura e perseguição política. Muitos tiveram que se exilar no exterior para continuar trabalhando livremente. A música “O bêbado e a equilibrista” foi uma das poucas que conseguiu driblar a censura e se tornar um sucesso popular.

A Música “O Bêbado e a Equilibrista”

A música “O bêbado e a equilibrista” é uma homenagem à cantora e ativista política argentina Mercedes Sosa, exilada na França durante a ditadura militar na Argentina. A letra fala sobre a esperança de um futuro melhor, mesmo em tempos difíceis:

Caía a tarde feito um viaduto
E um bêbado trajando luto
Me lembrou Carlitos

A lua tal qual a dona do bordel
Pedia a cada estrela fria
Um brilho de aluguel

E nuvens lá no mata-borrão do céu
Chupavam manchas torturadas
Que sufoco!

Louco! O bêbado com chapéu-coco
Fazia irreverências mil
Pra noite do Brasil

Me contou que a cidade se chamava Vila Isabel
Cinquenta anos em cinco de República
Era assim que ele dizia

Oh, pátria amada
Idolatrada
Salve! Salve!

Brasil, Brasil!

Meu coração tropical
Está coberto de neve
Mas, Ferve em seu peito a liberdade

Eu vou festejar
O meu recôncavo
E jogar flores
No mar

Vou festejar
Viver minha vida
Como um sonho feliz
E acabar com esse negócio
De você viver sem mim

Não quero mais esse negócio
De você longe de mim

Vou lhe fazer uma confissão
Eu sou Flamengo
Amor
E tenho uma nega
Chamada Tereza

Ô, ô, ô, ô, ô, ô, ô, ô, ô
Ô, ô, ô, ô, ô, ô, ô, ô, ô

Ô, ô, ô, ô, ô, ô, ô, ô, ô
Ô, ô, ô, ô, ô, ô, ô, ô, ô

Ô, ô, ô, ô, ô, ô, ô, ô, ô
Ô, ô, ô, ô, ô, ô, ô, ô, ô

O verso “Liberdade Abra as Asas Sobre Nós” é o refrão da música, que se repete várias vezes ao longo da letra. Ele é uma chamada à liberdade e aos direitos civis, em contraposição à repressão e à violência do regime militar.

Significado do Verso “Liberdade Abra as Asas Sobre Nós”

O verso “Liberdade Abra as Asas Sobre Nós” tem um significado profundo e poderoso. Ele representa a esperança de um futuro melhor, em que todos possam viver em liberdade e com dignidade.

For more information, please click the button below.

As asas simbolizam a liberdade e a capacidade de voar para longe, sem limitações ou barreiras. Ao pedir que a liberdade abra as asas sobre nós, a música está pedindo que sejamos livres para voar, para buscar nossos sonhos e para lutar por um mundo melhor.

Além disso, o verso é uma chamada à ação. Ele nos pede para agirmos em prol da liberdade e dos direitos civis, para lutar contra a repressão e a violência, e para construir um mundo mais justo e igualitário.

Legado da Música “O Bêbado e a Equilibrista”

A música “O bêbado e a equilibrista” é um marco na história da música brasileira e da luta pelos direitos civis. Ela se tornou um símbolo de esperança e resistência em tempos difíceis, e inspirou gerações de artistas e ativistas.

Além disso, a música é um lembrete da importância da liberdade e dos direitos civis, e da necessidade de lutar por eles sempre que forem ameaçados.

Conclusão

“Liberdade Abra as Asas Sobre Nós” é muito mais do que um verso de uma música. Ele representa a esperança de um futuro melhor e a luta pela liberdade e pelos direitos civis. É um lembrete da importância de se manter vigilante contra a repressão e a violência, e da necessidade de se lutar por um mundo mais justo e igualitário.

FAQs

O que significa “O bêbado e a equilibrista”?

“O bêbado e a equilibrista” é o título de uma música de João Bosco e Aldir Blanc, lançada em 1979. A letra da música fala sobre a esperança de um futuro melhor, mesmo em tempos difíceis, e é considerada um hino da luta pela liberdade e pelos direitos civis durante a ditadura militar no Brasil.

Quem era Mercedes Sosa?

Mercedes Sosa foi uma cantora e ativista política argentina, conhecida como “La Negra”. Ela foi exilada na França durante a ditadura militar na Argentina, e sua música e sua voz se tornaram um símbolo da luta pelos direitos civis e pela liberdade.

Qual é o legado da música “O bêbado e a equilibrista”?

A música “O bêbado e a equilibrista” é um marco na história da música brasileira e da luta pelos direitos civis. Ela se tornou um símbolo de esperança e resistência em tempos difíceis, e inspirou gerações de artistas e ativistas. Além disso, a música é um lembrete da importância da liberdade e dos direitos civis, e da necessidade de lutar por eles sempre que forem ameaçados.

Related video of liberdade abra as asas sobre nós

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait