Letras E Números Placa Mercosul

Reza October 26, 2021
NOVO PADRÃO ENTENDA SOBRE A PLACA MERCOSUL

As placas Mercosul são um novo modelo de placa de identificação veicular que foi adotado pelo Brasil em 2018, com o objetivo de padronizar as placas dos países membros do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela). As novas placas possuem letras e números em uma ordem específica e trazem algumas mudanças em relação ao modelo antigo, que era utilizado no país desde 1990.

Como é composta a placa Mercosul?

A placa Mercosul é composta por sete caracteres alfanuméricos, sendo quatro letras e três números. A ordem dos caracteres é a seguinte:

  • letra – letra – letra – número – número – número
  • Exemplo: AAA1B23

Além disso, a placa Mercosul traz algumas informações adicionais, como o brasão do município e o QR Code, que pode ser utilizado para acessar informações sobre o veículo, como o seu histórico e a sua situação de regularidade.

Quais são as vantagens da placa Mercosul?

A adoção da placa Mercosul traz algumas vantagens em relação ao modelo antigo, como:

  • Padronização das placas entre os países membros do Mercosul;
  • Maior segurança, pois a placa é mais resistente e possui elementos de segurança, como o QR Code;
  • Maior facilidade de identificação, pois a placa possui caracteres maiores e mais visíveis;
  • Maior possibilidade de combate à clonagem de placas, pois a placa possui elementos de segurança que dificultam a falsificação;
  • Maior facilidade de fiscalização, pois a placa permite a leitura do QR Code por meio de dispositivos móveis.

Como é feita a troca para a placa Mercosul?

A troca para a placa Mercosul é obrigatória para os veículos novos e para os veículos que passarem por transferência de propriedade, mudança de município ou estado ou substituição da placa por qualquer motivo. A troca também é facultativa para os demais veículos.

Para fazer a troca, o proprietário do veículo deve procurar um estampador credenciado pelo Detran e apresentar os documentos necessários, como o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) e o comprovante de pagamento das taxas. O estampador irá fazer a instalação da nova placa e a baixa da placa antiga no sistema do Detran.

For more information, please click the button below.

Quais são as mudanças em relação ao modelo antigo?

Além da ordem dos caracteres alfanuméricos, a placa Mercosul traz algumas mudanças em relação ao modelo antigo, como:

  • Dimensões maiores, com 40 cm de comprimento e 13 cm de altura;
  • Fundo branco com caracteres em preto, ao invés de fundo cinza com caracteres em preto;
  • Brasão do município e bandeira do país de origem do veículo;
  • QR Code para acesso às informações do veículo;
  • Elementos de segurança, como marca d’água, microletras e código de barras bidimensional;
  • Identificação do estado e do município de emplacamento;
  • Serigrafia em tinta especial, que dificulta a falsificação.

Conclusão

A adoção da placa Mercosul traz diversas vantagens em relação ao modelo antigo, como a padronização das placas entre os países membros do Mercosul, maior segurança, maior facilidade de identificação e maior possibilidade de combate à clonagem de placas. A troca para a placa Mercosul é obrigatória para os veículos novos e para os veículos que passarem por transferência de propriedade, mudança de município ou estado ou substituição da placa por qualquer motivo. Para fazer a troca, o proprietário do veículo deve procurar um estampador credenciado pelo Detran e apresentar os documentos necessários.

FAQs

1. A troca para a placa Mercosul é obrigatória para todos os veículos?

Não, a troca para a placa Mercosul é obrigatória apenas para os veículos novos e para os veículos que passarem por transferência de propriedade, mudança de município ou estado ou substituição da placa por qualquer motivo. A troca também é facultativa para os demais veículos.

2. A placa Mercosul já é usada em outros países além do Brasil?

Sim, a placa Mercosul é utilizada em todos os países membros do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela).

3. É possível escolher o número da placa Mercosul?

Não, o número da placa Mercosul é definido pelo Detran de cada estado e não pode ser escolhido pelo proprietário do veículo.

Related video of letras e numeros placa mercosul

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait