Letra De Racionais Mc's Capítulo 4 Versículo 3

Reza January 9, 2023
Racionais mcs Capitulo 4 Versículo 3 ( TUCÃO ) YouTube

A música “Capítulo 4 Versículo 3” é uma das mais famosas do grupo de rap brasileiro Racionais MC’s. A letra fala sobre a vida nas periferias das grandes cidades brasileiras, abordando temas como violência, pobreza, discriminação e desigualdade social. A seguir, vamos analisar a letra em detalhes, destacando seus principais trechos e significados.

Introdução

O início da música já mostra a que ela veio, com uma crítica contundente à realidade das favelas e bairros pobres:

Eu vi o mundo novo, o céu mais claro
O ar mais puro, o amor mais raro
Mas tudo isso pode ser tão triste
Se eu não tiver um amigo pra dividir comigo

Esses versos mostram que, apesar da beleza do mundo, a vida pode ser muito difícil se não houver solidariedade e companheirismo entre as pessoas. A partir daí, a letra começa a abordar temas mais pesados.

A violência urbana

Um dos temas mais recorrentes na música dos Racionais é a violência urbana, que assola as periferias brasileiras. “Capítulo 4 Versículo 3” não foge à regra:

A polícia só existe pra manter
Você na lei do silêncio
E quando você mais precisar
Só vão te encontrar no necrotério

Esses versos criticam a violência policial e a impunidade dos criminosos que atuam nas favelas. A “lei do silêncio” é a imposição do medo como forma de manter a população pobre sob controle, enquanto o “necrotério” é o destino inevitável de muitos jovens que se envolvem com o crime.

A pobreza e a desigualdade social

Outro tema abordado na música é a pobreza e a desigualdade social que afetam grande parte da população brasileira:

For more information, please click the button below.

Eu vejo as crianças sem escola
Sem assistência médica
E eu me pergunto: como pode?
Um país tão rico ter tanta gente pobre?

Esses versos mostram a indignação dos Racionais diante da realidade social brasileira. O país é rico em recursos naturais e humanos, mas a distribuição da riqueza é extremamente desigual, deixando milhões de pessoas sem acesso a serviços básicos como educação e saúde.

O racismo e a discriminação

A letra de “Capítulo 4 Versículo 3” também aborda o tema do racismo e da discriminação racial:

Eu vejo as cores do mundo
E o racismo que existe
Como pode o preto ser favelado
O branco ser turista?

Esses versos questionam a lógica perversa do racismo, que associa a pobreza e a marginalização social à cor da pele. O preto é visto como favelado, enquanto o branco é visto como turista, ou seja, alguém que tem dinheiro e poder para se deslocar pelo mundo.

Conclusão

A música “Capítulo 4 Versículo 3” é um retrato contundente da realidade social brasileira, mostrando a violência, a pobreza, a desigualdade e o racismo que afetam milhões de pessoas nas periferias das grandes cidades. A letra dos Racionais MC’s é uma denúncia dessas injustiças, mas também é um convite à reflexão e à ação. Afinal, como diz o refrão da música:

Acredite em si, mesmo
Se não, fodeu, você vai se afundar
Nunca deixe que te digam
Que não vale a pena acreditar no sonho que se tem

Esses versos mostram que, apesar das dificuldades, é preciso acreditar em si mesmo e lutar pelos sonhos, mesmo que pareçam impossíveis. A música dos Racionais é um chamado à resistência e à esperança.

FAQs

1. Quem são os Racionais MC’s?

Os Racionais MC’s são um grupo de rap brasileiro formado na periferia de São Paulo em 1988. Eles são considerados um dos principais representantes do movimento hip hop no Brasil, e suas letras abordam temas como a violência urbana, a pobreza, o racismo e a desigualdade social.

2. Qual é o significado do nome “Racionais”?

O nome “Racionais” vem da ideia de que o grupo faz música para “pessoas racionais”, ou seja, pessoas que pensam e questionam a realidade em que vivem. A letra de suas músicas é marcada pela crítica social e pela denúncia das injustiças.

3. Qual é a importância da música “Capítulo 4 Versículo 3” para a cultura brasileira?

A música “Capítulo 4 Versículo 3” é considerada um dos maiores clássicos do rap brasileiro, e sua letra é uma denúncia contundente das injustiças sociais que afetam grande parte da população brasileira. A música dos Racionais MC’s é uma expressão da cultura periférica brasileira, e sua importância está em dar voz aos excluídos e marginalizados.

Related video of letra de racionais mc's capítulo 4 versículo 3

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait