Lembrança De Morrer Álvares De Azevedo

Reza December 30, 2021
O romantismo no brasil poesia

Lembrança de morrer é um dos mais famosos poemas do escritor brasileiro Álvares de Azevedo. Neste poema, Azevedo expressa seus sentimentos em relação à morte e à vida, bem como sua visão da existência humana.

Biografia de Álvares de Azevedo

Manuel Antônio Álvares de Azevedo nasceu em São Paulo, em 1831. Ele era um escritor brasileiro do período romântico e é considerado um dos mais importantes poetas do Brasil. Álvares de Azevedo estudou Direito na Faculdade de São Paulo, mas nunca exerceu a profissão.

Álvares de Azevedo publicou seu primeiro livro, Noite na Taverna, em 1855, um ano antes de sua morte. Esse livro é uma coleção de contos e poemas que apresentam personagens que frequentemente bebem e se envolvem em atividades imorais. O livro foi mal recebido pela sociedade conservadora da época, mas é considerado uma obra-prima da literatura brasileira.

Análise do poema

Lembrança de morrer é um poema que revela a angústia de Álvares de Azevedo em relação à vida e à morte. O poema é composto por três partes: a primeira parte é uma reflexão sobre a vida e a morte; a segunda parte é uma descrição do momento em que o poeta se dá conta de que vai morrer; e a terceira parte é uma reflexão sobre a morte.

Primeira parte

Na primeira parte do poema, Álvares de Azevedo reflete sobre a vida e a morte. Ele começa o poema dizendo que a vida é um sonho e que a morte é a realidade. Ele também diz que a vida é um fardo pesado e que a morte é a libertação. Álvares de Azevedo expressa sua visão pessimista da vida ao dizer que a vida é uma ilusão e que todos os nossos esforços são em vão.

Segunda parte

Na segunda parte do poema, Álvares de Azevedo descreve o momento em que se dá conta de que vai morrer. Ele diz que sente uma tristeza profunda e que tudo parece vazio e sem sentido. Ele pensa em sua família e em seus amigos e se pergunta se eles vão se lembrar dele depois que ele morrer. Ele também se pergunta se Deus existe e se ele vai para o céu ou para o inferno.

For more information, please click the button below.

Terceira parte

Na terceira parte do poema, Álvares de Azevedo reflete sobre a morte. Ele diz que a morte é a única certeza da vida e que todos nós vamos morrer um dia. Ele também diz que a morte é um mistério e que ninguém sabe o que acontece depois que morremos. Ele conclui o poema dizendo que não sabe o que vai acontecer com ele depois que morrer, mas que espera encontrar a paz que não encontrou na vida.

Conclusão

Lembrança de morrer é um poema que expressa a visão de Álvares de Azevedo sobre a vida e a morte. O poema revela a angústia do poeta em relação à existência humana e à incerteza do destino após a morte. Álvares de Azevedo é um dos mais importantes poetas do Brasil e Lembrança de morrer é uma de suas obras mais famosas.

FAQs

1. Quais são as principais obras de Álvares de Azevedo?

As principais obras de Álvares de Azevedo são Noite na Taverna (1855) e Lira dos Vinte Anos (1853).

2. Qual é a importância de Álvares de Azevedo para a literatura brasileira?

Álvares de Azevedo é considerado um dos mais importantes poetas do Brasil. Sua obra é uma das mais representativas do período romântico e influenciou gerações de escritores brasileiros.

3. Por que Noite na Taverna foi mal recebido pela sociedade conservadora da época?

Noite na Taverna foi mal recebido pela sociedade conservadora da época por causa de sua temática que apresenta personagens que frequentemente bebem e se envolvem em atividades imorais.

Related video of lembrança de morrer alvares de azevedo

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait