Leitura De Paquímetro Em Polegada

Reza March 18, 2022
Paquímetro Polegada Milesimal Aula 11 Metrologia YouTube

O paquímetro é uma ferramenta de medição utilizada em diversas áreas, como mecânica, eletrônica, odontologia, entre outras. Uma das unidades de medida que pode ser utilizada no paquímetro é a polegada, que é um sistema de medida utilizado principalmente nos Estados Unidos.

O que é um paquímetro?

O paquímetro é um instrumento de medição utilizado para medir a distância entre dois pontos. Ele é composto por duas partes: a primeira é uma régua graduada, que serve para medir distâncias menores, e a segunda é um cursor móvel que desliza sobre a régua e que possui uma escala mais precisa para medir distâncias menores.

Os paquímetros podem ser digitais ou analógicos, sendo que os digitais apresentam uma leitura mais precisa e são mais fáceis de manusear.

Para que serve o paquímetro em polegada?

O paquímetro em polegada é utilizado principalmente nos Estados Unidos, onde o sistema de medida adotado é o sistema imperial. Nesse sistema, a unidade de medida utilizada é a polegada, que equivale a 2,54 centímetros.

Por isso, o paquímetro em polegada é utilizado em diversas áreas, como a mecânica, eletrônica e odontologia, para medir peças e equipamentos que foram fabricados utilizando o sistema de medidas em polegadas.

Como fazer a leitura do paquímetro em polegada?

Para fazer a leitura do paquímetro em polegada, é necessário observar as marcações presentes no cursor móvel e na régua graduada.

For more information, please click the button below.

Na régua graduada, cada polegada é dividida em 16 partes iguais, sendo que cada uma dessas partes equivale a 1/16 de polegada. Já no cursor móvel, cada polegada é dividida em 40 partes iguais, sendo que cada uma dessas partes equivale a 1/40 de polegada.

Para fazer a leitura, é necessário alinhar a zero do cursor móvel com a marcação da régua graduada que está mais próxima da extremidade da peça que será medida. Em seguida, deve-se observar qual é a marcação do cursor móvel que está alinhada com a régua graduada.

Por exemplo, se a marcação do cursor móvel que está alinhada com a régua graduada é a 3, então a medida da peça é de 3/16 de polegada. Se a marcação do cursor móvel que está alinhada com a régua graduada é a 12, então a medida da peça é de 12/16 de polegada, ou seja, 3/4 de polegada.

Quais são as vantagens de utilizar o paquímetro em polegada?

O paquímetro em polegada apresenta algumas vantagens em relação a outras unidades de medida, como o milímetro e o centímetro. Algumas das principais vantagens são:

  • O sistema de medida em polegada é amplamente utilizado nos Estados Unidos, o que faz com que o paquímetro em polegada seja uma ferramenta importante em diversas áreas;
  • As marcações do paquímetro em polegada são maiores do que as marcações do paquímetro em milímetro ou centímetro, o que torna a leitura mais fácil;
  • O paquímetro em polegada apresenta uma precisão maior do que o paquímetro em milímetro ou centímetro, já que cada polegada é dividida em 40 partes iguais no cursor móvel, enquanto que cada milímetro é dividido em apenas 10 partes iguais.

Conclusão

O paquímetro é uma ferramenta de medição utilizada em diversas áreas, e a sua utilização em polegada é importante nos Estados Unidos, onde o sistema de medida adotado é o sistema imperial. Para fazer a leitura do paquímetro em polegada, é necessário alinhar o zero do cursor móvel com a marcação da régua graduada e observar qual é a marcação do cursor móvel que está alinhada com a régua graduada. O paquímetro em polegada apresenta algumas vantagens em relação a outras unidades de medida, como o milímetro e o centímetro, como a facilidade de leitura e a precisão maior.

FAQs

1. O paquímetro em polegada pode ser utilizado em outros países além dos Estados Unidos?

Sim, o paquímetro em polegada pode ser utilizado em outros países, desde que a peça ou equipamento que será medido tenha sido fabricado utilizando o sistema de medida em polegadas.

2. Qual é a diferença entre o paquímetro em polegada e o paquímetro em milímetro?

A diferença entre o paquímetro em polegada e o paquímetro em milímetro está na unidade de medida utilizada. Enquanto que o paquímetro em polegada utiliza o sistema imperial de medida, o paquímetro em milímetro utiliza o sistema métrico.

3. Como fazer a conversão de polegada para milímetro?

Para fazer a conversão de polegada para milímetro, basta multiplicar a medida em polegada por 25,4. Por exemplo, se a medida em polegada é de 3/4 de polegada, a medida em milímetro é de 19,05 mm (3/4 x 25,4).

Related video of leitura de paquimetro em polegada

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait