Leia O Trecho A Seguir

Reza May 11, 2021
Leia O Trecho A Seguir E Responda As Questões EDUCA

Introdução

O trecho a seguir é um excerto do livro “Vidas Secas” do escritor brasileiro Graciliano Ramos. Publicado em 1938, o livro é considerado um dos maiores clássicos da literatura brasileira e retrata a vida miserável de uma família de retirantes no sertão nordestino durante a seca de 1930.

O Trecho

“Os infelizes tinham caminhado o dia inteiro, estavam cansados e famintos. Descansaram um pouco, e Fabiano olhou a terra escura, os juazeiros sem folhas. Queria dar um rumo à vida; possuir uma légua de terra, plantar um cercado de facheiro, criar umas cabeças de gado. E afastar-se da seca, correr mundo fora, ver coisas novas. Viver como homem. Olhou as mãos ossudas, buriladas pelo trabalho ríspido, as unhas roídas, a barba rala. Depois de muito pensar suspirou, encolheu os ombros, concluiu que não conseguiria nada da vida; as raízes do sertão eram compridas demais e profundas. E decidiu-se: daria de beber aos filhos e partiria.”

Explicação

Este trecho é representativo do tom geral do livro “Vidas Secas”, que é marcado pela dureza e pela desesperança. O narrador descreve a situação da família de Fabiano, que está exausta e desanimada após um longo dia de caminhada. Fabiano, o protagonista, olha para o ambiente árido e sem vida que o rodeia e começa a pensar em como poderia melhorar sua vida e a de sua família. Ele sonha com possuir uma terra, criar animais e viver em paz, mas rapidamente se desilude, percebendo que a vida no sertão é difícil demais e que ele nunca terá uma chance de melhorar sua condição. Essa constatação o leva a uma decisão difícil: dar água aos filhos e partir, abandonando tudo o que conhece e partindo em busca de uma vida melhor. O trecho é significativo porque mostra a perspectiva desesperançada dos personagens, que mesmo sonhando com uma vida melhor, acabam sempre voltando à realidade difícil do sertão. A descrição detalhada do ambiente também é importante, já que ajuda a criar um cenário realista e opressivo que reflete a vida dura dos personagens.

Conclusão

O trecho a seguir é um exemplo poderoso da habilidade de Graciliano Ramos em retratar a vida difícil e desesperançada dos habitantes do sertão nordestino. Através da descrição detalhada do ambiente e dos pensamentos de Fabiano, o autor cria um retrato realista e emocionante da vida dos retirantes durante a seca de 1930. Este trecho é apenas um exemplo das muitas passagens poderosas que podem ser encontradas em “Vidas Secas”, que é um clássico da literatura brasileira e uma obra fundamental para entender a história e a cultura do Brasil.

FAQs

1. O que é “Vidas Secas”?

“Vidas Secas” é um livro do escritor brasileiro Graciliano Ramos, publicado em 1938. O livro é considerado um dos maiores clássicos da literatura brasileira e retrata a vida miserável de uma família de retirantes no sertão nordestino durante a seca de 1930.

2. O que é o sertão nordestino?

O sertão nordestino é uma região semiárida do Brasil, que abrange grande parte dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. A região é conhecida por suas paisagens áridas e sua população pobre e frequentemente marginalizada.

For more information, please click the button below.

3. Por que “Vidas Secas” é considerado um livro importante?

“Vidas Secas” é considerado um livro importante por retratar de forma realista e emocionante a vida dos habitantes do sertão nordestino durante a seca de 1930. O livro é uma crítica social poderosa aos problemas sociais e econômicos que afetam a região, e tem sido amplamente estudado e debatido por especialistas em literatura brasileira. Além disso, o livro é um exemplo notável da habilidade de Graciliano Ramos em criar personagens e ambientes realistas e emocionantes.

Related video of leia o trecho a seguir

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait