Legião Urbana "Monte Castelo" Letra

Reza August 18, 2022
Monte casteloLegião urbana Playback YouTube

A música “Monte Castelo” é uma das canções mais emblemáticas da Legião Urbana. Escrita por Renato Russo em 1987, a letra da música é inspirada em um poema de Fernando Pessoa chamado “O Infinito”. A música é uma reflexão sobre a vida e a morte, o amor e a saudade, e tem sido interpretada e regravada por diversos artistas ao longo dos anos.

Letra da música

Segue abaixo a letra completa da música “Monte Castelo”:

Um dia frio, um bom lugar pra ler um livro E o pensamento lá em você Eu sem você não vivo Um dia triste, mas que trouxe até mim A paz que eu não sabia que era tão Eu sem você não sou ninguém E não é nada sem você Mas pode ser bonito, já que é assim Estamos juntos, mesmo que distantes Criamos o mesmo instante Agora eu era o herói E o meu cavalo só falava inglês A noite toda ouvi, meu bem A garganta do mundo, entoar Uma canção de amor Que eu adoro, um punk rock com you E ao pensar em alguém Eu penso em você E ao pensar em você Eu penso em nós Que é pra não dizer Que não falei das flores Que é pra não dizer Que não falei do amor Das horas difíceis Que nós vimos juntos Do suor amargo De tantas lágrimas Que a gente chorou Eu sem você não vivo E não é nada sem você Pode ser até melhor, já que é assim Estamos juntos, mesmo que distantes Criamos o mesmo instante E agora eu era o herói E o meu cavalo só falava inglês A noite toda ouvi, meu bem A garganta do mundo, entoar Uma canção de amor Que eu adoro, um punk rock com you

Significado da música

A letra da música “Monte Castelo” é repleta de simbolismos e metáforas que podem ser interpretadas de diversas maneiras. Em geral, a música fala sobre a importância do amor e da saudade na vida das pessoas. A frase “Eu sem você não vivo” aparece várias vezes na letra, mostrando que o amor é essencial para a felicidade e a realização pessoal.

O trecho “A noite toda ouvi, meu bem / A garganta do mundo, entoar / Uma canção de amor / Que eu adoro, um punk rock com you” pode ser interpretado como uma referência à música como forma de conexão entre as pessoas. A música é uma linguagem universal que pode unir pessoas de diferentes culturas e estilos de vida.

O verso “E agora eu era o herói / E o meu cavalo só falava inglês” pode ser interpretado como uma crítica à cultura estrangeira que muitas vezes invade e domina o imaginário brasileiro. A imagem do herói montado em um cavalo que só fala inglês pode representar a ideia de que a cultura brasileira é subjugada pela cultura americana.

For more information, please click the button below.

Legado da Legião Urbana

A Legião Urbana foi uma das bandas mais populares e influentes do rock brasileiro nos anos 80 e 90. Formada em Brasília em 1982, a banda era liderada pelo vocalista e compositor Renato Russo, que escreveu a maioria das músicas do grupo.

As letras da Legião Urbana eram marcadas por um forte engajamento político e social, abordando temas como violência urbana, desigualdade social, amor e solidão. A banda também era conhecida por suas apresentações intensas e emocionantes, que atraíam fãs de todas as idades e classes sociais.

Infelizmente, o sucesso da Legião Urbana foi interrompido pela morte prematura de Renato Russo em 1996, aos 36 anos de idade. Desde então, a música da banda tem sido relembrada e regravada por diversas gerações de artistas brasileiros, mostrando a importância e o impacto duradouro da Legião Urbana na cultura popular brasileira.

Conclusão

A música “Monte Castelo” é um exemplo da genialidade de Renato Russo como compositor e poeta. A letra da música é um convite à reflexão sobre a vida e a morte, o amor e a saudade, temas que são universais e atemporais. A Legião Urbana deixou um legado importante na música brasileira, influenciando gerações de artistas e mostrando que a música pode ser uma forma poderosa de expressão e conexão entre as pessoas.

FAQs

O que significa o nome “Monte Castelo”?

O nome “Monte Castelo” faz referência a uma batalha ocorrida na cidade italiana de Monte Castello durante a Segunda Guerra Mundial. A batalha foi travada entre as tropas brasileiras e as forças do Eixo, e teve grande importância para a participação do Brasil na guerra. A música da Legião Urbana não tem relação direta com a batalha, mas o nome pode ser interpretado como uma metáfora para as lutas pessoais e coletivas que enfrentamos na vida.

Quem são os outros artistas que regravaram “Monte Castelo”?

Diversos artistas brasileiros e estrangeiros já regravaram a música “Monte Castelo”, incluindo Marisa Monte, Ana Carolina, Nando Reis, Seu Jorge, Paulinho Moska, Zélia Duncan, entre outros. A música também já foi interpretada em shows e festivais por artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Ney Matogrosso, e até mesmo pelo grupo de heavy metal Iron Maiden.

Qual é a importância da Legião Urbana para a música brasileira?

A Legião Urbana foi uma das bandas mais populares e influentes do rock brasileiro nas décadas de 80 e 90. O grupo deixou um legado importante na música brasileira, influenciando gerações de artistas e mostrando que a música pode ser uma forma poderosa de expressão e conexão entre as pessoas. As letras da Legião Urbana eram marcadas por um forte engajamento político e social, abordando temas como violência urbana, desigualdade social, amor e solidão. A morte prematura de Renato Russo em 1996 deixou uma lacuna na música brasileira, mas a música da Legião Urbana continua sendo relembrada e regravada por diversas gerações de artistas e fãs.

Related video of legião urbana monte castelo letra

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait