Lápis É Oxítona, Paroxítona Ou Proparoxítona?

Reza September 28, 2022
circule a sílaba tônica e classifique a palavra em oxítona paroxítona

Para entender se a palavra “lápis” é oxítona, paroxítona ou proparoxítona, é necessário entender o que cada uma dessas classificações significa na língua portuguesa. Essas classificações são baseadas na posição da sílaba tônica da palavra, ou seja, na sílaba que é pronunciada com mais ênfase na pronúncia.

Oxítona

Uma palavra é oxítona quando a sílaba tônica é a última sílaba da palavra. Exemplos de palavras oxítonas em português são: “café”, “avó”, “bebê”, “vovô”.

Paroxítona

Uma palavra é paroxítona quando a sílaba tônica é a penúltima sílaba da palavra. Exemplos de palavras paroxítonas em português são: “amigo”, “fácil”, “página”, “água”.

Proparoxítona

Uma palavra é proparoxítona quando a sílaba tônica é a antepenúltima sílaba da palavra. Exemplos de palavras proparoxítonas em português são: “sábado”, “cérebro”, “câmera”, “médico”.

Lápis

A palavra “lápis” é classificada como paroxítona, uma vez que a sílaba tônica é a penúltima sílaba da palavra. A sílaba tônica é “lá”.

Além disso, vale ressaltar que a palavra “lápis” é uma palavra masculina e singular. O plural da palavra “lápis” é “lápis” mesmo, não há mudança na forma da palavra.

For more information, please click the button below.

Conclusão

Em resumo, a palavra “lápis” é classificada como uma palavra paroxítona, uma vez que a sílaba tônica é a penúltima sílaba da palavra. É importante conhecer as classificações de palavras em português para entender e aplicar corretamente as regras de acentuação e de pluralização das palavras.

FAQs

1. Existe alguma exceção na classificação de palavras em oxítona, paroxítona e proparoxítona?

Sim, existem algumas exceções na classificação de palavras em oxítona, paroxítona e proparoxítona em português. Algumas palavras podem ser classificadas de formas diferentes dependendo da região ou do dialeto. Por exemplo, a palavra “hífen” pode ser classificada como paroxítona ou proparoxítona dependendo da região do país.

2. Todas as palavras em português seguem a mesma regra de acentuação?

Não, nem todas as palavras em português seguem a mesma regra de acentuação. Existem algumas regras gerais, mas também há muitas exceções. Além disso, algumas palavras podem ter acentos diferentes dependendo do contexto em que são usadas. É importante estudar e praticar a acentuação para evitar erros de ortografia.

3. Qual é a importância de conhecer as classificações de palavras em português?

Conhecer as classificações de palavras em português é importante para entender e aplicar corretamente as regras de acentuação e de pluralização das palavras. Além disso, pode ajudar na compreensão e na pronúncia correta das palavras. Conhecer a classificação das palavras também é importante para evitar erros de ortografia e de gramática.

Related video of lapis é oxitona paroxitona ou proparoxitona

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait