José De Alencar – Senhora Resumo

Reza March 20, 2023
Senhora de José de Alencar (1875) Resumo do livro e comentários

Introdução

José de Alencar foi um escritor brasileiro do século XIX que se destacou na literatura romântica. Ele escreveu diversas obras importantes para a literatura brasileira, sendo uma delas “Senhora”, publicada em 1875. Este romance é considerado um dos mais famosos de Alencar e narra a história de Aurélia Camargo, uma mulher rica que busca se vingar do homem que a abandonou.

Enredo

“Senhora” conta a história de Aurélia Camargo, uma jovem pobre que se torna rica após herdar uma grande fortuna de seu falecido pai. Ela usa sua riqueza para se vingar de Fernando Seixas, seu antigo amor que a abandonou por outra mulher. Aurélia contrata um homem chamado Paulo, que é amigo de Fernando, para que ele a ajude a se aproximar do antigo amado. Paulo aceita o trabalho, mas acaba se apaixonando por Aurélia. Enquanto isso, Fernando se arrepende de ter abandonado Aurélia e tenta se reaproximar dela, mas ela o rejeita. Aurélia decide, então, se casar com Paulo, que a ama verdadeiramente.

Personagens

– Aurélia Camargo: protagonista da história, é uma mulher forte e decidida que busca se vingar do homem que a abandonou. – Fernando Seixas: antigo amor de Aurélia, que a abandonou por outra mulher e depois se arrependeu. – Paulo: amigo de Fernando e contratado por Aurélia para ajudá-la em seu plano de vingança. Acaba se apaixonando por ela.

Temas

“Senhora” aborda diversos temas importantes para a sociedade brasileira da época, como: – Vingança: a história de Aurélia é movida por sua busca por vingança contra Fernando por tê-la abandonado. – Amor: apesar da vingança, a história também fala sobre o amor, principalmente entre Aurélia e Paulo. – Status social: a riqueza de Aurélia é um dos pontos centrais da trama e mostra como a sociedade da época valorizava o status social. – Papel da mulher: Aurélia é uma personagem forte e decidida, que não se conforma com a posição inferior que a sociedade da época reservava para as mulheres.

Conclusão

“Senhora” é uma obra importante da literatura brasileira e representa bem o estilo de José de Alencar. A história de Aurélia Camargo é cativante e aborda temas importantes, como vingança, amor, status social e papel da mulher. Vale a pena ler esse livro para entender melhor a literatura brasileira do século XIX e a sociedade da época.

FAQs

1. “Senhora” é um livro difícil de ler?

Não necessariamente. Como qualquer obra do século XIX, o vocabulário pode ser um pouco diferente do que estamos acostumados, mas não é nada que impeça a leitura. Além disso, a história de Aurélia é bastante cativante e prende o leitor.

For more information, please click the button below.

2. Qual é o estilo literário de “Senhora”?

“Senhora” é uma obra do movimento literário romântico, que valorizava a emoção, a subjetividade e a imaginação. José de Alencar é considerado um dos principais representantes desse movimento no Brasil.

3. “Senhora” é um livro feminista?

Embora não seja um livro que se propõe a ser feminista, “Senhora” aborda temas importantes relacionados ao papel da mulher na sociedade da época, como a posição inferior que lhe era reservada e a necessidade de lutar por seus direitos. Aurélia é uma personagem forte e decidida, que não se conforma com essa posição inferior e busca se impor.

Related video of josé de alencar senhora resumo

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait