Jonas Na Barriga Do Peixe

Reza January 12, 2022
Evangelho sem religião A Narração de Jonas na Barriga do Grande Peixe

Introdução

A expressão “Jonas na barriga do peixe” é uma referência a uma passagem bíblica do livro de Jonas no Antigo Testamento. Nessa história, Jonas é enviado por Deus para pregar a cidade de Nínive para que seus habitantes se arrependam de seus pecados. Jonas, no entanto, não queria ir e tentou fugir de Deus, embarcando em um navio que ia para Társis. Durante a viagem, Deus enviou uma tempestade que ameaçou afundar o navio. Os marinheiros, desesperados, lançaram sortes para descobrir quem era o culpado pela tempestade e a sorte caiu sobre Jonas. Jonas confessou que estava fugindo de Deus e pediu para ser atirado ao mar para salvar o navio. Quando foi jogado ao mar, Jonas foi engolido por um grande peixe e ficou três dias e três noites em sua barriga. Depois desse tempo, o peixe vomitou Jonas na praia e ele finalmente foi pregar a mensagem de Deus em Nínive.

O significado de “Jonas na barriga do peixe”

A expressão “Jonas na barriga do peixe” é usada para se referir a uma situação em que alguém se encontra em uma situação difícil ou desesperadora, sem saber como sair dela. É uma metáfora para estar preso em um lugar ou situação, sem ter como escapar ou resolver o problema. Pode ser usada em contextos pessoais, profissionais ou políticos. Por exemplo, alguém que está perdido em uma cidade estrangeira sem falar o idioma local pode se sentir como “Jonas na barriga do peixe”, assim como um empresário que está enfrentando dificuldades financeiras e não sabe como salvar sua empresa.

A história de Jonas

A história de Jonas é uma das mais conhecidas do Antigo Testamento. Ela é considerada uma parábola sobre a misericórdia de Deus e a necessidade de arrependimento. Além disso, a história de Jonas também é uma metáfora para a vida cristã, em que a obediência a Deus é fundamental para alcançar a salvação.

A fuga de Jonas

Jonas é apresentado como um profeta de Deus que é enviado a Nínive para pregar a mensagem de arrependimento aos seus habitantes. No entanto, Jonas não queria ir e decidiu fugir de Deus, embarcando em um navio que ia para Társis. Ele achava que, assim, poderia escapar da missão que Deus lhe havia confiado. No entanto, Deus enviou uma tempestade que ameaçou afundar o navio. Os marinheiros, desesperados, lançaram sortes para descobrir quem era o culpado pela tempestade e a sorte caiu sobre Jonas. Quando confessou que estava fugindo de Deus, Jonas pediu para ser atirado ao mar para salvar o navio.

O peixe que engoliu Jonas

Quando foi jogado ao mar, Jonas foi engolido por um grande peixe. A Bíblia não especifica que tipo de peixe era, mas o fato é que Jonas ficou três dias e três noites em sua barriga. Essa é uma das partes mais conhecidas da história de Jonas e também uma das mais difíceis de entender. Porém, é importante lembrar que a história de Jonas é uma parábola e, como tal, não precisa ser interpretada de forma literal. O fato de Jonas ter ficado na barriga do peixe por três dias e três noites pode ser visto como um período de reflexão e arrependimento.

A pregação em Nínive

Depois de ser vomitado pelo peixe na praia, Jonas finalmente foi pregar a mensagem de Deus em Nínive. Ele anunciou que a cidade seria destruída em 40 dias se seus habitantes não se arrependessem de seus pecados. Surpreendentemente, a mensagem de Jonas foi ouvida e os habitantes de Nínive se arrependeram. Eles jejuaram e vestiram sacos como sinal de arrependimento e Deus poupou a cidade da destruição.

For more information, please click the button below.

A lição de Jonas

A história de Jonas ensina várias lições importantes. Uma delas é a importância da obediência a Deus. Jonas não queria ir a Nínive porque não queria que os ninivitas fossem perdoados. Ele achava que eles não mereciam o perdão de Deus e, por isso, tentou fugir da missão que lhe foi dada. No entanto, Deus mostrou a Jonas que sua vontade é soberana e que devemos obedecê-lo, mesmo que não entendamos completamente suas razões. Outra lição importante da história de Jonas é a necessidade de arrependimento. Jonas foi enviado a Nínive para pregar a mensagem de arrependimento aos seus habitantes. Ele anunciou que a cidade seria destruída se seus habitantes não se arrependessem de seus pecados. A reação dos ninivitas foi imediata e eles se arrependeram sinceramente de seus pecados. Essa é uma lição importante para todos nós, pois todos nós somos pecadores e precisamos nos arrepender e buscar a misericórdia de Deus.

Conclusão

A expressão “Jonas na barriga do peixe” é uma metáfora para uma situação difícil ou desesperadora em que alguém se encontra sem saber como sair. A história de Jonas é uma das mais conhecidas do Antigo Testamento e ensina várias lições importantes, como a obediência a Deus e a necessidade de arrependimento. A história de Jonas também é uma metáfora para a vida cristã, em que a obediência a Deus é fundamental para alcançar a salvação.

FAQs

1. A história de Jonas é real ou uma parábola?

A história de Jonas é considerada uma parábola, ou seja, uma história fictícia usada para ensinar uma lição moral ou espiritual. Embora não seja uma história real, a mensagem que ela transmite é muito importante para os cristãos.

2. Por que Jonas tentou fugir da missão que Deus lhe havia confiado?

Jonas tentou fugir da missão que Deus lhe havia confiado porque ele achava que os ninivitas não mereciam o perdão de Deus. Ele sabia que Deus era misericordioso e temia que, se pregasse a mensagem de arrependimento, os ninivitas se arrependessem e fossem perdoados. Jonas queria que os ninivitas fossem punidos por seus pecados e, por isso, tentou fugir da missão que lhe foi dada.

3. Qual é a lição mais importante da história de Jonas?

A lição mais importante da história de Jonas é a importância da obediência a Deus. Jonas tentou fugir da missão que Deus lhe havia confiado porque não concordava com a ideia de que os ninivitas pudessem ser perdoados. No entanto, Deus mostrou a Jonas que sua vontade é soberana e que devemos obedecê-lo, mesmo que não entendamos completamente suas razões.

Related video of jonas na barriga do peixe

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait