João Garcia De Guilhade Obras

Reza October 5, 2022
O SÉNIOR "Ai, Dona Fea", João Garcia de Guilhade

João Garcia de Guilhade foi um trovador galego-português do século XIII, que ficou conhecido por suas poesias de amor cortês e pela sua obra intitulada “Cantigas de Amigo”. Guilhade escreveu cerca de 120 cantigas, que foram preservadas em três manuscritos medievais. Seus poemas são caracterizados por uma linguagem simples e natural, que reflete a vida cotidiana das pessoas comuns da época.

Cantigas de Amigo

As “Cantigas de Amigo” são um gênero poético típico da literatura medieval galego-portuguesa, que se caracteriza por ser uma expressão lírica da mulher apaixonada. As cantigas de Guilhade, nesse sentido, são uma representação do universo feminino da época, em que as mulheres expressavam seus anseios, medos, alegrias e tristezas através da poesia.

As cantigas de Guilhade são escritas em galego-português e seguem uma estrutura métrica própria, que se divide em estrofes de quatro versos, denominadas “quadras”, com esquema de rima ABAB. A temática das cantigas é variada, mas sempre aborda o universo feminino, suas relações amorosas e suas experiências pessoais.

Principais Obras

Além das “Cantigas de Amigo”, João Garcia de Guilhade também escreveu outras obras importantes, como “Cantigas de Santa Maria”, que são uma coleção de poesias em louvor à Virgem Maria. Essas cantigas foram escritas em galego-português e apresentam uma forte influência da poesia religiosa da época.

Outra obra importante de Guilhade é a “Cantiga de Escárnio”, que é uma sátira aos costumes e comportamentos da corte medieval da época. Essa obra é considerada uma das primeiras manifestações da poesia satírica em língua galego-portuguesa.

Influência na Literatura Portuguesa

A obra de João Garcia de Guilhade teve uma grande influência na literatura portuguesa posterior, especialmente no período do Renascimento. Seus poemas de amor cortês e suas “Cantigas de Amigo” serviram de inspiração para poetas como Luís de Camões e Francisco Sá de Miranda, que recriaram esse gênero poético em seus próprios trabalhos.

For more information, please click the button below.

Além disso, a obra de Guilhade também influenciou a poesia trovadoresca da Espanha, especialmente na região da Galícia, que compartilha uma tradição literária com Portugal.

Conclusão

João Garcia de Guilhade é um dos principais trovadores galego-portugueses do século XIII, cuja obra poética é uma expressão lírica da vida cotidiana das pessoas comuns da época. Seus poemas de amor cortês e suas “Cantigas de Amigo” são um testemunho da cultura e da língua galego-portuguesa medieval e tiveram uma grande influência na literatura portuguesa posterior, especialmente no período do Renascimento.

FAQs

1. Quantas obras João Garcia de Guilhade escreveu?

João Garcia de Guilhade escreveu cerca de 120 cantigas, que foram preservadas em três manuscritos medievais. Além disso, ele também é autor de outras obras importantes, como as “Cantigas de Santa Maria” e a “Cantiga de Escárnio”.

2. Qual é a temática das “Cantigas de Amigo” de Guilhade?

As “Cantigas de Amigo” de Guilhade são uma representação do universo feminino da época, em que as mulheres expressavam seus anseios, medos, alegrias e tristezas através da poesia. A temática das cantigas é variada, mas sempre aborda o universo feminino, suas relações amorosas e suas experiências pessoais.

3. Qual foi a influência de Guilhade na literatura portuguesa?

A obra de João Garcia de Guilhade teve uma grande influência na literatura portuguesa posterior, especialmente no período do Renascimento. Seus poemas de amor cortês e suas “Cantigas de Amigo” serviram de inspiração para poetas como Luís de Camões e Francisco Sá de Miranda, que recriaram esse gênero poético em seus próprios trabalhos. Além disso, a obra de Guilhade também influenciou a poesia trovadoresca da Espanha, especialmente na região da Galícia, que compartilha uma tradição literária com Portugal.

Related video of joão garcia de guilhade obras

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait