Isbn 978-854723657-1 9 788547 236571

Reza May 23, 2022
Complete First Third edition Cambridge University Press España

O que é um ISBN?

O ISBN (International Standard Book Number) é um sistema internacional padronizado que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país, a editora, individualizando-os inclusive por edição. Utilizado também para identificar software, seu formato é convertido em código de barras.

Qual a estrutura do ISBN?

O ISBN é composto por 13 dígitos divididos em 5 elementos, separados por espaços ou hifens. Cada um dos elementos é composto por um número variável de dígitos. O último elemento é um dígito verificador que pode assumir valores de 0 a 9 ou a letra X.

Elementos do ISBN:

  • Prefácio – indica que se trata de um número de ISBN, sempre o mesmo: 978 ou 979.
  • Grupo de registro – identifica o país, a região geográfica ou a língua em que o livro foi publicado. No Brasil, o grupo é o 85.
  • Editora – identifica a editora responsável pela publicação do livro.
  • Título do livro – identifica o título do livro.
  • Dígito verificador – é um único dígito que é calculado com base nos outros dígitos do ISBN. É utilizado para verificar se o número ISBN está correto.

O que significa o ISBN 978-854723657-1 9 788547 236571?

O ISBN 978-854723657-1 9 788547 236571 identifica um livro publicado no Brasil, cuja editora é a Companhia das Letras, com o título “O Conto da Aia”, de Margaret Atwood. O dígito verificador é 1.

Qual a importância do ISBN?

O ISBN é importante porque permite a identificação única de cada livro publicado, facilitando sua comercialização, distribuição e gestão em bibliotecas e livrarias. Além disso, o ISBN é utilizado para fins estatísticos, permitindo a análise do mercado editorial e a elaboração de políticas públicas para o setor.

Como obter um ISBN?

O ISBN é atribuído pela Agência Brasileira do ISBN (ABI), órgão vinculado à Fundação Biblioteca Nacional (FBN). Para obter um ISBN, é necessário preencher um formulário de cadastro na ABI e pagar uma taxa. O ISBN é atribuído em até 5 dias úteis após o pagamento da taxa.

Posso utilizar o mesmo ISBN para diferentes edições do mesmo livro?

Não. Cada edição do livro deve ter um ISBN único, pois cada edição é considerada um produto editorial diferente.

For more information, please click the button below.

Conclusão

O ISBN é um sistema de identificação padronizado que permite a gestão eficiente do mercado editorial, facilitando a comercialização de livros e a gestão de bibliotecas e livrarias. É importante que os editores obtenham um ISBN para cada livro que publicam e que os leitores conheçam a estrutura do ISBN para poderem identificar e adquirir os livros desejados.

FAQs

1. Posso utilizar o ISBN de um livro estrangeiro no Brasil?

Não. O ISBN é atribuído pelo país de publicação do livro. O ISBN brasileiro começa com o grupo de registro 85. Livros publicados em outros países têm um ISBN diferente.

2. Qual a diferença entre ISBN e ISSN?

O ISSN (International Standard Serial Number) é um sistema internacional padronizado que identifica numericamente as publicações seriadas, como jornais, revistas e boletins. A estrutura do ISSN é semelhante à do ISBN, mas é composta por 8 dígitos ao invés de 13.

3. É obrigatório ter um ISBN para publicar um livro?

Não é obrigatório, mas é recomendado. O ISBN é importante para a gestão do mercado editorial e facilita a comercialização e distribuição do livro. Além disso, muitas livrarias e bibliotecas só trabalham com livros que possuem ISBN.

Related video of isbn 978-854723657-1 9 788547 236571

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait