Instrumentos Rudimentares Feitos De Pedra

Reza February 17, 2022
Pin by Natalia Peña on ARTE PREHISTÓRICA Y CULTURAS PREHISPANICAS

Os instrumentos rudimentares feitos de pedra são objetos que foram criados por nossos antepassados há milhares de anos para uso em diversas atividades cotidianas. Esses instrumentos são considerados uma das primeiras ferramentas criadas pelo ser humano e foram utilizados durante a pré-história e em algumas comunidades indígenas até os dias atuais.

Origem dos Instrumentos Rudimentares de Pedra

A criação dos primeiros instrumentos rudimentares de pedra ocorreu durante o período Paleolítico, também conhecido como Idade da Pedra Lascada, que teve início há cerca de 2,5 milhões de anos e se estendeu até aproximadamente 10 mil anos atrás.

Nesse período, os seres humanos eram nômades e viviam da caça, da pesca e da coleta de frutos e raízes. Para facilitar essas atividades, eles começaram a desenvolver ferramentas de pedra para cortar, raspar e perfurar objetos.

Com o tempo, esses instrumentos evoluíram e se tornaram mais elaborados. Durante o Neolítico, que teve início há cerca de 10 mil anos, surgiram os instrumentos de pedra polida, como machados, enxadas e facas, que eram utilizados para a agricultura e a construção de moradias.

Tipos de Instrumentos Rudimentares de Pedra

Existem diversos tipos de instrumentos rudimentares de pedra, cada um com uma finalidade específica. Alguns dos principais são:

Lascas

As lascas são pequenos pedaços de pedra quebrados para formar uma ponta afiada em uma das extremidades. Elas eram utilizadas para cortar carne, raspar peles e cortar vegetais.

For more information, please click the button below.

Machados

Os machados eram utilizados para cortar árvores e madeira para a construção de abrigos e ferramentas. Eles eram feitos de pedra polida e tinham uma forma oval ou em meia-lua.

Facas

As facas eram utilizadas para cortar carne e vegetais. Elas eram feitas de pedra lascada e tinham uma ponta afiada em uma das extremidades.

Batedores

Os batedores eram utilizados para quebrar pedras maiores e produzir lascas. Eles eram feitos de pedra maciça e tinham uma forma arredondada.

Como Eram Produzidos os Instrumentos Rudimentares de Pedra?

A produção dos instrumentos rudimentares de pedra era um processo trabalhoso e demorado. Primeiro, era necessário encontrar uma pedra adequada para a fabricação da ferramenta. Em seguida, a pedra era quebrada com um batedor para produzir lascas.

As lascas eram então moldadas em uma forma específica usando outras pedras ou ossos como ferramentas. Por fim, a ferramenta era afiada e polida para melhorar a sua eficiência.

Uso dos Instrumentos Rudimentares de Pedra na Atualidade

Embora os instrumentos rudimentares de pedra tenham sido substituídos por ferramentas mais modernas, como as feitas de metal, ainda existem algumas comunidades indígenas que utilizam esses instrumentos em suas atividades cotidianas.

Além disso, os instrumentos rudimentares de pedra são objetos de grande valor histórico e cultural. Eles são utilizados como fonte de estudo para arqueólogos e antropólogos e são exibidos em museus em todo o mundo.

Conclusão

Os instrumentos rudimentares de pedra são objetos que fazem parte da história da humanidade e representam uma das primeiras tentativas do ser humano de criar ferramentas para facilitar as atividades cotidianas. Embora tenham sido substituídos por ferramentas mais modernas, eles ainda são utilizados em algumas comunidades indígenas e são objetos de grande valor histórico e cultural.

FAQs

1. Quais foram os principais materiais utilizados para a produção dos instrumentos rudimentares de pedra?

Os principais materiais utilizados para a produção dos instrumentos rudimentares de pedra foram a sílex, o quartzo e o basalto.

2. Quais foram as principais funções dos instrumentos rudimentares de pedra?

Os instrumentos rudimentares de pedra eram utilizados para a caça, a pesca, a coleta de frutos e raízes, a construção de abrigos e ferramentas, entre outras atividades cotidianas.

3. Como os instrumentos rudimentares de pedra foram substituídos por ferramentas mais modernas?

Os instrumentos rudimentares de pedra foram substituídos por ferramentas mais modernas, como as feitas de metal, com o advento da Revolução Industrial, no século XVIII. A partir desse período, a produção em massa de ferramentas de metal tornou-se mais barata e acessível, o que levou à sua ampla utilização em todo o mundo.

Related video of instrumentos rudimentares feitos de pedra

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait