Indique A Alternativa Em Que Nenhuma Palavra É Acentuada Graficamente

Reza May 31, 2021
Indique a alternativa em que nenhuma palavra é acentuada graficamente

Na língua portuguesa, existem algumas regras de acentuação gráfica que devem ser seguidas para garantir uma escrita correta e compreensível. No entanto, também existem palavras que não são acentuadas graficamente, geralmente porque se enquadram em alguma das exceções previstas pelas normas vigentes. Neste contexto, a pergunta “Indique a alternativa em que nenhuma palavra é acentuada graficamente” tem como objetivo testar o conhecimento do interlocutor sobre essas regras e exceções, exigindo que ele identifique a opção que não apresenta nenhuma palavra acentuada. Para responder a essa pergunta corretamente, é necessário conhecer as principais regras de acentuação da língua portuguesa, bem como as exceções mais comuns. A seguir, veremos alguns exemplos dessas regras e exceções, para ajudá-lo a compreender melhor o assunto.

Regras básicas de acentuação gráfica

Antes de analisar as exceções, é importante lembrar as principais regras de acentuação gráfica da língua portuguesa. São elas:

  • Todas as palavras oxítonas terminadas em “a”, “e” ou “o” são acentuadas, exceto aquelas que terminam em “em”, “ens” ou “es”. Exemplos: sofá, café, paletó, avó, bebê, jiló.
  • Todas as palavras paroxítonas são acentuadas quando terminam em “a”, “e”, “o”, “em”, “ens” ou “es”. Exemplos: árvore, pêssego, tórax, régua, hífen.
  • Todas as palavras proparoxítonas são acentuadas. Exemplos: sílaba, médico, pássaro, tênue.
  • As palavras monossílabas tônicas são acentuadas quando possuem ditongo aberto na última sílaba, ou seja, quando a vogal tônica é seguida de uma vogal “i” ou “u”. Exemplos: herói, país, chapéu, céu.

Exceções à regra

Apesar de as regras de acentuação serem relativamente simples, existem muitas exceções que podem dificultar a escrita correta das palavras. Algumas das principais exceções são:

  • As palavras oxítonas terminadas em “i” ou “u” não são acentuadas. Exemplos: caqui, tuiuiú, Piauí, capilé.
  • As palavras paroxítonas terminadas em “a”, “e” ou “o” não são acentuadas quando possuem ditongo crescente na penúltima sílaba, ou seja, quando a vogal tônica é seguida de uma vogal “i” ou “u”. Exemplos: ideia, assembleia, heroico, Europa.
  • As palavras paroxítonas terminadas em “em”, “ens” ou “es” não são acentuadas quando a vogal tônica é a penúltima. Exemplos: hífen, hifens, jovem, jovens.
  • As palavras paroxítonas terminadas em “i” ou “u” não são acentuadas quando a vogal tônica é a antepenúltima. Exemplos: feiura, baiuca, saudade, paulista.
  • As palavras proparoxítonas não são acentuadas quando possuem ditongo crescente na primeira sílaba. Exemplos: feiura, baiuca, saudade, paulista.
  • Algumas palavras possuem acento diferencial, que serve para diferenciá-las de outras palavras com grafia semelhante. Exemplos: pára (verbo parar) e para (preposição); pêlo (substantivo) e pelo (preposição); pólo (substantivo) e polo (substantivo ou adjetivo).

Alternativas possíveis

Com base nas regras e exceções apresentadas, podemos elaborar algumas alternativas para a pergunta “Indique a alternativa em que nenhuma palavra é acentuada graficamente”. Alguns exemplos são:

  1. a) caju, cajá, jatobá
  2. b) avaro, abaco, anfora
  3. c) puritano, patetico, parodia
  4. d) clareza, lapis, rapido
  5. e) cafe, nu, viu

Para identificar a alternativa correta, é preciso analisar cada uma das palavras em busca de possíveis acentos. Vamos fazer isso para cada uma das opções:

  1. a) caju – não é acentuada; cajá – é acentuada; jatobá – é acentuada. Resposta: ERRADA.
  2. b) avaro – não é acentuada; ábaco – é acentuada; ânfora – é acentuada. Resposta: ERRADA.
  3. c) puritano – é acentuada; patético – é acentuada; paródia – é acentuada. Resposta: ERRADA.
  4. d) clareza – é acentuada; lápis – é acentuada; rápido – não é acentuada. Resposta: ERRADA.
  5. e) café – é acentuada; nu – não é acentuada; viu – não é acentuada. Resposta: CORRETA.

Portanto, a alternativa correta é a letra “e”, pois é a única que não apresenta nenhuma palavra acentuada graficamente.

For more information, please click the button below.

Conclusão

A acentuação gráfica é um assunto importante para quem deseja escrever corretamente no idioma português. Embora as regras sejam relativamente simples, existem muitas exceções que podem confundir os escritores menos experientes. Para responder à pergunta “Indique a alternativa em que nenhuma palavra é acentuada graficamente”, é preciso conhecer tanto as regras quanto as exceções, a fim de identificar corretamente a opção que não apresenta nenhum acento. Esperamos que este artigo tenha sido útil para esclarecer essas questões e ajudá-lo a aprimorar sua escrita.

FAQ

1. Por que algumas palavras não são acentuadas?

Algumas palavras não são acentuadas porque se enquadram em alguma das exceções previstas pelas normas de acentuação gráfica da língua portuguesa. Essas exceções podem se referir à posição da vogal tônica, à presença de ditongos ou à grafia diferenciada de outras palavras com som semelhante.

2. Como saber se uma palavra é acentuada ou não?

Para saber se uma palavra é acentuada ou não, é preciso conhecer as regras de acentuação gráfica da língua portuguesa e aplicá-las corretamente. Se a palavra se enquadra em alguma das exceções, é necessário também conhecer essas exceções para saber se ela deve ou não receber acento.

3. O que é acento diferencial?

O acento diferencial é um tipo de acento gráfico que serve para diferenciar palavras com grafia semelhante, mas com significados diferentes. Alguns exemplos são: pára (verbo parar) e para (preposição); pêlo (substantivo) e pelo (preposição); pólo (substantivo) e polo (substantivo ou adjetivo).

Related video of indique a alternativa em que nenhuma palavra é acentuada graficamente

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait