Imagine Que No Cruzamento Entre Dois Ratos De Pelagem Preta

Reza December 18, 2022
Imagine que, no cruzamento entre dois ratos de pelagem preta

Imagine que no cruzamento entre dois ratos de pelagem preta é possível obter descendentes com diferentes combinações genéticas. Para entender melhor como isso funciona, é importante saber um pouco sobre genética básica e herança.

Genética básica

A genética é o estudo dos genes, que são as unidades básicas da hereditariedade. Os genes são compostos de DNA e contêm informações que determinam características como a cor dos olhos, a altura e a cor da pele. Cada ser humano tem dois conjuntos de genes, um herdado da mãe e outro do pai. Esses genes podem ser dominantes ou recessivos. Um gene dominante é aquele que se expressa quando está presente em apenas um dos pais, enquanto um gene recessivo só se expressa quando está presente em ambos os pais.

Herança

A herança é o processo pelo qual os genes são transmitidos de uma geração para outra. A herança pode ser autossômica ou ligada ao sexo. Na herança autossômica, os genes estão localizados nos cromossomos não sexuais (autossomos), enquanto na herança ligada ao sexo, os genes estão localizados nos cromossomos sexuais (X e Y).

Cruzamento entre dois ratos de pelagem preta

No caso do cruzamento entre dois ratos de pelagem preta, podemos supor que a cor preta é determinada por um gene dominante. Isso significa que se um rato preto (BB) se cruzar com outro rato preto (BB), todos os seus descendentes serão pretos (BB). No entanto, se um rato preto (BB) se cruzar com um rato de pelagem branca (bb), todos os seus descendentes serão pretos (Bb), pois o gene preto é dominante sobre o gene branco.

Exemplo

  • Rato 1: BB (preto)
  • Rato 2: bb (branco)

Todos os descendentes serão Bb (preto), pois o gene preto é dominante sobre o gene branco.

Combinando diferentes genes

Quando dois ratos heterozigotos (Bb) se cruzam, é possível obter quatro combinações genéticas diferentes em seus descendentes: BB, Bb, bB e bb. Nesse caso, 25% dos descendentes serão homozigotos (BB ou bb) e 50% serão heterozigotos (Bb). A proporção de descendentes com cada combinação genética segue o que é conhecido como lei de Mendel.

For more information, please click the button below.

Exemplo

  • Rato 1: Bb (preto)
  • Rato 2: Bb (preto)

Os descendentes poderão ter as seguintes combinações genéticas:

  • BB (preto) – 25%
  • Bb (preto) – 50%
  • bb (branco) – 25%

Conclusão

O cruzamento entre dois ratos de pelagem preta pode gerar descendentes com diferentes combinações genéticas. A cor preta é determinada por um gene dominante, enquanto a cor branca é determinada por um gene recessivo. Ao cruzar dois ratos heterozigotos (Bb), é possível obter quatro combinações genéticas diferentes em seus descendentes.

FAQs

1. É possível prever a cor dos descendentes de um cruzamento?

Sim, é possível prever a cor dos descendentes de um cruzamento com base no conhecimento dos genes envolvidos e em regras básicas de herança.

2. Os genes dominantes são sempre mais comuns do que os recessivos?

Não, isso não é necessariamente verdade. A frequência de um gene dominante ou recessivo em uma população depende de vários fatores, como a seleção natural e a deriva genética.

3. É possível que um rato preto tenha descendentes brancos?

Sim, é possível se o rato preto for heterozigoto (Bb) e se cruzar com um rato branco (bb). Nesse caso, metade dos descendentes serão pretos heterozigotos (Bb) e metade serão brancos homozigotos (bb).

Related video of imagine que no cruzamento entre dois ratos de pelagem preta

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait