Igreja Da Ordem Terceira De São Francisco Da Penitência

Reza April 15, 2023
Igreja.da.Ordem.Terceira.de.São.Francisco.da.Penitência Igreja

Introdução

A Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência é um dos mais belos exemplares da arquitetura barroca colonial brasileira. Localizada na cidade do Rio de Janeiro, a igreja foi construída no século XVIII e é considerada uma das mais importantes do patrimônio cultural do país.

História

A construção da igreja teve início em 1657, quando foi fundada a Confraria da Penitência de São Francisco. A confraria tinha como objetivo principal praticar a caridade e a penitência, e era formada por homens brancos, pardos e pretos livres. A partir de 1676, a confraria passou a ser chamada de Ordem Terceira de São Francisco da Penitência. A primeira igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência foi construída em 1696, mas em 1737 foi demolida para dar lugar à atual igreja, que levou mais de 20 anos para ser construída. A construção da igreja foi financiada pela elite carioca, que era formada principalmente por comerciantes e proprietários de engenhos. A igreja foi construída em um local privilegiado, próximo ao porto do Rio de Janeiro e ao Palácio do Vice-Rei, o que demonstrava a importância da confraria e da elite carioca na época colonial.

Arquitetura

A igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência é considerada uma das mais belas obras da arquitetura barroca colonial brasileira. A fachada da igreja é dividida em três partes: o corpo central, que é ornado por uma grande janela em arco e por duas torres laterais; e as duas torres laterais, que têm três andares cada uma e são encimadas por cúpulas. O interior da igreja é igualmente grandioso, com uma decoração rica em ouro e talha dourada. Destacam-se os altares laterais, que têm esculturas de santos e anjos, e o altar-mor, que é dedicado a São Francisco de Assis. A igreja também conta com um claustro, que é um dos mais antigos do Brasil. O claustro é formado por uma série de arcos que se interligam, formando um pátio interno.

Atualidade

Atualmente, a igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência é um importante ponto turístico do Rio de Janeiro. A igreja é aberta à visitação e conta com um museu que guarda peças sacras e objetos ligados à história da igreja e da cidade. A igreja também é palco de diversas atividades religiosas, como missas e procissões. Além disso, a igreja é um importante espaço cultural, que recebe exposições, concertos e outros eventos.

Conclusão

A igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência é um dos mais importantes exemplares da arquitetura barroca colonial brasileira. Com sua rica decoração em ouro e talha dourada, a igreja é um testemunho da riqueza e do poder da elite carioca na época colonial. Além disso, a igreja é um importante ponto turístico e cultural do Rio de Janeiro, que atrai visitantes de todo o mundo.

FAQs

1. Qual é a importância da igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência?

A igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência é um dos mais importantes exemplares da arquitetura barroca colonial brasileira. Com sua rica decoração em ouro e talha dourada, a igreja é um testemunho da riqueza e do poder da elite carioca na época colonial.

For more information, please click the button below.

2. Quais são as atividades religiosas realizadas na igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência?

A igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência é palco de diversas atividades religiosas, como missas e procissões.

3. A igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência é aberta à visitação?

Sim, a igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência é aberta à visitação e conta com um museu que guarda peças sacras e objetos ligados à história da igreja e da cidade.

Related video of igreja da ordem terceira de são francisco da penitência

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait