Identificação Dos Adjuntos Adnominais

Reza October 5, 2021
Adjunto adnominal YouTube

Os adjuntos adnominais são elementos da oração que têm a função de modificar um substantivo, atribuindo-lhe características e qualidades. Eles podem ser representados por artigos, adjetivos, locuções adjetivas e pronomes adjetivos.

Oração 1:

“O carro novo é vermelho.”

Nessa oração, temos um adjunto adnominal representado pelo artigo “o” e pelo adjetivo “novo”, que modificam o substantivo “carro”.

Oração 2:

“A menina bonita tem cabelos longos.”

Nessa oração, temos um adjunto adnominal representado pelo artigo “a” e pelo adjetivo “bonita”, que modificam o substantivo “menina”. Além disso, temos outro adjunto adnominal representado pelo adjetivo “longos”, que modifica o substantivo “cabelos”.

Oração 3:

“Os alunos interessados participaram da palestra.”

For more information, please click the button below.

Nessa oração, temos um adjunto adnominal representado pelo artigo “os” e pelo substantivo “alunos”, que são modificados pelo adjetivo “interessados”.

Oração 4:

“A casa amarela fica na esquina.”

Nessa oração, temos um adjunto adnominal representado pelo artigo “a” e pelo substantivo “casa”, que são modificados pelo adjetivo “amarela”.

Oração 5:

“O livro antigo foi encontrado na biblioteca.”

Nessa oração, temos um adjunto adnominal representado pelo artigo “o” e pelo substantivo “livro”, que são modificados pelo adjetivo “antigo”.

Oração 6:

“A rua movimentada estava cheia de carros.”

Nessa oração, temos um adjunto adnominal representado pelo artigo “a” e pelo substantivo “rua”, que são modificados pelo adjetivo “movimentada”.

Oração 7:

“Aquele filme triste me fez chorar.”

Nessa oração, temos um adjunto adnominal representado pelo pronome “aquele” e pelo substantivo “filme”. Além disso, temos outro adjunto adnominal representado pelo adjetivo “triste”, que modifica o substantivo “filme”.

Oração 8:

“A árvore frondosa era muito alta.”

Nessa oração, temos um adjunto adnominal representado pelo artigo “a” e pelo substantivo “árvore”, que são modificados pelo adjetivo “frondosa”.

Oração 9:

“As flores coloridas deixaram o jardim mais bonito.”

Nessa oração, temos um adjunto adnominal representado pelo artigo “as” e pelo substantivo “flores”, que são modificados pelo adjetivo “coloridas”.

Oração 10:

“A menina doce ganhou um presente.”

Nessa oração, temos um adjunto adnominal representado pelo artigo “a” e pelo substantivo “menina”, que são modificados pelo adjetivo “doce”.

Conclusão

Os adjuntos adnominais são elementos importantes na construção de uma oração, pois ajudam a dar mais informações e detalhes sobre os substantivos. É importante saber identificá-los para entender melhor a estrutura das frases e aprimorar a comunicação escrita e falada.

FAQs

1. Qual a diferença entre adjunto adnominal e predicativo do sujeito?

O adjunto adnominal é um termo que modifica um substantivo, enquanto o predicativo do sujeito é um termo que atribui uma qualidade ou estado ao sujeito da oração. Por exemplo, na frase “A menina é inteligente”, o adjunto adnominal seria o artigo “a” e o adjetivo “inteligente”, que modificam o substantivo “menina”. Já o predicativo do sujeito seria o adjetivo “inteligente”, que atribui uma qualidade ao sujeito “menina”.

2. É possível ter mais de um adjunto adnominal em uma oração?

Sim, é possível ter mais de um adjunto adnominal em uma oração. Por exemplo, na frase “O carro novo e vermelho é do meu pai”, temos dois adjuntos adnominais: o artigo “o” e o adjetivo “novo”, que modificam o substantivo “carro”, e o adjetivo “vermelho”, que também modifica o substantivo “carro”.

3. Quais são os tipos de adjunto adnominal?

Os tipos de adjunto adnominal são: artigo, adjetivo, locução adjetiva e pronome adjetivo. O artigo é uma palavra que antecede o substantivo e determina seu gênero e número. O adjetivo é uma palavra que modifica o substantivo, atribuindo-lhe características e qualidades. A locução adjetiva é formada por duas ou mais palavras que têm a função de modificar um substantivo. O pronome adjetivo é uma palavra que substitui o substantivo e o modifica.

Related video of identifique os adjuntos adnominais das orações abaixo

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait