Identificação Do Foco Narrativo No Texto Lido

Reza April 20, 2023
1 Identifique o foco narrativo do texto lido. Simulados Online Grátis

Antes de identificar o foco narrativo de um texto, é importante entendermos o que é esse termo. O foco narrativo é a perspectiva escolhida pelo narrador para contar a história. Ele pode ser em primeira pessoa, segunda pessoa ou terceira pessoa. Além disso, pode ser onisciente, objetivo ou limitado.

Primeira Pessoa

No foco narrativo em primeira pessoa, o narrador é um personagem da história. Ele conta a história do seu ponto de vista e utiliza pronomes como “eu” e “meu”. Nesse tipo de foco narrativo, o leitor tem acesso apenas aos pensamentos e sentimentos do personagem-narrador e não dos outros personagens.

Segunda Pessoa

O foco narrativo em segunda pessoa é menos comum e é utilizado quando o narrador se dirige diretamente ao leitor, utilizando o pronome “tu” ou “você”. Esse tipo de narrativa é mais utilizado em textos poéticos ou em manuais de instruções, por exemplo.

Terceira Pessoa

O foco narrativo em terceira pessoa é o mais comum e pode ser dividido em três subtipos: onisciente, objetivo e limitado.

Onisciente

No foco narrativo onisciente, o narrador sabe tudo sobre os personagens e conta a história de um ponto de vista externo. Ele tem acesso aos pensamentos e sentimentos de todos os personagens e pode contar tanto o que está acontecendo no presente quanto o que aconteceu no passado.

Objetivo

No foco narrativo objetivo, o narrador conta a história de forma impessoal, sem entrar nos pensamentos e sentimentos dos personagens. Ele se limita a descrever o que está acontecendo e a falar das ações dos personagens. Esse tipo de foco narrativo é mais utilizado em reportagens jornalísticas e textos científicos.

For more information, please click the button below.

Limitado

No foco narrativo limitado, o narrador conta a história de um ponto de vista externo, mas se limita a entrar nos pensamentos e sentimentos de apenas um personagem. Ele pode contar tanto o que está acontecendo no presente quanto o que aconteceu no passado, mas apenas do ponto de vista desse personagem.

Identificando o Foco Narrativo no Texto

Para identificar o foco narrativo de um texto, é necessário prestar atenção em alguns elementos. Primeiramente, é importante identificar quem está contando a história. Se o narrador é um personagem da história, o foco narrativo é em primeira pessoa.

Se o narrador não é um personagem da história, é necessário identificar se ele tem acesso aos pensamentos e sentimentos dos personagens ou não. Se ele tem acesso a todos os pensamentos e sentimentos dos personagens, o foco narrativo é onisciente. Se ele não tem acesso aos pensamentos e sentimentos dos personagens e se limita a descrever as ações, o foco narrativo é objetivo. Se ele tem acesso aos pensamentos e sentimentos de apenas um personagem, o foco narrativo é limitado.

Além disso, é importante prestar atenção nos pronomes utilizados pelo narrador. Se ele utiliza pronomes como “eu” e “meu”, o foco narrativo é em primeira pessoa. Se ele utiliza pronomes como “ele”, “ela”, “eles” e “elas”, o foco narrativo é em terceira pessoa.

Por fim, é importante observar se o narrador conta a história de forma impessoal, sem entrar nos pensamentos e sentimentos dos personagens. Se sim, o foco narrativo é objetivo.

Conclusão

Identificar o foco narrativo de um texto é importante para entendermos a perspectiva escolhida pelo narrador para contar a história. O foco narrativo pode ser em primeira, segunda ou terceira pessoa e pode ser onisciente, objetivo ou limitado. Para identificar o foco narrativo de um texto, é necessário prestar atenção em elementos como quem está contando a história, os pronomes utilizados pelo narrador e se ele tem acesso aos pensamentos e sentimentos dos personagens.

FAQs

1. Qual é o tipo de foco narrativo mais comum?

O tipo de foco narrativo mais comum é em terceira pessoa, sendo que o subtipo mais utilizado é o onisciente.

2. Por que é importante identificar o foco narrativo de um texto?

Identificar o foco narrativo de um texto é importante para entendermos a perspectiva escolhida pelo narrador para contar a história e para compreendermos melhor os personagens e os eventos narrados.

3. O foco narrativo em segunda pessoa é comum em que tipo de texto?

O foco narrativo em segunda pessoa é mais comum em textos poéticos ou em manuais de instruções.

Related video of identifique o foco narrativo do texto lido

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait