Identifique A Oração Em Destaque Cujo Sujeito É Indeterminado.

Reza July 24, 2022
É

Para identificar a oração em destaque cujo sujeito é indeterminado, é necessário entender alguns conceitos básicos sobre a estrutura da língua portuguesa. Primeiramente, é importante saber que toda oração possui um sujeito, que é o termo responsável por realizar ou praticar a ação expressa pelo verbo.

No entanto, em algumas situações, o sujeito pode ser indeterminado, ou seja, não é possível identificar quem realiza a ação expressa pelo verbo. Isso acontece quando:

  • O verbo está na terceira pessoa do plural (eles/elas) e não tem um termo que possa ser identificado como sujeito;
  • O verbo está na terceira pessoa do singular (ele/ela) e é acompanhado da partícula “se”;
  • O verbo está na terceira pessoa do singular (ele/ela) e é acompanhado da expressão “há” indicando tempo decorrido.

Com base nessas informações, podemos identificar a oração em destaque cujo sujeito é indeterminado. Veja os exemplos a seguir:

Exemplo 1:

Chamaram a polícia, mas não apareceram.

Nessa frase, temos duas orações:

  • Chamaram a polícia
  • Não apareceram

A primeira oração possui sujeito determinado (eles/elas), que é “eles/elas”, pois o verbo está na terceira pessoa do plural e há um termo que pode ser identificado como sujeito. Já na segunda oração, o sujeito é indeterminado, pois o verbo está na terceira pessoa do plural e não há um termo que possa ser identificado como sujeito.

For more information, please click the button below.

Exemplo 2:

Aluga-se apartamentos para estudantes.

Nessa frase, temos apenas uma oração, que possui sujeito indeterminado. Isso porque o verbo está na terceira pessoa do singular e é acompanhado da partícula “se”. Nesse caso, o sujeito é indeterminado, pois não é possível identificar quem aluga os apartamentos.

Exemplo 3:

muitos anos que não o vejo.

Nessa frase, temos apenas uma oração, que possui sujeito indeterminado. Isso porque o verbo está na terceira pessoa do singular e é acompanhado da expressão “há”, indicando tempo decorrido. Nesse caso, o sujeito é indeterminado, pois não é possível identificar quem não vê a pessoa há muitos anos.

Exemplo 4:

Dizem que vai chover amanhã.

Nessa frase, temos apenas uma oração, que possui sujeito determinado (eles/elas), que é “eles/elas”, pois o verbo está na terceira pessoa do plural e há um termo que pode ser identificado como sujeito.

Portanto, a oração em destaque cujo sujeito é indeterminado é: Não apareceram.

Conclusão

Identificar a oração em destaque cujo sujeito é indeterminado é importante para compreender a estrutura da língua portuguesa e evitar erros de concordância verbal. Para isso, é necessário entender quando o sujeito é indeterminado e quais as situações em que isso ocorre. Com esse conhecimento, é possível identificar corretamente o sujeito das orações e escrever de forma mais clara e concisa.

FAQs

1. O sujeito indeterminado sempre será acompanhado da partícula “se”?

Não necessariamente. Embora seja comum o uso da partícula “se” para indicar sujeito indeterminado, existem outras situações em que o sujeito pode ser indeterminado sem o uso dessa partícula. Por exemplo, quando o verbo está na terceira pessoa do plural e não há um termo que possa ser identificado como sujeito.

2. Como identificar o sujeito em uma oração?

O sujeito é o termo responsável por realizar ou praticar a ação expressa pelo verbo. Para identificá-lo, é preciso analisar o verbo e perguntar “quem?” ou “o quê?” realiza a ação. Se a resposta for um termo que concorda em gênero e número com o verbo, esse termo é o sujeito da oração.

3. O sujeito indeterminado é considerado um erro de gramática?

Não, o sujeito indeterminado é uma construção gramatical válida em português. Ele ocorre em situações em que não é possível identificar quem realiza a ação expressa pelo verbo, como nos casos em que o verbo está na terceira pessoa do plural e não há um termo que possa ser identificado como sujeito.

Related video of identifique a oração em destaque cujo sujeito é indeterminado.

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait