Hidrografia Da América Do Sul

Reza July 5, 2021
Mapa da América do sul com bacias selecionadas Download Scientific

A América do Sul é o quarto maior continente do mundo, com uma área total de 17.840.000 km². A hidrografia da América do Sul é caracterizada por uma grande variedade de rios, lagos, bacias hidrográficas e aquíferos que desempenham um papel crucial na vida de milhões de pessoas.

Principais rios da América do Sul

A América do Sul é lar de alguns dos maiores rios do mundo, incluindo o rio Amazonas, o rio Paraná, o rio São Francisco, o rio Orinoco, o rio Magdalena, o rio Uruguai e o rio Paraguai.

  • Rio Amazonas: O rio Amazonas é o maior rio do mundo em volume de água e o segundo rio mais longo do mundo, com um comprimento total de 6.992 km. O rio nasce na Cordilheira dos Andes, no Peru, e deságua no Oceano Atlântico, no norte do Brasil.
  • Rio Paraná: O rio Paraná é o segundo maior rio da América do Sul e o oitavo maior do mundo, com um comprimento total de 4.880 km. O rio nasce na serra da Mantiqueira, no sul do Brasil, e deságua no Rio da Prata, na fronteira entre a Argentina e o Uruguai.
  • Rio São Francisco: O rio São Francisco é o maior rio totalmente brasileiro, com um comprimento total de 2.914 km. O rio nasce na serra da Canastra, em Minas Gerais, e deságua no Oceano Atlântico, entre os estados de Alagoas e Sergipe.
  • Rio Orinoco: O rio Orinoco é o terceiro maior rio da América do Sul, com um comprimento total de 2.140 km. O rio nasce na serra Parima, na Venezuela, e deságua no Oceano Atlântico, no norte da Venezuela.
  • Rio Magdalena: O rio Magdalena é o principal rio da Colômbia, com um comprimento total de 1.528 km. O rio nasce na Cordilheira Central, na Colômbia, e deságua no Mar do Caribe.
  • Rio Uruguai: O rio Uruguai é um dos principais rios da América do Sul, com um comprimento total de 1.600 km. O rio nasce na serra Geral, no sul do Brasil, e deságua no Rio da Prata, na fronteira entre a Argentina e o Uruguai.
  • Rio Paraguai: O rio Paraguai é o quinto maior rio da América do Sul, com um comprimento total de 2.549 km. O rio nasce na serra dos Parecis, no sul do Brasil, e deságua no Rio da Prata, na fronteira entre a Argentina e o Paraguai.

Principais bacias hidrográficas da América do Sul

A América do Sul é dividida em várias bacias hidrográficas, que são áreas de drenagem natural de rios e seus afluentes.

  • Bacia Amazônica: A bacia amazônica é a maior bacia hidrográfica do mundo, abrangendo uma área de cerca de 7 milhões de km² em nove países da América do Sul: Brasil, Peru, Colômbia, Bolívia, Equador, Guiana, Suriname, Venezuela e Guiana Francesa. O rio Amazonas é o principal rio da bacia amazônica.
  • Bacia do Rio da Prata: A bacia do Rio da Prata é a segunda maior bacia hidrográfica da América do Sul, abrangendo uma área de cerca de 3,1 milhões de km² em cinco países da América do Sul: Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia. Os rios Paraná, Paraguai e Uruguai são os principais rios da bacia do Rio da Prata.
  • Bacia do Rio São Francisco: A bacia do Rio São Francisco é a terceira maior bacia hidrográfica do Brasil, abrangendo uma área de cerca de 630 mil km² em sete estados brasileiros: Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Goiás e Distrito Federal. O rio São Francisco é o principal rio da bacia do Rio São Francisco.
  • Bacia do Rio Orinoco: A bacia do Rio Orinoco é a quarta maior bacia hidrográfica da América do Sul, abrangendo uma área de cerca de 981 mil km² na Venezuela e na Colômbia. O rio Orinoco é o principal rio da bacia do Rio Orinoco.

Lagos da América do Sul

A América do Sul também é lar de vários lagos, muitos dos quais são de origem glacial.

  • Lago Titicaca: O lago Titicaca é o maior lago da América do Sul, com uma área de cerca de 8.372 km². O lago está localizado na fronteira entre o Peru e a Bolívia, a uma altitude de 3.812 metros acima do nível do mar.
  • Lago Maracaibo: O lago Maracaibo é o maior lago da América do Sul em termos de volume de água, com uma área de cerca de 13.210 km². O lago está localizado na Venezuela, perto da costa do Mar do Caribe.
  • Lago Argentino: O lago Argentino é o maior lago da Argentina, com uma área de cerca de 1.466 km². O lago está localizado na Patagônia, perto da cidade de El Calafate.
  • Lago Poopó: O lago Poopó é o segundo maior lago da Bolívia, com uma área de cerca de 1.000 km². O lago está localizado no altiplano boliviano, a uma altitude de 3.686 metros acima do nível do mar.

Aqüíferos da América do Sul

A América do Sul também é rica em aquíferos, que são reservatórios subterrâneos de água.

  • Aquífero Guarani: O aquífero Guarani é um dos maiores aquíferos do mundo, com uma área total de cerca de 1,2 milhão de km² em quatro países da América do Sul: Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai. O aquífero contém água suficiente para abastecer toda a América do Sul por mais de 200 anos.
  • Aquífero Alter do Chão: O aquífero Alter do Chão é um aquífero com uma área total de cerca de 86.000 km² na região amazônica do Brasil. O aquífero contém água suficiente para abastecer todo o Brasil por mais de 200 anos.
  • Aquífero Puelche: O aquífero Puelche é um aquífero com uma área total de cerca de 225.000 km² na Argentina e no Chile. O aquífero é uma importante fonte de água para a região patagônica da Argentina e do Chile.

Conclusão

A hidrografia da América do Sul é incrivelmente diversificada e importante para a vida de milhões de pessoas em todo o continente. Desde o rio Amazonas, o maior rio do mundo em volume de água, até o aquífero Guarani, um dos maiores aquíferos do mundo, a América do Sul é um tesouro de recursos hídricos.

For more information, please click the button below.

FAQs

1. Qual é o maior rio da América do Sul?

O maior rio da América do Sul é o rio Amazonas, com um comprimento total de 6.992 km e um volume de água de 209.000 m³/s.

2. Quais são os principais lagos da América do Sul?

Alguns dos principais lagos da América do Sul incluem o lago Tit

Related video of hidrografia da américa do sul

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait