Herança Em Programação Orientada A Objetos

Reza January 26, 2022
Herança pode ser o Mal da Orientação a Objetos — Parte Final Object

A herança é um dos principais conceitos da Programação Orientada a Objetos (POO). Ela permite que uma classe herde atributos e métodos de outra classe, facilitando a reutilização de código e diminuindo a complexidade do desenvolvimento de software.

O que é Herança?

Herança é a capacidade de uma classe herdar características (atributos e métodos) de outra classe. A classe original é chamada de classe base ou classe pai e a classe que herda essas características é chamada de classe derivada ou classe filha. A herança permite que a classe derivada reutilize o código da classe base, evitando a duplicação de código e permitindo a criação de hierarquias de classes.

Benefícios da Herança

A herança traz diversos benefícios para o desenvolvimento de software em POO, tais como:

  • Reutilização de código: A herança permite que uma classe derivada reutilize o código da classe base, evitando a duplicação de código e diminuindo a complexidade do desenvolvimento de software.
  • Extensibilidade: A herança permite que uma classe derivada adicione novos atributos e métodos à classe base, estendendo suas funcionalidades.
  • Polimorfismo: A herança permite que objetos de classes derivadas sejam tratados como objetos da classe base, facilitando a implementação do polimorfismo.

Tipos de Herança

Existem três tipos de herança em POO:

  • Herança Simples: É quando uma classe derivada herda as características de apenas uma classe base.
  • Herança Múltipla: É quando uma classe derivada herda as características de duas ou mais classes base.
  • Herança Hierárquica: É quando várias classes derivadas herdam as características de uma única classe base.

Sintaxe da Herança

Na POO, a herança é indicada pelo uso da palavra-chave “extends”. A classe derivada é declarada com a palavra-chave “class” seguida do nome da classe e do nome da classe base que ela está herdando. A sintaxe da herança em Java é a seguinte:

“` public class ClasseDerivada extends ClasseBase { } “`

For more information, please click the button below.

Exemplo de Herança

A seguir, temos um exemplo de herança em Java:

“` public class Pessoa { private String nome; private int idade; public Pessoa(String nome, int idade) { this.nome = nome; this.idade = idade; } public String getNome() { return nome; } public int getIdade() { return idade; } } public class Funcionario extends Pessoa { private double salario; public Funcionario(String nome, int idade, double salario) { super(nome, idade); this.salario = salario; } public double getSalario() { return salario; } } “`

Nesse exemplo, a classe “Funcionario” herda as características da classe “Pessoa”, que possui os atributos nome e idade. A classe “Funcionario” adiciona um novo atributo, o salário, estendendo as funcionalidades da classe base.

Conclusão

A herança é um dos principais conceitos da Programação Orientada a Objetos. Ela permite que uma classe herde atributos e métodos de outra classe, facilitando a reutilização de código e diminuindo a complexidade do desenvolvimento de software. Existem três tipos de herança em POO: herança simples, herança múltipla e herança hierárquica. A sintaxe da herança em Java é indicada pelo uso da palavra-chave “extends”.

FAQs

1. Qual é a diferença entre herança e composição?

A herança é um tipo de relacionamento entre classes em que uma classe herda características de outra classe. Já a composição é um outro tipo de relacionamento em que uma classe é composta por outras classes. Na herança, a classe derivada é uma especialização da classe base, enquanto na composição, a classe é composta por outras classes que podem ser substituídas por outras classes com a mesma interface.

2. Posso herdar de mais de uma classe em Java?

Não, Java não suporta herança múltipla. É possível, porém, implementar múltiplas interfaces em uma classe.

3. O que é polimorfismo?

Polimorfismo é a capacidade de um objeto ser tratado como se fosse de um tipo diferente do seu tipo real. Isso é possível graças à herança e à sobrescrita de métodos. O polimorfismo é uma das principais vantagens da POO, pois permite que o código seja mais genérico e flexível.

Related video of herança programação orientada a objetos

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait