Hematologia Laboratorial: Teoria E Procedimentos

Reza March 5, 2023
Livro Hematologia Laboratorial Teoria e Procedimentos Paulo

A hematologia laboratorial é uma área da biomedicina que estuda as células sanguíneas e os componentes do sangue. O objetivo principal desta área é diagnosticar doenças hematológicas, bem como monitorar a evolução do tratamento e avaliar o estado geral de saúde do paciente. Os procedimentos laboratoriais são realizados em amostras de sangue, medula óssea ou outros fluidos corporais.

Teoria

A hematologia laboratorial é baseada na teoria de que o sangue é composto por diferentes tipos de células sanguíneas, que desempenham funções diferentes no corpo. As células sanguíneas são produzidas na medula óssea e incluem os glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas.

Glóbulos vermelhos

Os glóbulos vermelhos, também conhecidos como hemácias, são responsáveis pelo transporte de oxigênio dos pulmões para os tecidos do corpo. Eles são compostos principalmente de hemoglobina, uma proteína que se liga ao oxigênio e o transporta pelo corpo.

Glóbulos brancos

Os glóbulos brancos, também conhecidos como leucócitos, são responsáveis pela defesa do corpo contra infecções e doenças. Existem diferentes tipos de glóbulos brancos, incluindo os linfócitos, que produzem anticorpos para combater infecções e os neutrófilos, que são responsáveis por engolir e destruir bactérias e outros microorganismos.

Plaquetas

As plaquetas, também conhecidas como trombócitos, são responsáveis pela coagulação do sangue. Elas se acumulam e formam um tampão para parar o sangramento em caso de lesão ou ferida.

Procedimentos

Os procedimentos laboratoriais em hematologia incluem uma série de testes que avaliam a quantidade e a qualidade das células sanguíneas, bem como outros componentes do sangue. Alguns dos testes mais comuns incluem:

For more information, please click the button below.

Hemograma completo

O hemograma completo é um exame de sangue que avalia a quantidade e a qualidade das células sanguíneas. Ele inclui a contagem de glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas, bem como a avaliação do tamanho, forma e cor das células sanguíneas.

Contagem de reticulócitos

A contagem de reticulócitos é um exame que avalia a quantidade de glóbulos vermelhos jovens na corrente sanguínea. Os reticulócitos são glóbulos vermelhos recém-produzidos pela medula óssea e sua presença indica uma resposta do corpo para a produção de mais glóbulos vermelhos.

Contagem de plaquetas

A contagem de plaquetas é um exame que avalia a quantidade de plaquetas na corrente sanguínea. Uma contagem baixa de plaquetas pode indicar um problema de coagulação ou uma doença do sangue, como a trombocitopenia.

Dosagem de hemoglobina

A dosagem de hemoglobina é um exame que avalia a quantidade de hemoglobina presente nos glóbulos vermelhos. A hemoglobina é responsável pelo transporte de oxigênio pelo corpo e uma dosagem baixa de hemoglobina pode indicar uma anemia.

Conclusão

A hematologia laboratorial é uma área importante da biomedicina que tem como objetivo diagnosticar doenças hematológicas e monitorar a evolução do tratamento. Os procedimentos laboratoriais incluem testes que avaliam a quantidade e a qualidade das células sanguíneas, bem como outros componentes do sangue. É importante que os profissionais da área compreendam a teoria por trás dos procedimentos e realizem os testes de forma precisa e eficiente.

FAQs

1. Quais são as doenças hematológicas mais comuns?

Alguns exemplos de doenças hematológicas incluem anemia, leucemia, linfoma, mieloma múltiplo, trombocitopenia e hemofilia.

2. Como é feita a coleta de sangue para os procedimentos laboratoriais em hematologia?

A coleta de sangue é realizada por meio de uma agulha que é inserida em uma veia do braço. O sangue é coletado em tubos de ensaio ou seringas e enviado para o laboratório para análise.

3. Quais são as habilidades necessárias para trabalhar na área de hematologia laboratorial?

Algumas habilidades importantes para trabalhar na área de hematologia laboratorial incluem conhecimento teórico sobre as células sanguíneas e os procedimentos laboratoriais, habilidade para realizar procedimentos com precisão e eficiência, atenção aos detalhes e capacidade de interpretar resultados de exames e tomar decisões com base nos resultados obtidos.

Related video of hematologia laboratorial: teoria e procedimentos

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait