Gripezinha É Com Z Ou Com S?

Reza March 2, 2022
Regra de ortografia Emprego das Letras S e Z Não importa de onde

A palavra “gripezinha” é uma gíria utilizada para se referir a uma gripe leve ou sem gravidade. Mas a dúvida que fica é se a palavra é escrita com “z” ou com “s”.

Gripezinha com z ou com s?

A forma correta de escrever é com “z”, ou seja, “gripezinha”. Essa grafia está presente em diversos dicionários, como o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa e o Dicionário Michaelis.

Apesar disso, a forma com “s” também é utilizada por algumas pessoas, o que pode gerar certa confusão. No entanto, é importante ressaltar que a grafia correta é com “z”.

Por que é com “z”?

A palavra “gripezinha” é formada a partir do sufixo diminutivo “-zinho”, que indica algo pequeno ou de pouca importância. Nesse caso, o sufixo é adicionado à palavra “gripe”, que é escrita com “g” e “i” e não apresenta variação.

Assim, a forma correta de escrever a palavra com o sufixo diminutivo é “gripezinha”, com “z”. Além disso, essa é a grafia reconhecida pelos dicionários e pela norma culta da língua portuguesa.

Gripezinha ou gripeinha?

A palavra correta é “gripezinha”, com “z”. Embora a forma com “s” também seja utilizada por algumas pessoas, ela não está de acordo com a norma culta da língua portuguesa.

For more information, please click the button below.

Além disso, é importante lembrar que o sufixo diminutivo “-zinho” é sempre escrito com “z”, independentemente da palavra a que se refere. Por exemplo: casa – casinha, livro – livrinho, gato – gatinho.

Conclusão

Em resumo, a palavra “gripezinha” é escrita com “z”. Essa grafia está de acordo com a norma culta da língua portuguesa e é reconhecida pelos dicionários. É importante utilizar a grafia correta para evitar erros de ortografia e de compreensão.

FAQs

1. A palavra “gripezinha” existe?

Não, a palavra correta é “gripezinha”, com “z”. Essa é a grafia reconhecida pelos dicionários e pela norma culta da língua portuguesa.

2. Qual é o significado de “gripezinha”?

“Gripezinha” é uma gíria utilizada para se referir a uma gripe leve ou sem gravidade.

3. Por que algumas pessoas escrevem “gripezinha” com “s”?

Algumas pessoas podem escrever “gripezinha” com “s” por desconhecimento da grafia correta ou por influência de outras palavras que apresentam o sufixo diminutivo com “s”. No entanto, é importante lembrar que a grafia correta é com “z”.

Related video of gripezinha é com z ou com s

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait