Gemas Apicais Com Densa Pilosidade

Reza April 4, 2023
o que é gema apical com densa pilosidade?

A expressão “gemas apicais com densa pilosidade” refere-se a um tipo de estrutura presente em algumas plantas, especificamente nas gemas apicais. As gemas apicais são estruturas localizadas nas extremidades dos ramos das plantas e são responsáveis pelo crescimento em comprimento desses ramos. A pilosidade, por sua vez, é uma característica que se refere à presença de pelos ou cerdas na superfície de uma estrutura.

Gemas apicais

As gemas apicais são estruturas vegetativas que se encontram nas extremidades dos ramos e são responsáveis pelo crescimento em comprimento desses ramos. Elas são formadas por células meristemáticas, que são células indiferenciadas capazes de se dividir e se diferenciar em qualquer tipo de célula. Quando as células meristemáticas se dividem, elas originam novas células meristemáticas e células que se diferenciam em tecidos vegetais especializados, como o xilema, o floema e o córtex.

Pilosidade

A pilosidade é uma característica que se refere à presença de pelos ou cerdas na superfície de uma estrutura. Essa característica é encontrada em diversas partes das plantas, como folhas, caules, frutos e sementes. Os pelos ou cerdas podem ter diferentes funções, como proteção contra herbívoros, redução da perda de água, aumento da absorção de nutrientes e facilitação da polinização.

Gemas apicais com densa pilosidade

As gemas apicais com densa pilosidade são uma variação das gemas apicais convencionais, que apresentam uma superfície lisa. Nessas gemas, a superfície é recoberta por uma densa camada de pelos ou cerdas, conferindo-lhes uma aparência mais áspera. Essa pilosidade pode ter funções específicas, como proteção contra herbívoros ou redução da perda de água.

Exemplos de plantas com gemas apicais com densa pilosidade

Algumas plantas que apresentam gemas apicais com densa pilosidade são:

  • Salgueiro: o salgueiro (Salix spp.) é uma árvore que pode apresentar gemas apicais com pilosidade densa. Essa pilosidade ajuda a proteger as gemas durante o inverno, quando as temperaturas podem ser muito baixas.
  • Bétula: a bétula (Betula spp.) é uma árvore que apresenta gemas apicais com pilosidade densa em alguns casos. Essa pilosidade pode ajudar a reduzir a perda de água por transpiração em regiões com clima seco.
  • Carvalho: o carvalho (Quercus spp.) é uma árvore que pode apresentar gemas apicais com pilosidade densa em algumas espécies. Essa pilosidade pode ajudar a proteger as gemas de herbívoros e de danos mecânicos.

Conclusão

Gemas apicais com densa pilosidade são uma variação das gemas apicais convencionais, que apresentam uma superfície lisa. Essa pilosidade pode ter funções específicas, como proteção contra herbívoros ou redução da perda de água. Algumas plantas que apresentam gemas apicais com densa pilosidade são o salgueiro, a bétula e o carvalho.

For more information, please click the button below.

FAQs

1. Todas as plantas apresentam gemas apicais com pilosidade densa?

Não, nem todas as plantas apresentam gemas apicais com pilosidade densa. Essa é uma variação encontrada em algumas espécies, que podem apresentar diferentes tipos de pilosidade ou mesmo superfícies lisas.

2. A pilosidade das gemas apicais tem alguma relação com o tipo de solo em que a planta cresce?

Não há uma relação direta entre a pilosidade das gemas apicais e o tipo de solo em que a planta cresce. A presença ou ausência de pilosidade depende mais das características da espécie em si do que do ambiente em que ela se desenvolve.

3. A pilosidade das gemas apicais pode ter alguma relação com a polinização das plantas?

Em alguns casos, a pilosidade das gemas apicais pode facilitar a polinização das plantas. Isso porque os pelos ou cerdas podem reter pólen, que é transportado pelos insetos polinizadores para outras flores.

Related video of gemas apicais com densa pilosidade

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait