Fuvest Para Ilustrar A Dilatação Dos Corpos

Reza September 3, 2021
(FUVESTSP) Para ilustrar a dilatação dos corpos, um grupo de

A Fuvest é a Fundação Universitária para o Vestibular, responsável por realizar o vestibular da Universidade de São Paulo (USP) e da Santa Casa de São Paulo. Em suas provas, é comum que sejam abordados temas relacionados à Física, como a dilatação dos corpos.

O que é a dilatação dos corpos?

A dilatação dos corpos é um fenômeno físico que ocorre quando há uma mudança na temperatura de um objeto. Quando um corpo é aquecido, suas moléculas começam a vibrar com mais intensidade e, consequentemente, se afastam umas das outras, aumentando o espaço entre elas. Isso faz com que o objeto se expanda, ou seja, dilate.

Como a Fuvest pode ilustrar a dilatação dos corpos?

A Fuvest pode ilustrar a dilatação dos corpos de diversas formas em suas questões. Uma delas é apresentando um problema em que há a variação de temperatura de um objeto e o candidato precisa calcular o quanto ele irá se expandir. Outra forma é apresentando gráficos que mostram a relação entre temperatura e dilatação, para que o candidato possa analisar e interpretar os dados.

Exemplo de questão da Fuvest sobre dilatação dos corpos:

Um cabo de aço, com comprimento de 100 metros a 20°C, deve ser esticado e aquecido até 40°C. Sabendo que o coeficiente de dilatação linear do aço é de 12 × 10^-6 °C^-1, determine o novo comprimento do cabo de aço.

Para resolver a questão, é necessário utilizar a fórmula da dilatação linear:

ΔL = α × L × ΔT

For more information, please click the button below.

Onde:

  • ΔL é a variação no comprimento do objeto
  • α é o coeficiente de dilatação linear
  • L é o comprimento inicial do objeto
  • ΔT é a variação na temperatura do objeto

Substituindo os valores na fórmula, temos:

ΔL = 12 × 10^-6 × 100 × (40 – 20)

ΔL = 0,024 metros

Portanto, o novo comprimento do cabo de aço será de 100,024 metros.

Conclusão

A dilatação dos corpos é um fenômeno físico muito importante e presente em nosso dia a dia. A Fuvest, por ser responsável por um dos vestibulares mais concorridos do país, utiliza esse tema em suas provas para avaliar o conhecimento dos candidatos em relação à Física. É importante que os estudantes estejam preparados para responder questões sobre dilatação dos corpos e outros temas relacionados.

FAQs

1. Qual é a importância da dilatação dos corpos?

A dilatação dos corpos é importante porque está presente em diversos objetos que utilizamos em nosso dia a dia, como termômetros, trilhos de trem, pontes e edifícios. Compreender esse fenômeno é essencial para garantir a segurança e o bom funcionamento dessas estruturas.

2. Qual é a diferença entre dilatação linear, superficial e volumétrica?

A dilatação linear ocorre quando há a variação do comprimento de um objeto, a dilatação superficial ocorre quando há a variação da área de um objeto e a dilatação volumétrica ocorre quando há a variação do volume de um objeto. As fórmulas para calcular cada tipo de dilatação são diferentes, mas todas estão relacionadas à variação de temperatura.

3. Qual é a relação entre o coeficiente de dilatação e a temperatura?

O coeficiente de dilatação é uma constante que indica o quanto um objeto irá se expandir ou contrair quando há a variação de temperatura. Quanto maior for o coeficiente de dilatação, maior será a variação no tamanho do objeto. Esse coeficiente pode variar de acordo com o material do objeto e com a temperatura.

Related video of fuvest para ilustrar a dilatação dos corpos

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait