Frases De Colher O Que Planta

Reza October 25, 2021
Tudo o que você plantar você vai colher. IMAGENS BIBLICAS

Frases de colher o que planta é um ditado popular que significa que as consequências das nossas ações são inevitáveis e que colhemos aquilo que plantamos. Se plantarmos coisas boas, colheremos coisas boas, mas se plantarmos coisas ruins, colheremos coisas ruins.

Origem da frase

A frase “colher o que planta” tem origem na agricultura, onde os agricultores sabem que a qualidade e quantidade da colheita dependem da qualidade das sementes, do solo, da água e dos cuidados durante o cultivo. Se as sementes forem boas, o solo fértil, a água suficiente e os cuidados adequados, a colheita será boa. Mas, se as sementes forem ruins, o solo pobre, a água escassa e os cuidados insuficientes, a colheita será ruim.

Essa metáfora da agricultura é aplicada à vida cotidiana para mostrar que as nossas ações são sementes que plantamos e que as consequências dessas ações são a colheita que teremos no futuro.

Exemplos de frases de colher o que planta

Existem várias frases que expressam o ditado popular de colher o que planta. Algumas delas são:

  • Quem semeia ventos colhe tempestades
  • O que vai, volta
  • Quem planta amor, colhe amor
  • Quem planta discórdia, colhe inimigos
  • Quem planta felicidade, colhe alegria
  • Quem planta tristeza, colhe depressão

Essas frases mostram que as nossas ações têm consequências inevitáveis e que devemos ser responsáveis por aquilo que plantamos para não colhermos coisas ruins.

Aplicação na vida cotidiana

A frase de colher o que planta é muito aplicável na vida cotidiana, pois nos lembra que as nossas ações têm consequências e que devemos ser responsáveis por elas. Algumas situações em que essa frase pode ser aplicada são:

For more information, please click the button below.
  • Relacionamentos: se plantarmos amor, respeito e compreensão, colheremos um relacionamento saudável e feliz. Mas, se plantarmos ciúme, desconfiança e agressividade, colheremos um relacionamento cheio de conflitos e tristeza.
  • Estudos: se plantarmos dedicação, esforço e disciplina, colheremos bons resultados e aprendizado. Mas, se plantarmos preguiça, desinteresse e falta de comprometimento, colheremos fracasso e arrependimento.
  • Trabalho: se plantarmos empenho, proatividade e responsabilidade, colheremos reconhecimento e sucesso. Mas, se plantarmos desleixo, desmotivação e irresponsabilidade, colheremos demissão e frustração.
  • Convivência social: se plantarmos respeito, empatia e solidariedade, colheremos amizades verdadeiras e boas relações. Mas, se plantarmos arrogância, inveja e fofoca, colheremos isolamento e antipatia.

Esses exemplos mostram que a frase de colher o que planta é uma lição valiosa para nos fazer refletir sobre as nossas escolhas e ações, e nos incentivar a plantar coisas boas para colher coisas boas.

Conclusão

Frases de colher o que planta é um ditado popular que nos lembra que as nossas ações têm consequências inevitáveis e que devemos ser responsáveis por aquilo que plantamos. Essa metáfora da agricultura é aplicável na vida cotidiana em diversos contextos, como relacionamentos, estudos, trabalho e convivência social. Portanto, devemos sempre plantar coisas boas para colher coisas boas e ser responsáveis pelas nossas escolhas e ações.

FAQs

1. Como aplicar a frase de colher o que planta na minha vida?

Você pode aplicar a frase de colher o que planta na sua vida refletindo sobre as suas escolhas e ações e pensando nas consequências que elas podem trazer. Tente plantar coisas boas, como amor, respeito, dedicação e empenho, e evite plantar coisas ruins, como ciúme, desinteresse, desleixo e arrogância.

2. O que fazer se eu já plantei coisas ruins e estou colhendo consequências negativas?

Se você já plantou coisas ruins e está colhendo consequências negativas, não desanime. É possível mudar a situação plantando coisas boas a partir de agora. Reflita sobre as suas atitudes e escolhas e tente mudar aquilo que está causando problemas. Se necessário, peça ajuda e apoio de outras pessoas.

3. A frase de colher o que planta se aplica em todas as situações?

A frase de colher o que planta se aplica em muitas situações da vida cotidiana, mas é importante lembrar que nem sempre temos controle sobre todas as consequências das nossas ações. Além disso, existem situações em que outras pessoas podem interferir na nossa colheita. Porém, mesmo nessas situações, é importante ser responsável pelas nossas escolhas e ações e tentar plantar coisas boas.

Related video of frases de colher o que planta

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait