Frase Da Proclamação Da República

Reza August 9, 2021
Frases para o Dia da Proclamação da República, dia 15 de novembro

No dia 15 de novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca, acompanhado de um grupo de militares, proclamou a República do Brasil. Durante o discurso que marcou o momento histórico, o Marechal Deodoro falou a agora famosa frase: “Viva a República! Dissolvem-se as câmaras e assume o governo provisório a junta militar”.

O que é a Proclamação da República?

A Proclamação da República foi um evento histórico que ocorreu no Brasil em 15 de novembro de 1889, quando o país deixou de ser governado por um imperador e passou a ser uma república. O Marechal Deodoro da Fonseca liderou um golpe militar que depôs o então imperador, Dom Pedro II, e proclamou a República. Isso significou o fim do período imperial no Brasil e o início de uma nova era na história do país.

Quem foi o Marechal Deodoro da Fonseca?

O Marechal Deodoro da Fonseca foi um militar e político brasileiro que liderou a Proclamação da República em 15 de novembro de 1889. Ele nasceu em 5 de agosto de 1827 em Alagoas e iniciou sua carreira militar aos 16 anos. Participou de diversas batalhas importantes na história do Brasil, como a Guerra do Paraguai. Foi presidente do Brasil entre 1889 e 1891, período em que governou de forma autoritária e enfrentou diversas revoltas populares.

Qual foi a importância da frase “Viva a República! Dissolvem-se as câmaras e assume o governo provisório a junta militar”?

A frase “Viva a República! Dissolvem-se as câmaras e assume o governo provisório a junta militar” foi dita pelo Marechal Deodoro da Fonseca durante a Proclamação da República em 15 de novembro de 1889. Essa frase é importante por diversos motivos:

  • Ela marcou o início de um novo período na história do Brasil, quando o país deixou de ser governado por um imperador e passou a ser uma república;
  • Ela anunciou a dissolução das câmaras, ou seja, do Congresso Nacional, que era formado por representantes eleitos pelo povo e que tinha poderes para fazer leis e fiscalizar o governo. Com isso, o governo provisório assumiu todo o poder e passou a governar o país de forma autoritária;
  • Ela mencionou a junta militar, que era o grupo de militares que apoiou o Marechal Deodoro na Proclamação da República. Essa junta militar assumiu o controle do governo provisório e governou o país até a promulgação da primeira Constituição da República, em 1891.

Quais foram as consequências da Proclamação da República?

A Proclamação da República teve diversas consequências para o Brasil, tanto positivas quanto negativas. Algumas das principais consequências foram:

  • O fim do período imperial no Brasil e o início de uma nova era na história do país;
  • A instalação de um governo provisório, liderado pela junta militar, que governou o país de forma autoritária até a promulgação da primeira Constituição da República em 1891;
  • A criação de novas instituições republicanas, como a Presidência da República, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal;
  • A abolição da escravatura em 1888, que foi um processo que começou durante o período imperial, mas que só foi concluído durante a República;
  • A intensificação da urbanização e da industrialização do país, que trouxe grandes mudanças sociais e econômicas;
  • O surgimento de movimentos políticos e sociais que lutavam por uma maior participação popular na política e por melhores condições de vida para a população, como o movimento operário e o movimento feminista.

Conclusão

A frase “Viva a República! Dissolvem-se as câmaras e assume o governo provisório a junta militar” é uma das mais famosas da história do Brasil. Ela marcou o início de um novo período na história do país, quando o Brasil deixou de ser governado por um imperador e passou a ser uma república. Apesar das consequências positivas e negativas desse processo, a Proclamação da República foi um momento fundamental na construção da identidade brasileira e na luta por uma sociedade mais justa e democrática.

For more information, please click the button below.

FAQs

1. Quem foi o último imperador do Brasil?

O último imperador do Brasil foi Dom Pedro II, que governou o país por mais de 40 anos, de 1840 a 1889. Ele foi deposto durante a Proclamação da República liderada pelo Marechal Deodoro da Fonseca em 15 de novembro de 1889.

2. Qual foi a primeira Constituição da República?

A primeira Constituição da República foi promulgada em 1891, dois anos após a Proclamação da República. Essa Constituição estabeleceu a forma de governo republicana, com a Presidência da República como chefe de Estado e de governo, o Congresso Nacional como poder legislativo e o Supremo Tribunal Federal como poder judiciário.

3. O que significou a abolição da escravatura para o Brasil?

A abolição da escravatura em 1888 foi um marco importante na história do Brasil. Ela significou o fim de uma das formas mais cruéis de exploração do ser humano e abriu caminho para uma sociedade mais justa e igualitária. No entanto, a abolição não resolveu todos os problemas sociais do país, como a exclusão econômica e a discriminação racial, que ainda são desafios a serem enfrentados.

Related video of frase da proclamação da republica

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait