Formulas Mais Importantes Para O Enem

Reza October 19, 2021
Principais fórmulas de Física para o Enem.

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma das provas mais importantes para os estudantes que desejam ingressar em uma universidade. A prova exige conhecimentos em diversas áreas, como Matemática, Física, Química, Biologia e outras. Neste texto, vamos nos concentrar nas fórmulas mais importantes para o Enem, principalmente nas áreas de Matemática e Física.

Matemática

A Matemática é uma das áreas que mais exigem fórmulas no ENEM. Algumas das mais importantes são:

  • Fórmula de Bhaskara: essa fórmula é usada para calcular as raízes de uma equação do segundo grau. É representada por: x = (-b ± √(b² – 4ac)) / 2a.
  • Teorema de Pitágoras: esse teorema é utilizado para calcular a hipotenusa de um triângulo retângulo. É representado por: a² + b² = c², onde a e b são os catetos e c é a hipotenusa.
  • Função exponencial: essa função é representada por f(x) = a^x, onde a é a base e x é o expoente. É muito utilizada em questões que envolvem juros compostos e crescimento populacional.
  • Função logarítmica: essa função é a inversa da função exponencial. É representada por f(x) = loga x, onde a é a base e x é o resultado da operação. É muito utilizada em questões que envolvem pH, acidez, alcalinidade e outras grandezas.
  • Teorema de Tales: esse teorema é utilizado para calcular medidas desconhecidas em figuras semelhantes. É representado por: a/b = c/d, onde a e b são as medidas conhecidas e c e d são as medidas desconhecidas.

Física

A Física também exige diversas fórmulas no ENEM. Algumas das mais importantes são:

  • Lei de Ohm: essa lei é utilizada para calcular a corrente elétrica em um circuito. É representada por: I = V/R, onde I é a corrente, V é a diferença de potencial e R é a resistência.
  • Lei de Coulomb: essa lei é utilizada para calcular a força elétrica entre duas cargas elétricas. É representada por: F = k * (q1 * q2) / d², onde F é a força elétrica, k é a constante eletrostática, q1 e q2 são as cargas elétricas e d é a distância entre elas.
  • Lei de Newton: essa lei é utilizada para calcular a força resultante em um objeto. É representada por: F = m * a, onde F é a força resultante, m é a massa e a é a aceleração do objeto.
  • Lei de Snell: essa lei é utilizada para calcular o ângulo de refração em um meio óptico. É representada por: n1 * sen(θ1) = n2 * sen(θ2), onde n1 e n2 são os índices de refração dos meios e θ1 e θ2 são os ângulos de incidência e refração, respectivamente.
  • Fórmula de Torricelli: essa fórmula é utilizada para calcular a velocidade final de um objeto em queda livre. É representada por: v² = v0² + 2gh, onde v é a velocidade final, v0 é a velocidade inicial, g é a aceleração da gravidade e h é a altura do objeto em relação ao solo.

Conclusão

As fórmulas são uma parte importante do ENEM e dominá-las pode fazer a diferença na hora da prova. É importante lembrar que a prática é fundamental para se familiarizar com as fórmulas e saber aplicá-las corretamente. Além disso, é necessário estudar e revisar todas as áreas do conhecimento exigidas na prova para obter um bom desempenho.

FAQs

1. Quais são as áreas do conhecimento exigidas no ENEM?

O ENEM exige conhecimentos em diversas áreas, como Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia, Língua Portuguesa, Literatura, Artes, Educação Física e Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol).

2. É possível fazer a prova do ENEM sem saber todas as fórmulas?

Sim, é possível fazer a prova do ENEM sem saber todas as fórmulas. No entanto, é importante ter um conhecimento básico das fórmulas mais importantes para cada área do conhecimento exigida na prova.

For more information, please click the button below.

3. Como estudar as fórmulas para o ENEM?

Uma boa forma de estudar as fórmulas para o ENEM é revisá-las constantemente e praticar exercícios que as utilizem. Além disso, existem diversos materiais de estudo disponíveis na internet e em livros preparatórios para o ENEM.

Related video of formulas mais importantes para o enem

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait