Formas Nominais Do Verbo Exercícios

Reza May 7, 2021
Formas Nominais Do Verbo Exercicios 6 Ano EDUCA

As formas nominais do verbo são muito importantes na língua portuguesa. Essas formas são usadas para transmitir informações sobre ações, processos e eventos que ocorrem em um determinado tempo verbal.

O que são formas nominais do verbo?

As formas nominais do verbo são as formas verbais que não indicam flexão de tempo, modo, aspecto e número. São elas: o infinitivo, o gerúndio e o particípio.

  • Infinitivo – é a forma do verbo que expressa uma ação de forma impessoal, sem referência a um sujeito ou tempo. Geralmente é precedido pela preposição “a”. Exemplo: “Aprender a falar inglês é importante”.
  • Gerúndio – é a forma do verbo que expressa uma ação em andamento ou simultânea a outra ação. É formado pelo radical do verbo mais o sufixo “-ando” ou “-endo”. Exemplo: “Ele está estudando para o vestibular”.
  • Particípio – é a forma do verbo que expressa uma ação já concluída ou um estado resultante da ação. É formado pelo radical do verbo mais o sufixo “-ado” ou “-ido”. Exemplo: “Ele já tinha estudado para a prova”.

Exercícios sobre formas nominais do verbo

Para ajudar na fixação do conteúdo, seguem alguns exercícios sobre as formas nominais do verbo:

  1. Identifique as formas nominais do verbo nas seguintes frases:
    • Ele gosta de jogar bola.
    • Estou estudando para a prova.
    • O livro lido por ela é muito bom.
  2. Complete as frases com a forma nominal correta do verbo entre parênteses:
    • Preciso (estudar/estudando/estudado) para a prova.
    • (Falar/Falando/Falado) inglês é importante.
    • Eu já tinha (chegado/chegando/chegar) quando ele ligou.

Dicas para o uso correto das formas nominais do verbo

Algumas dicas para o uso correto das formas nominais do verbo são:

  • O infinitivo deve ser usado após verbos auxiliares como “poder”, “dever” e “querer”. Exemplo: “Eu quero estudar para a prova”.
  • O gerúndio deve ser usado para expressar ações simultâneas ou em andamento. Exemplo: “Estou estudando para a prova e não posso sair agora”.
  • O particípio deve ser usado para expressar ações já concluídas ou estados resultantes da ação. Exemplo: “Ele já tinha estudado para a prova quando chegou”.

Conclusão

As formas nominais do verbo são muito importantes na língua portuguesa e seu uso correto pode fazer toda a diferença na comunicação. É importante lembrar que cada uma dessas formas tem um uso específico e que é preciso atentar para as regras de concordância e regência.

FAQs

1. Qual é a diferença entre gerúndio e particípio?

O gerúndio expressa uma ação em andamento ou simultânea a outra ação, enquanto o particípio expressa uma ação já concluída ou um estado resultante da ação.

For more information, please click the button below.

2. Como identificar o infinitivo?

O infinitivo geralmente é precedido pela preposição “a” e expressa uma ação de forma impessoal, sem referência a um sujeito ou tempo.

3. O que são formas verbais?

Formas verbais são as diferentes maneiras de conjugar um verbo de acordo com o tempo, modo, aspecto e número.

Related video of formas nominais do verbo exercícios

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait