Figuras De Linguagem Nas Músicas

Reza July 14, 2021
Musicas Que Tenham Figuras De Linguagem BRAINSTACK

As figuras de linguagem são recursos utilizados na língua para conferir expressividade e beleza à comunicação. Na música, elas são frequentemente utilizadas para enriquecer as letras e torná-las mais atraentes para o público. Neste artigo, vamos explorar as principais figuras de linguagem presentes nas músicas.

Metáfora

A metáfora é uma figura de linguagem que estabelece uma relação de semelhança entre dois elementos, sem a utilização de conectivos ou palavras que indiquem essa relação. É como se um elemento fosse substituído pelo outro, em função da semelhança entre eles. Na música, a metáfora é muito utilizada para criar imagens poéticas e transmitir emoções.

  • Exemplo: “Você é um sonho bom que eu queria ter” (Trecho da música “Esse tal de Repi Enrola” – Emicida)

Comparação

A comparação é uma figura de linguagem que estabelece uma relação de semelhança entre dois elementos, porém, ao contrário da metáfora, utiliza conectivos ou palavras que indiquem essa relação, como “como”, “tal qual”, “parece”, entre outros. Na música, a comparação é muito utilizada para criar imagens poéticas e transmitir emoções.

  • Exemplo: “Foi como ver o mar pela primeira vez, você me fez sentir vivo” (Trecho da música “Livre, leve e solto” – Projota)

Metonímia

A metonímia é uma figura de linguagem que consiste em utilizar uma palavra ou expressão em lugar de outra, estabelecendo uma relação de proximidade entre elas. Na música, a metonímia é muito utilizada para criar imagens poéticas e transmitir emoções.

  • Exemplo: “O amor é uma fogueira que arde sem se ver” (Trecho da música “O amor é uma fogueira” – Falamansa)

Antítese

A antítese é uma figura de linguagem que estabelece uma relação de oposição entre duas ideias ou palavras. É como se houvesse um contraste entre elas. Na música, a antítese é muito utilizada para criar imagens poéticas e transmitir emoções.

  • Exemplo: “Eu sou um pássaro de fogo, eu tenho medo do escuro” (Trecho da música “Pássaro de Fogo” – Paula Fernandes)

Ironia

A ironia é uma figura de linguagem que consiste em dizer o contrário do que se quer expressar, com o objetivo de ridicularizar ou criticar algo ou alguém. Na música, a ironia é muito utilizada para criar imagens poéticas e transmitir emoções.

For more information, please click the button below.
  • Exemplo: “Vou te contar um segredo, eu não sou mais criança, não” (Trecho da música “O Segredo” – Marisa Monte)

Aliteração

A aliteração é uma figura de linguagem que consiste na repetição de sons consonantais em uma frase ou verso. Na música, a aliteração é muito utilizada para criar ritmo e sonoridade na letra.

  • Exemplo: “E aí, beleza? Blz, blz, blz” (Trecho da música “Beleza Rara” – Thiaguinho)

Assonância

A assonância é uma figura de linguagem que consiste na repetição de sons vocálicos em uma frase ou verso. Na música, a assonância é muito utilizada para criar ritmo e sonoridade na letra.

  • Exemplo: “Ela é bonita e sabe disso” (Trecho da música “Sapequinha” – Eduardo Costa)

Anáfora

A anáfora é uma figura de linguagem que consiste na repetição de uma palavra ou expressão no início de frases ou versos. Na música, a anáfora é muito utilizada para criar ênfase e reforçar uma ideia.

  • Exemplo: “Eu quero uma casa no campo, onde eu possa ficar do tamanho da paz” (Trecho da música “Casa no Campo” – Elis Regina)

Conclusão

As figuras de linguagem são recursos muito utilizados na música para criar imagens poéticas, transmitir emoções, criar ritmo e sonoridade na letra, entre outros. Ao identificar e compreender as figuras de linguagem presentes nas músicas, é possível apreciar ainda mais a beleza e a riqueza das letras.

FAQs

1. Todas as músicas utilizam figuras de linguagem?

Não necessariamente. As figuras de linguagem são recursos utilizados pelos compositores para enriquecer as letras e torná-las mais atraentes para o público, mas nem todas as músicas fazem uso desses recursos.

2. É possível identificar as figuras de linguagem em todas as músicas?

Nem sempre é possível identificar as figuras de linguagem em todas as músicas, pois algumas vezes elas podem estar implícitas ou serem utilizadas de forma mais sutil. No entanto, em muitas músicas é possível identificar claramente o uso desses recursos.

3. Todas as figuras de linguagem utilizadas nas músicas têm o mesmo efeito?

Não, cada figura de linguagem tem um efeito específico na mensagem transmitida pela letra da música. Algumas figuras de linguagem são utilizadas para criar imagens poéticas e transmitir emoções, enquanto outras são utilizadas para criar ritmo e sonoridade na letra.

Related video of figuras de linguagem nas musicas

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait