Figuras De Linguagem: Catacrese E Exemplos

Reza November 18, 2021
Catacrese Dicio, Dicionário Online de Português

As figuras de linguagem são recursos utilizados na língua portuguesa para dar mais expressividade, beleza e clareza ao texto. Uma das figuras de linguagem mais comuns é a catacrese, que é utilizada quando não há uma palavra específica para designar um objeto, então utiliza-se outra palavra que se aproxime do significado.

O que é a Catacrese?

A catacrese é um tipo de metáfora que ocorre quando se utiliza uma palavra para designar um objeto que não tem um termo específico. É uma figura de linguagem muito comum na língua portuguesa, usada no dia a dia e na literatura.

Por exemplo, quando se diz “pé da mesa”, “braço da cadeira”, “boca da garrafa”, “perna da mesa”, entre outros, está-se utilizando a figura de linguagem catacrese. Isso porque não há palavras específicas para designar essas partes dos objetos, então utiliza-se uma palavra que se aproxime do significado.

Exemplos de Catacrese

Confira a seguir alguns exemplos de catacrese:

  • Pé da mesa
  • Braço da cadeira
  • Boca da garrafa
  • Perna da mesa
  • Cabeça do martelo
  • Olho da fechadura
  • Mão do relógio
  • Asa da xícara

Catacrese na Literatura

A catacrese é uma figura de linguagem muito utilizada na literatura, principalmente na poesia. Os poetas utilizam a catacrese para criar imagens poéticas e dar mais expressividade ao texto.

Confira a seguir um exemplo de poema que utiliza a figura de linguagem catacrese:

For more information, please click the button below.

Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.
Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.

Canção do Exílio – Gonçalves Dias

Nesse poema, Gonçalves Dias utiliza a catacrese ao dizer “Minha terra tem palmeiras”. Ele utiliza a palavra “palmeiras” para designar a terra brasileira, já que a palmeira é uma árvore muito comum no Brasil. Essa figura de linguagem cria uma imagem poética que remete à beleza e à exuberância da natureza brasileira.

Conclusão

A catacrese é uma figura de linguagem muito comum na língua portuguesa, utilizada tanto no dia a dia quanto na literatura. Ela é utilizada quando não há uma palavra específica para designar um objeto, então utiliza-se outra palavra que se aproxime do significado. Na literatura, a catacrese é utilizada para criar imagens poéticas e dar mais expressividade ao texto.

FAQs

1. Qual é a diferença entre catacrese e metonímia?

A catacrese e a metonímia são figuras de linguagem distintas. Enquanto a catacrese ocorre quando não há uma palavra específica para designar um objeto, então utiliza-se outra palavra que se aproxime do significado, a metonímia ocorre quando se utiliza uma palavra para designar outra palavra que tenha uma relação de proximidade ou contiguidade. Por exemplo, quando se diz “vou beber um copo”, está-se utilizando a metonímia, já que o copo é utilizado para designar a bebida que está dentro dele.

2. A catacrese é uma figura de linguagem exclusiva da língua portuguesa?

Não, a catacrese é uma figura de linguagem utilizada em várias línguas, como o inglês, o francês e o espanhol.

3. A catacrese é uma figura de linguagem apenas na literatura?

Não, a catacrese é uma figura de linguagem utilizada tanto no dia a dia quanto na literatura. Ela é utilizada quando não há uma palavra específica para designar um objeto, então utiliza-se outra palavra que se aproxime do significado.

Related video of figuras de linguagem catacrese exemplos

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait