Fgv – Torre Oscar Niemeyer

Reza April 18, 2021
FGV inaugura conjunto projetado por Niemeyer, em Botafogo Jornal O Globo

Introdução

A Torre Oscar Niemeyer é um edifício localizado na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. É um dos prédios mais icônicos da cidade do Rio de Janeiro e é uma das principais sedes da Fundação Getúlio Vargas (FGV). A torre foi projetada pelo famoso arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer e concluída em 2012.

Design e Arquitetura

A Torre Oscar Niemeyer tem uma forma única que se destaca no horizonte do Rio de Janeiro. É uma estrutura curva e espiralada que lembra a forma de uma concha. A torre é composta por 17 andares e tem uma altura total de 98 metros.

O edifício foi projetado para ser ecologicamente correto. Possui painéis solares para fornecer energia renovável e um sistema de captação de água da chuva para uso interno. A torre também tem janelas com isolamento térmico para conservar energia e reduzir os custos de ar condicionado.

Uso da Torre Oscar Niemeyer

A Torre Oscar Niemeyer é uma das principais sedes da Fundação Getúlio Vargas (FGV). É um centro de pesquisa e educação que oferece cursos de graduação e pós-graduação em diversas áreas, incluindo economia, administração, direito, ciência política e relações internacionais.

O prédio também é usado para eventos e conferências. Possui um auditório com capacidade para 400 pessoas e várias salas de reuniões equipadas com tecnologia de última geração.

Localização

A Torre Oscar Niemeyer está localizada no bairro da Urca, na cidade do Rio de Janeiro. É situada em um local privilegiado, com vista para a Baía de Guanabara e a estátua do Cristo Redentor. A área é conhecida por ser um dos bairros mais seguros e tranquilos do Rio de Janeiro.

For more information, please click the button below.

Curiosidades

  • A Torre Oscar Niemeyer é uma das últimas obras do famoso arquiteto brasileiro, que faleceu em 2012, pouco depois da conclusão da construção.
  • O edifício é um dos poucos projetos de Niemeyer no Rio de Janeiro, sua cidade natal. A maioria de suas obras mais famosas estão em Brasília.
  • A Torre Oscar Niemeyer é um exemplo da arquitetura orgânica, que se inspira nas formas da natureza.
  • O prédio foi um dos primeiros do Rio de Janeiro a receber a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), que reconhece edifícios sustentáveis.

Conclusão

A Torre Oscar Niemeyer é um edifício icônico da cidade do Rio de Janeiro. Sua forma única e sua arquitetura sustentável o tornam um exemplo de design inovador. Como uma das principais sedes da Fundação Getúlio Vargas, a torre é um importante centro de pesquisa e educação no Brasil. Além disso, é um local deslumbrante para eventos e conferências, com vista para a Baía de Guanabara e o Cristo Redentor.

FAQs

Qual é a altura da Torre Oscar Niemeyer?

A Torre Oscar Niemeyer tem uma altura total de 98 metros.

Quais são os cursos oferecidos pela FGV na Torre Oscar Niemeyer?

A FGV oferece cursos de graduação e pós-graduação em diversas áreas, incluindo economia, administração, direito, ciência política e relações internacionais.

Posso visitar a Torre Oscar Niemeyer?

A Torre Oscar Niemeyer está aberta ao público apenas durante eventos e exposições. No entanto, a área em torno da torre é aberta ao público e oferece vistas deslumbrantes da Baía de Guanabara e do Cristo Redentor.

Related video of fgv – torre oscar niemeyer

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait