Extração De Dna Do Morango

Reza May 26, 2021
Biologia Estudo da Vida Extração de DNA do morango (outubro de 2014)

A extração de DNA do morango é um procedimento simples e fácil que pode ser realizado em casa ou em laboratórios. O DNA é extraído do morango para uma série de fins, como o estudo da genética e para a produção de alimentos transgênicos.

Materiais Necessários

Os materiais necessários para a extração do DNA do morango são:

  • Morangos frescos
  • Detergente para lava-louças
  • Sal de cozinha
  • Álcool isopropílico
  • Água destilada
  • Copos de medida
  • Xícaras de chá
  • Colheres de chá
  • Filtros de café
  • Pipetas
  • Tubos de ensaio
  • Bastões de vidro

Procedimento

O procedimento para a extração do DNA do morango é simples e rápido. Siga os passos abaixo:

  1. Remova as folhas dos morangos e corte-os em pedaços pequenos.
  2. Coloque os pedaços de morango em um copo de medida e adicione uma colher de chá de detergente para lava-louças e meia colher de chá de sal.
  3. Adicione água destilada suficiente para cobrir os morangos.
  4. Mexa bem a mistura com um bastão de vidro até que os morangos estejam bem esmagados e o detergente tenha dissolvido a membrana celular.
  5. Coloque um filtro de café no topo de uma xícara de chá e despeje a mistura do morango no filtro. Deixe o líquido escorrer na xícara.
  6. Adicione o líquido em um tubo de ensaio e adicione uma pipeta de álcool isopropílico. Agite suavemente o tubo de ensaio.
  7. O DNA se precipitará na interface da solução de água e álcool. Use um bastão de vidro para enrolar o DNA e coloque-o em um outro tubo de ensaio.
  8. Adicione água destilada no tubo de ensaio para cobrir o DNA.

Explicação Científica

A extração de DNA do morango é um processo que envolve a quebra da membrana celular do morango e a separação do material genético do resto da célula. O detergente para lava-louças é adicionado para dissolver a membrana celular, enquanto o sal ajuda a quebrar as proteínas que mantêm o DNA junto com o núcleo da célula.

O álcool isopropílico é adicionado para separar o DNA do resto da mistura. Quando o álcool é adicionado, ele forma uma camada na parte superior da mistura. O DNA, sendo insolúvel em álcool, é precipitado nessa camada e pode ser visto como fios brancos.

Conclusão

A extração de DNA do morango é um experimento simples e divertido que pode ser realizado em casa ou em laboratórios. É uma maneira divertida de aprender sobre genética e como o DNA é estruturado.

For more information, please click the button below.

FAQs

1. Por que detergente para lava-louças é usado na extração de DNA do morango?

O detergente é usado para dissolver a membrana celular do morango, permitindo que o DNA seja liberado.

2. O que é álcool isopropílico e por que é usado na extração de DNA do morango?

O álcool isopropílico é um álcool comum que é usado para separar o DNA do resto da mistura. Ele é adicionado para que o DNA possa ser visto como fios brancos.

3. Por que é importante extrair DNA do morango?

A extração de DNA do morango é importante para a pesquisa científica e pode ser usada para uma variedade de fins, como estudos de genética e para a produção de alimentos transgênicos. Além disso, pode ser um experimento divertido e educativo para crianças e adultos.

Related video of extracao de dna do morango

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait