Expressões Numéricas 5 Ano Com Gabarito

Reza June 14, 2022
expressões numéricas 5º ano

As expressões numéricas são um dos principais conteúdos da matemática, e são estudadas desde o ensino fundamental. No 5º ano, os estudantes precisam ter um bom entendimento sobre como resolver essas operações matemáticas, e por isso é importante praticar com exercícios e gabaritos.

O que são expressões numéricas?

As expressões numéricas são operações que envolvem números e sinais matemáticos, como adição (+), subtração (-), multiplicação (x) e divisão (÷). Essas operações podem ser simples ou complexas, e devem ser resolvidas de acordo com as regras da matemática, como a ordem das operações.

Por exemplo, uma expressão numérica simples seria 5 + 3, que resulta em 8. Já uma expressão numérica mais complexa seria 5 + 3 x 2, que deve ser resolvida seguindo a ordem das operações: primeiro a multiplicação (3 x 2 = 6) e depois a adição (5 + 6 = 11), resultando em 11.

Como resolver expressões numéricas no 5º ano?

No 5º ano, os estudantes já devem ter aprendido as regras básicas para resolver expressões numéricas, como a ordem das operações. É importante que os estudantes pratiquem resolvendo exercícios para fixar essas regras e entender como aplicá-las em diferentes situações.

Para resolver uma expressão numérica, é necessário seguir a ordem das operações, que é:

  1. Parênteses;
  2. Potenciação e radiciação;
  3. Multiplicação e divisão (resolvendo da esquerda para a direita);
  4. Adição e subtração (resolvendo da esquerda para a direita).

Por exemplo, para resolver a expressão numérica 5 + 3 x 2, deve-se primeiro resolver a multiplicação (3 x 2 = 6) e depois a adição (5 + 6 = 11), resultando em 11.

For more information, please click the button below.

Exemplo de exercício de expressões numéricas com gabarito

Para praticar as regras de resolução de expressões numéricas, é importante resolver exercícios. Segue abaixo um exemplo de exercício de expressões numéricas com gabarito:

Calcule o valor das seguintes expressões numéricas:

  1. 4 x 5 – 7 ÷ 1 + 6;
  2. (6 + 2) x 3 – 4 ÷ 2;
  3. 8 + 7 x 9 ÷ 3 – 2.

Gabarito:

  1. 19;
  2. 20;
  3. 23.

Conclusão

As expressões numéricas são um conteúdo importante da matemática que deve ser aprendido desde cedo. No 5º ano, os estudantes devem ter um bom entendimento sobre como resolver essas operações matemáticas, e por isso é importante praticar com exercícios e gabaritos. Lembrando sempre de seguir a ordem das operações para resolver as expressões de forma correta.

FAQs

1. Como saber se estou seguindo a ordem das operações corretamente?

Para saber se está seguindo a ordem das operações corretamente, é importante lembrar da sigla PEMDAS, que significa Parênteses, Potenciação e radiciação, Multiplicação e divisão, Adição e subtração. Se você seguir essa ordem, estará resolvendo as expressões de forma correta.

2. Existem expressões numéricas que não seguem a ordem das operações?

Sim, algumas expressões numéricas podem ter outras regras de resolução, dependendo da situação. Por exemplo, se a expressão tiver apenas adição e subtração, deve-se resolver da esquerda para a direita, sem se preocupar com a ordem das operações.

3. Como posso praticar expressões numéricas?

Para praticar expressões numéricas, é importante resolver exercícios e gabaritos. Existem diversos materiais e livros didáticos que trazem exercícios de expressões numéricas para praticar. Além disso, é possível encontrar exercícios na internet e em sites educacionais.

Related video of expressões numéricas 5 ano com gabarito

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait