Exercícios Verbos Regulares E Irregulares

Reza July 12, 2021
Pin en Idioma

Os verbos são uma parte essencial da gramática de qualquer língua. Eles são usados para expressar ações, estados, sentimentos e pensamentos. Na língua portuguesa, os verbos são divididos em dois tipos: regulares e irregulares. Neste artigo, vamos discutir a diferença entre esses dois tipos de verbos e fornecer alguns exemplos práticos.

Verbos regulares

Os verbos regulares são aqueles que seguem um padrão específico de conjugação. Isso significa que eles seguem as mesmas regras de conjugação para todos os tempos verbais e pessoas. Esses verbos são geralmente mais fáceis de aprender e memorizar, pois seguem um padrão consistente. Abaixo estão alguns exemplos de verbos regulares em português:

  • Amar
  • Cantar
  • Comer
  • Andar
  • Trabalhar

Para conjugar um verbo regular em português, é necessário adicionar um sufixo específico ao radical do verbo. O sufixo varia de acordo com a pessoa e o tempo verbal. Abaixo está uma tabela que mostra a conjugação do verbo “amar” no presente do indicativo:

Eu Tu Ele/Ela Nós Vós Eles/Elas
Amo Amas Ama Amamos Amais Amam

Observe que o sufixo “-o” é adicionado ao radical do verbo para a primeira pessoa do singular (eu), “-as” para a segunda pessoa do singular (tu), “-a” para a terceira pessoa do singular (ele/ela), “-amos” para a primeira pessoa do plural (nós), “-ais” para a segunda pessoa do plural (vós) e “-am” para a terceira pessoa do plural (eles/elas).

Verbos irregulares

Os verbos irregulares, por outro lado, não seguem um padrão específico de conjugação. Eles têm conjugações diferentes para diferentes tempos verbais e pessoas. Esses verbos são geralmente mais difíceis de aprender e memorizar, pois não seguem um padrão consistente. Abaixo estão alguns exemplos de verbos irregulares em português:

  • Ser
  • Estar
  • Fazer
  • Dizer
  • Vir

Para conjugar um verbo irregular em português, é necessário memorizar as conjugações para cada tempo verbal e pessoa. Abaixo está uma tabela que mostra a conjugação do verbo “ser” no presente do indicativo:

For more information, please click the button below.
Eu Tu Ele/Ela Nós Vós Eles/Elas
Sou És É Somos Sois São

Observe que as conjugações para o verbo “ser” são completamente diferentes das conjugações para o verbo “amar”.

Exercícios

A melhor maneira de aprender a diferença entre verbos regulares e irregulares é praticando. Abaixo estão alguns exercícios para você praticar a conjugação de verbos regulares e irregulares em português:

  1. Conjugue o verbo “comer” no presente do indicativo para todas as pessoas.
  2. Conjugue o verbo “estar” no presente do subjuntivo para todas as pessoas.
  3. Conjugue o verbo “fazer” no pretérito perfeito para todas as pessoas.
  4. Conjugue o verbo “dizer” no futuro do indicativo para todas as pessoas.
  5. Conjugue o verbo “andar” no imperativo afirmativo para todas as pessoas.

Conclusão

Os verbos são uma parte essencial da gramática da língua portuguesa. É importante entender a diferença entre verbos regulares e irregulares para poder conjugá-los corretamente. Verbos regulares seguem um padrão consistente de conjugação, enquanto verbos irregulares têm conjugações diferentes para diferentes tempos verbais e pessoas. A prática é a melhor maneira de aprender a conjugação de verbos regulares e irregulares. Com o tempo e a prática, você se sentirá cada vez mais confortável em usá-los corretamente.

FAQs

1. Qual é a diferença entre verbos regulares e irregulares?

Verbos regulares seguem um padrão consistente de conjugação para todos os tempos verbais e pessoas, enquanto verbos irregulares têm conjugações diferentes para diferentes tempos verbais e pessoas.

2. Como posso praticar a conjugação de verbos regulares e irregulares em português?

Você pode praticar a conjugação de verbos regulares e irregulares em português fazendo exercícios, lendo textos em português e tentando identificar os verbos e suas conjugações, e conversando com outras pessoas em português.

3. O que devo fazer se eu tiver dificuldade em conjugar verbos irregulares em português?

Se você tiver dificuldade em conjugar verbos irregulares em português, é importante praticar mais e revisar as regras de conjugação para cada tempo verbal e pessoa. Você também pode pedir ajuda a um professor ou tutor de português.

Related video of exercícios verbos regulares e irregulares

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait