Exercícios Sobre Orações Coordenadas Com Gabarito Recanto Das Letras

Reza August 8, 2022
ATIVIDADES SOBRE ORAÇÕES COORDENADAS.

As orações coordenadas são aquelas que possuem independência sintática e podem ser unidas por meio de conjunções coordenativas. Essas orações são importantes na construção de textos mais complexos e, por isso, é fundamental que sejam compreendidas e praticadas. Nesse sentido, os exercícios sobre orações coordenadas com gabarito Recanto das Letras são uma excelente opção para quem deseja aprimorar seus conhecimentos nessa área.

O que são orações coordenadas?

As orações coordenadas são aquelas que possuem independência sintática e podem ser unidas por meio de conjunções coordenativas. Essas conjunções são utilizadas para conectar orações que possuem a mesma importância dentro do texto, ou seja, não há uma relação de subordinação entre elas. As principais conjunções coordenativas são:

  • E
  • OU
  • MAS
  • POIS
  • PORTANTO
  • TODAVIA
  • CONTUDO

As orações coordenadas podem ser classificadas em dois tipos: assindéticas e sindéticas. As orações assindéticas são aquelas que não possuem conjunção coordenativa, enquanto que as sindéticas são aquelas que possuem essa conjunção.

Exemplo de orações coordenadas

Um exemplo de orações coordenadas é:

João estudou para a prova, mas não conseguiu passar.

Nesse exemplo, temos duas orações coordenadas: João estudou para a prova e não conseguiu passar. Elas são unidas pela conjunção coordenativa mas, que indica uma relação de contraste entre elas.

For more information, please click the button below.

Exercícios sobre orações coordenadas com gabarito Recanto das Letras

Os exercícios sobre orações coordenadas com gabarito Recanto das Letras são uma excelente opção para quem deseja praticar e aprimorar seus conhecimentos nessa área. Esses exercícios são compostos por várias questões que envolvem a identificação de orações coordenadas, a classificação delas e a escolha da conjunção coordenativa adequada para unir essas orações.

Para ter acesso aos exercícios sobre orações coordenadas com gabarito Recanto das Letras, basta acessar o site https://recantodasletras.com.br/exercicios-de-portugues/789. Lá, você encontrará várias questões com diferentes níveis de dificuldade, o que torna esses exercícios uma opção interessante tanto para quem está começando a estudar orações coordenadas quanto para quem já possui um conhecimento mais avançado sobre o assunto.

Exemplo de questão sobre orações coordenadas

Uma das questões presentes nos exercícios sobre orações coordenadas com gabarito Recanto das Letras é:

Identifique as orações coordenadas e classifique-as como assindéticas ou sindéticas:

“Eu fui ao cinema e assisti a um filme incrível, mas não gostei do final.”

Nessa questão, temos duas orações coordenadas: Eu fui ao cinema e assisti a um filme incrível e não gostei do final. A primeira oração é assindética, pois não possui conjunção coordenativa, enquanto que a segunda oração é sindética, pois é unida à primeira pela conjunção coordenativa mas.

Conclusão

Os exercícios sobre orações coordenadas com gabarito Recanto das Letras são uma excelente opção para quem deseja praticar e aprimorar seus conhecimentos sobre esse assunto. Esses exercícios são compostos por várias questões que envolvem a identificação de orações coordenadas, a classificação delas e a escolha da conjunção coordenativa adequada para unir essas orações. Além disso, esses exercícios estão disponíveis de forma gratuita na internet, o que torna ainda mais fácil o acesso a eles.

FAQs

1. Qual a importância de estudar orações coordenadas?

As orações coordenadas são importantes na construção de textos mais complexos e, por isso, é fundamental que sejam compreendidas e praticadas. Além disso, o conhecimento sobre orações coordenadas pode ajudar na identificação e correção de erros gramaticais em textos escritos.

2. Como identificar uma oração coordenada em um texto?

Para identificar uma oração coordenada em um texto, é preciso verificar se ela possui independência sintática e se está unida a outra oração por meio de uma conjunção coordenativa. Além disso, as orações coordenadas podem ser classificadas em assindéticas (sem conjunção coordenativa) ou sindéticas (com conjunção coordenativa).

3. Onde encontrar exercícios sobre orações coordenadas com gabarito?

Os exercícios sobre orações coordenadas com gabarito podem ser encontrados em vários sites e plataformas de ensino de língua portuguesa. Uma opção interessante é o site Recanto das Letras, que oferece uma série de exercícios gratuitos sobre esse assunto.

Related video of exercícios sobre orações coordenadas com gabarito recanto das letras

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait