Exercícios Sobre Modernismo Em Portugal

Reza January 27, 2023
Questões Sobre Modernismo Português 2014 Modernismo Poesia

O Modernismo em Portugal foi um movimento literário e artístico que ocorreu nas primeiras décadas do século XX. Este movimento foi caracterizado pela ruptura com as tradições passadas e pela busca de novas formas de expressão artística. Os exercícios sobre Modernismo em Portugal são importantes para entendermos as principais características deste movimento e como ele se manifestou na literatura portuguesa.

Exercício 1 – Características do Modernismo em Portugal

Para entendermos o Modernismo em Portugal, é importante conhecermos as suas principais características. Faça uma lista das características do Modernismo em Portugal.

Resposta:

  • Ruptura com as tradições passadas
  • Busca de novas formas de expressão artística
  • Valorização da subjetividade e da individualidade
  • Uso de técnicas experimentais
  • Temas urbanos e cosmopolitas
  • Valorização da linguagem coloquial
  • Ironia e humor

Exercício 2 – Autores e obras do Modernismo em Portugal

O Modernismo em Portugal foi marcado por diversos autores e obras importantes. Faça uma lista dos principais autores e obras do Modernismo em Portugal.

Resposta:

  • Fernando Pessoa – Mensagem
  • Mário de Sá-Carneiro – Dispersão
  • Almada Negreiros – Nome de Guerra
  • António Botto – Canções
  • José de Almada Negreiros – K4 O Quadrado Azul
  • Amadeo de Souza-Cardoso – Abstração e Figuração

Exercício 3 – Análise de poema modernista

Um dos principais representantes do Modernismo em Portugal foi Fernando Pessoa. Leia o poema abaixo e responda às perguntas.

For more information, please click the button below.

Ode Triunfal

 Tenho febre e escrevo. Escrevo rangendo os dentes, fera para a beleza disto, Para a beleza disto totalmente desconhecida dos antigos. Ó rodas, ó engrenagens, r-r-r-r-r-r-r-eterno! Fortissimamente gemem sob a minha alma estes motores em fúria. Ó máquinas vistas como seres mecânicos que sois! Ó cérebros eléctricos! É a minha fúria que os criou a todos! Não há senão fúria nas máquinas e nos seres mecânicos que hão-de suceder-nos. E eu, que tenho a alma cheia de sombras, Eu, sempre vestido com a roupa modesta do operário pobre, Eu, como um funcionário da Fábrica do Destino, Canto, e canto a máquina, Canto o vapor e a gasolineira, Canto a força que torna o mundo superior ao sonho, Canto a beleza eléctrica. 

Perguntas:

  1. Qual é o tema principal do poema?
  2. Resposta: O tema principal do poema é a máquina e a tecnologia.

  3. Qual é a atitude do poeta em relação à máquina?
  4. Resposta: O poeta tem uma atitude positiva em relação à máquina, exaltando a sua beleza e a sua força.

  5. Como o poema reflete as características do Modernismo em Portugal?
  6. Resposta: O poema reflete as características do Modernismo em Portugal ao valorizar a subjetividade e a individualidade do poeta, além de utilizar a linguagem coloquial e a técnica experimental do verso livre.

Conclusão

Os exercícios sobre Modernismo em Portugal são importantes para entendermos as principais características deste movimento literário e artístico. Através dos exercícios, podemos identificar as características do Modernismo em Portugal, conhecer os principais autores e obras deste movimento e analisar um poema modernista. Compreender o Modernismo em Portugal é fundamental para entendermos a literatura portuguesa e a cultura do país.

FAQs

1. O que é o Modernismo em Portugal?

O Modernismo em Portugal foi um movimento literário e artístico que ocorreu nas primeiras décadas do século XX. Este movimento foi caracterizado pela ruptura com as tradições passadas e pela busca de novas formas de expressão artística.

2. Quais são as principais características do Modernismo em Portugal?

As principais características do Modernismo em Portugal são a ruptura com as tradições passadas, a busca de novas formas de expressão artística, a valorização da subjetividade e da individualidade, o uso de técnicas experimentais, temas urbanos e cosmopolitas, a valorização da linguagem coloquial, a ironia e o humor.

3. Quais são os principais autores e obras do Modernismo em Portugal?

Os principais autores e obras do Modernismo em Portugal são Fernando Pessoa – Mensagem, Mário de Sá-Carneiro – Dispersão, Almada Negreiros – Nome de Guerra, António Botto – Canções, José de Almada Negreiros – K4 O Quadrado Azul e Amadeo de Souza-Cardoso – Abstração e Figuração.

Related video of exercicios sobre modernismo em portugal

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait