Exercícios Sobre Diagrama De Linus Pauling

Reza December 25, 2022
Diagrama de Linus Pauling Correção de exercícios YouTube

O Diagrama de Linus Pauling é uma ferramenta fundamental para a compreensão da estrutura eletrônica dos átomos. Ele permite que sejam determinados os números quânticos dos elétrons em um átomo e, com isso, a configuração eletrônica de cada elemento químico. A seguir, serão apresentados alguns exercícios que ajudarão a fixar o uso do Diagrama de Linus Pauling.

Exercício 1

Determine a configuração eletrônica do hélio (He) usando o Diagrama de Linus Pauling.

Solução:

O hélio tem dois elétrons. O Diagrama de Linus Pauling é constituído por quatro níveis, representando as camadas eletrônicas K, L, M e N. Cada camada é dividida em subníveis, que são representados por linhas horizontais. Os elétrons são representados por setas, que indicam o spin, ou sentido do momento angular.

No caso do hélio, os dois elétrons ocupam o primeiro nível, que é o subnível 1s. Esse subnível tem capacidade para dois elétrons, um com spin para cima e outro com spin para baixo. A configuração eletrônica do hélio, portanto, é 1s2.

Exercício 2

Determine a configuração eletrônica do carbono (C) usando o Diagrama de Linus Pauling.

For more information, please click the button below.

Solução:

O carbono tem seis elétrons. Os dois primeiros elétrons ocupam o subnível 1s, como no caso do hélio. Os outros quatro elétrons ocupam o segundo nível, que é representado pelos subníveis 2s e 2p. O subnível 2s tem capacidade para dois elétrons, e o subnível 2p tem capacidade para seis elétrons, distribuídos em três orbitais.

No Diagrama de Linus Pauling, o subnível 2s é representado por uma linha horizontal abaixo do subnível 1s, e os três orbitais do subnível 2p são representados por três linhas horizontais acima do subnível 2s, cada uma com capacidade para dois elétrons.

Os quatro elétrons do carbono são distribuídos no subnível 2s e nos três orbitais do subnível 2p, sendo que cada elétron ocupa um orbital diferente antes de se colocar o segundo elétron em cada um dos orbitais. A configuração eletrônica do carbono é, portanto, 1s22s22p22p2.

Exercício 3

Determine a configuração eletrônica do oxigênio (O) usando o Diagrama de Linus Pauling.

Solução:

O oxigênio tem oito elétrons. Os dois primeiros elétrons ocupam o subnível 1s, e os outros seis elétrons ocupam o segundo nível, como no caso do carbono. A diferença é que no oxigênio, os elétrons são distribuídos de forma que um dos orbitais do subnível 2p fica com apenas um elétron, e os outros dois orbitais ficam com dois elétrons cada.

No Diagrama de Linus Pauling, a configuração eletrônica do oxigênio é representada por 1s22s22p4.

Exercício 4

Determine a configuração eletrônica do ferro (Fe) usando o Diagrama de Linus Pauling.

Solução:

O ferro tem 26 elétrons. A distribuição dos elétrons no Diagrama de Linus Pauling é feita de acordo com a ordem crescente de energia dos subníveis, que é determinada pelo número quântico principal (n) e pelo número quântico secundário (l). A ordem de energia dos subníveis é:

  1. 1s
  2. 2s, 2p
  3. 3s, 3p
  4. 4s, 3d
  5. 5s, 4d
  6. 6s, 4f
  7. 7s, 5f

No caso do ferro, os primeiros 18 elétrons ocupam os subníveis de menor energia, até o subnível 4s. Os oito elétrons restantes ocupam o subnível 3d.

A configuração eletrônica do ferro é, portanto, 1s22s22p63s23p64s23d6.

Exercício 5

Determine a configuração eletrônica do cobalto (Co) usando o Diagrama de Linus Pauling.

Solução:

O cobalto tem 27 elétrons. A distribuição dos elétrons no Diagrama de Linus Pauling segue a mesma ordem de energia dos subníveis apresentada no exercício anterior.

A configuração eletrônica do cobalto é, portanto, 1s22s22p63s23p64s23d7.

Conclusão

Os exercícios sobre Diagrama de Linus Pauling apresentados neste texto são úteis para fixar o uso dessa ferramenta fundamental para a compreensão da estrutura eletrônica dos átomos. É importante lembrar que a configuração eletrônica de cada elemento químico é determinada pelo Diagrama de Linus Pauling, que permite a determinação dos números quânticos dos elétrons em um átomo.

FAQs

1. O que é o Diagrama de Linus Pauling?

O Diagrama de Linus Pauling é uma ferramenta fundamental para a compreensão da estrutura eletrônica dos átomos. Ele permite que sejam determinados os números quânticos dos elétrons em um átomo e, com isso, a configuração eletrônica de cada elemento químico.

2. Como é feito o Diagrama de Linus Pauling?

O Diagrama de Linus Pauling é constituído por quatro níveis, representando as camadas eletrônicas K, L, M e N. Cada camada é dividida em subníveis, que são representados por linhas horizontais. Os elétrons são representados por setas, que indicam o spin, ou sentido do momento angular.

3. Qual a importância do Diagrama de Linus Pauling?

O Diagrama de Linus Pauling é importante porque permite a determinação da configuração eletrônica de cada elemento químico, o que é fundamental para a compreensão das propriedades e reatividade dos elementos. A configuração eletrônica dos átomos também é importante para a interpretação de espectros eletromagnéticos e para o entendimento de fenômenos físicos e químicos em geral.

Related video of exercícios sobre diagrama de linus pauling

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait