Exercícios De Coesão Referencial Para O 7º Ano

Reza January 11, 2022
Plano de Aula 7º ano Língua Portuguesa Coesão referencial

O que é coesão referencial?

Coesão referencial é um dos aspectos da coesão textual, que se refere à relação entre os termos que se referem a um mesmo objeto ou ser. Em outras palavras, trata-se de garantir que as palavras e expressões utilizadas no texto estejam claramente relacionadas às entidades mencionadas anteriormente. Na prática, a coesão referencial é importante para garantir que o texto seja claro e coerente, permitindo que o leitor entenda com precisão quem ou o que está sendo mencionado em cada momento.

Quais são os tipos de coesão referencial?

Existem dois tipos principais de coesão referencial: anáfora e catáfora. A anáfora é a referência a um termo mencionado anteriormente no texto, utilizando pronomes pessoais, demonstrativos ou relativos. Por exemplo: “João foi ao cinema. Ele gostou do filme”. Nesse caso, “ele” faz referência a “João” mencionado anteriormente. A catáfora, por sua vez, é a referência a um termo que será mencionado posteriormente no texto. Por exemplo: “Ao chegar em casa, Maria encontrou uma surpresa. Seu namorado havia preparado um jantar romântico”. Nesse caso, “seu” faz referência a “namorado”, que será mencionado posteriormente.

Exemplos de exercícios de coesão referencial para o 7º ano

1. Identifique a coesão referencial utilizada nas seguintes frases: a) “O cachorro estava cansado. Ele se deitou no sofá.” b) “Maria comprou uma bicicleta nova. Ela é muito bonita.” c) “Ontem fui à praia. Lá, encontrei meu amigo João. Ele estava surfando.” Respostas: a) Anáfora – “ele” refere-se a “cachorro” b) Anáfora – “ela” refere-se a “bicicleta” c) Anáfora – “ele” refere-se a “João” 2. Reescreva as seguintes frases utilizando coesão referencial: a) “O rapaz que trabalha na padaria é muito simpático. O rapaz sempre me atende bem.” b) “A casa é grande. A casa tem um jardim muito bonito.” c) “A professora de ciências é muito inteligente. A professora consegue explicar tudo de forma clara.” Respostas: a) “O rapaz que trabalha na padaria é muito simpático. Ele sempre me atende bem.” b) “A casa, que tem um jardim muito bonito, é grande.” c) “A professora de ciências, que é muito inteligente, consegue explicar tudo de forma clara.”

Dicas para melhorar a coesão referencial no texto

– Utilize pronomes adequados para fazer referências claras às entidades mencionadas anteriormente – Evite repetições desnecessárias de palavras e expressões – Organize as ideias de forma lógica e coerente, para que as referências sejam claras para o leitor – Revise o texto, buscando por possíveis ambiguidades ou falta de clareza nas referências

Conclusão

A coesão referencial é um aspecto essencial para garantir a clareza e coerência do texto. Ao utilizar corretamente a anáfora e a catáfora, é possível estabelecer relações claras entre as entidades mencionadas e tornar o texto mais fácil de ser compreendido pelo leitor.

FAQs

1. Qual a diferença entre anáfora e catáfora?

A anáfora é a referência a um termo mencionado anteriormente no texto, enquanto a catáfora é a referência a um termo que será mencionado posteriormente.

For more information, please click the button below.

2. Por que a coesão referencial é importante?

A coesão referencial é importante para garantir que o texto seja claro e coerente, permitindo que o leitor entenda com precisão quem ou o que está sendo mencionado em cada momento.

3. Como posso melhorar a coesão referencial no meu texto?

Algumas dicas para melhorar a coesão referencial são: utilizar pronomes adequados, evitar repetições desnecessárias, organizar as ideias de forma lógica e coerente, e revisar o texto em busca de possíveis ambiguidades ou falta de clareza nas referências.

Related video of exercícios de coesão referencial 7 ano

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait