Exercícios De Angulos Complementares E Suplementares

Reza June 15, 2021
29+ Exercício De Angulos Complementares E Suplementares 7 Ano Com

Os exercícios de ângulos complementares e suplementares são uma parte importante do estudo da geometria. Esses exercícios são usados para ajudar os alunos a entenderem a relação entre os ângulos e como eles se relacionam com outros elementos geométricos. A seguir, explicaremos em detalhes o que são ângulos complementares e suplementares e como realizar os exercícios que envolvem esses conceitos.

O que são ângulos complementares?

Dois ângulos são considerados complementares quando a soma de suas medidas é igual a 90 graus. Em outras palavras, quando dois ângulos são colocados lado a lado, eles formam um ângulo reto. Por exemplo, se um ângulo mede 30 graus, o seu complemento medirá 60 graus (90 – 30 = 60).

Os ângulos complementares são representados por uma letra “C” dentro de um círculo. Essa notação é usada para identificar quando dois ângulos são complementares em um problema de geometria.

Exemplo de exercício de ângulos complementares

Suponha que você tenha dois ângulos, um medindo 50 graus e outro medindo x graus. Se esses dois ângulos são complementares, qual é a medida de x?

Para resolver esse problema, basta lembrar que a soma dos ângulos complementares é igual a 90 graus.

  • 50 graus + x graus = 90 graus
  • x graus = 40 graus

Portanto, o ângulo complementar do ângulo de 50 graus mede 40 graus.

For more information, please click the button below.

O que são ângulos suplementares?

Dois ângulos são considerados suplementares quando a soma de suas medidas é igual a 180 graus. Em outras palavras, quando dois ângulos são colocados lado a lado, eles formam uma linha reta. Por exemplo, se um ângulo mede 120 graus, o seu suplemento medirá 60 graus (180 – 120 = 60).

Os ângulos suplementares são representados por uma letra “S” dentro de um círculo. Essa notação é usada para identificar quando dois ângulos são suplementares em um problema de geometria.

Exemplo de exercício de ângulos suplementares

Suponha que você tenha dois ângulos, um medindo 80 graus e outro medindo x graus. Se esses dois ângulos são suplementares, qual é a medida de x?

Para resolver esse problema, basta lembrar que a soma dos ângulos suplementares é igual a 180 graus.

  • 80 graus + x graus = 180 graus
  • x graus = 100 graus

Portanto, o ângulo suplementar do ângulo de 80 graus mede 100 graus.

Exercícios mistos

Além dos exercícios que envolvem apenas ângulos complementares ou suplementares, também há exercícios que misturam os dois conceitos. Esses exercícios requerem que os alunos entendam quando usar a soma de 90 graus ou 180 graus para encontrar a medida dos ângulos.

Exemplo de exercício misto

Suponha que você tenha três ângulos, dois medindo 30 graus e um medindo x graus. Se o ângulo x é complementar a um dos ângulos de 30 graus e suplementar ao outro ângulo de 30 graus, qual é a medida de x?

Para resolver esse problema, é preciso entender que um dos ângulos de 30 graus e o ângulo x formam um ângulo reto (90 graus), enquanto o outro ângulo de 30 graus e o ângulo x formam uma linha reta (180 graus).

  • 30 graus + x graus = 90 graus
  • x graus = 60 graus

Como o ângulo x é complementar a um dos ângulos de 30 graus, o outro ângulo de 30 graus e o ângulo x formam uma linha reta (180 graus).

  • 30 graus + 60 graus + y graus = 180 graus
  • y graus = 90 graus

Portanto, o ângulo x mede 60 graus e é complementar a um dos ângulos de 30 graus e suplementar ao outro ângulo de 30 graus.

Conclusão

Os exercícios de ângulos complementares e suplementares são importantes para o estudo da geometria. Eles ajudam os alunos a entender a relação entre os ângulos e como eles se relacionam com outros elementos geométricos. Para resolver esses exercícios, é importante lembrar que a soma dos ângulos complementares é igual a 90 graus e a soma dos ângulos suplementares é igual a 180 graus.

FAQs

1. Qual é a diferença entre ângulos complementares e suplementares?

Os ângulos complementares têm uma soma de 90 graus, enquanto os ângulos suplementares têm uma soma de 180 graus.

2. O que significa a notação “C” e “S” para ângulos complementares e suplementares?

A notação “C” dentro de um círculo é usada para representar ângulos complementares, enquanto a notação “S” dentro de um círculo é usada para representar ângulos suplementares.

3. Como resolver exercícios mistos de ângulos complementares e suplementares?

Para resolver exercícios mistos, é preciso entender quando usar a soma de 90 graus ou 180 graus para encontrar a medida dos ângulos. É importante prestar atenção nas informações fornecidas no problema para determinar qual abordagem usar.

Related video of exercícios de angulos complementares e suplementares

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait