Exercícios Com Figura De Linguagem

Reza August 29, 2022
Exercícios de Figuras de Linguagem PROFESSOR

As figuras de linguagem são recursos utilizados na linguagem para dar mais expressividade e criatividade ao discurso. São utilizadas para transmitir uma ideia de forma mais clara e eficaz. Existem diversos tipos de figura de linguagem e cada uma possui uma característica específica. Neste artigo, vamos explorar exercícios com figuras de linguagem para ajudar no entendimento e aplicação desses recursos.

1. Exercício com Metáfora

A metáfora é uma figura de linguagem que consiste em comparar algo com outra coisa, sem utilizar os termos como, tal qual ou parecido. Por exemplo:

“Aquele homem é um leão”

Neste exemplo, a palavra “leão” é utilizada para comparar as características do homem com as características de um leão. Ele pode ser corajoso, forte, astuto, entre outras características que remetem a um leão.

Exercício:

Transforme a seguinte frase utilizando uma metáfora:

For more information, please click the button below.

“A garota tem cabelos loiros e lisos”

Resposta:

A garota tem fios de ouro em sua cabeça.

2. Exercício com Antítese

A antítese é uma figura de linguagem que consiste em colocar palavras de sentidos opostos na mesma frase, para causar um contraste entre elas. Por exemplo:

“O amor é fogo que arde sem se ver, é ferida que dói e não se sente”

Neste exemplo, o autor utiliza palavras de sentidos opostos para descrever o amor. Ele é comparado a um fogo que arde sem se ver, mas que também é uma ferida que dói e não se sente.

Exercício:

Crie uma frase utilizando a antítese:

Resposta:

A vida é um sopro que passa rápido, mas que deixa marcas eternas.

3. Exercício com Ironia

A ironia é uma figura de linguagem que consiste em dizer o contrário do que se quer expressar, de forma sutil e sarcástica. Por exemplo:

“Que belo dia para se ficar preso em casa”

Neste exemplo, o autor utiliza a ironia para expressar que o dia está tão bonito que é uma pena não poder aproveitá-lo.

Exercício:

Crie uma frase utilizando a ironia:

Resposta:

Que sorte a minha ter esquecido o guarda-chuva em um dia de sol a pino.

4. Exercício com Personificação

A personificação é uma figura de linguagem que consiste em atribuir características humanas a objetos inanimados, animais ou seres imaginários. Por exemplo:

“O vento sussurrava em meus ouvidos”

Neste exemplo, o autor utiliza a personificação para atribuir ao vento a característica de sussurrar, algo que só um ser humano poderia fazer.

Exercício:

Crie uma frase utilizando a personificação:

Resposta:

As estrelas dançavam no céu, iluminando a noite com sua coreografia cósmica.

Conclusão

As figuras de linguagem são recursos muito importantes na linguagem, pois permitem uma comunicação mais eficaz e expressiva. É fundamental conhecer e saber utilizar essas figuras em diferentes contextos, seja na escrita ou na fala. Os exercícios com figuras de linguagem ajudam a fixar o entendimento desses recursos, permitindo aplicá-los de forma mais natural e criativa.

FAQs

1. Quais são as principais figuras de linguagem?

As principais figuras de linguagem são: metáfora, antítese, ironia, personificação, aliteração, assonância, hipérbole, eufemismo, entre outras.

2. Por que é importante conhecer as figuras de linguagem?

Conhecer as figuras de linguagem ajuda a tornar a comunicação mais expressiva e clara, permitindo uma melhor compreensão do que se quer transmitir. Além disso, é um recurso muito utilizado em diversas áreas, como na literatura, na publicidade, no jornalismo, entre outras.

3. Como posso praticar mais as figuras de linguagem?

Além dos exercícios, é importante ler textos de diferentes gêneros e autores, para observar como as figuras de linguagem são utilizadas na prática. Também é possível participar de oficinas de escrita ou grupos de discussão sobre literatura para praticar e trocar ideias com outras pessoas interessadas no assunto.

Related video of exercícios com figura de linguagem

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait