Exercício De Química Orgânica: Nomenclatura

Reza February 28, 2022
QUIMICA ORGANICA NOMENCLATURA

A nomenclatura é a parte da química orgânica que se dedica a nomear os compostos químicos de acordo com as regras estabelecidas pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC). O objetivo é padronizar a nomenclatura, para que qualquer composto possa ser identificado por seu nome, independentemente do país ou da língua em que é falado.

Regras de Nomenclatura

Para nomear um composto orgânico, é necessário seguir algumas regras estabelecidas pela IUPAC. As principais regras são:

  1. Encontrar a cadeia principal: a cadeia principal é a mais longa sequência de átomos de carbono que contém o grupo funcional (grupo de átomos que determina a propriedade química do composto).
  2. Numerar a cadeia principal: começando pelo extremo mais próximo do grupo funcional, numerar os átomos de carbono da cadeia principal.
  3. Identificar os substituintes: substituintes são grupos de átomos que não pertencem à cadeia principal. Eles são nomeados de acordo com a quantidade de átomos de carbono que possuem (metil, etil, propil, butil, etc).
  4. Indicar a posição dos substituintes: usar os números obtidos na numeração da cadeia principal para indicar a posição dos substituintes.
  5. Colocar o nome dos substituintes em ordem alfabética.
  6. Usar prefixos para indicar a presença de múltiplas ligações (di, tri, tetra, etc) ou para indicar a presença de ramificações (iso, neo, sec, terc, etc).

Exemplo de Nomenclatura

Vamos usar um exemplo para ilustrar a aplicação das regras de nomenclatura. O composto abaixo é um alcano com seis átomos de carbono e um grupo metil (um grupo com um átomo de carbono) ligado ao segundo átomo de carbono:

Exemplo de composto orgânico

Para nomear esse composto, devemos seguir as regras estabelecidas pela IUPAC:

  1. A cadeia principal é a sequência de seis átomos de carbono.
  2. Numerando a cadeia principal, o grupo metil está ligado ao segundo átomo de carbono.
  3. O grupo metil é um substituinte.
  4. Colocando o nome do substituinte em ordem alfabética, temos: 2-metil.
  5. Usando o prefixo para indicar a presença de múltiplas ligações, temos: hex- (esse prefixo indica que a cadeia principal tem seis átomos de carbono e é um alcano).

Então, o nome desse composto é 2-metilhexano.

For more information, please click the button below.

Conclusão

A nomenclatura é uma parte importante da química orgânica, pois permite que os compostos sejam identificados e nomeados de forma padronizada. Para nomear um composto, é necessário seguir as regras estabelecidas pela IUPAC, que incluem encontrar a cadeia principal, numerar a cadeia principal, identificar os substituintes, indicar a posição dos substituintes, colocar o nome dos substituintes em ordem alfabética e usar prefixos para indicar a presença de múltiplas ligações ou para indicar a presença de ramificações.

FAQs

1. Por que a nomenclatura é importante na química orgânica?

A nomenclatura é importante na química orgânica porque permite que os compostos sejam identificados e nomeados de forma padronizada. Isso é essencial para garantir que qualquer composto possa ser identificado por seu nome, independentemente do país ou da língua em que é falado.

2. O que é um grupo funcional?

Um grupo funcional é um grupo de átomos que determina a propriedade química de um composto orgânico. Exemplos de grupos funcionais incluem hidroxila (-OH), carboxila (-COOH) e amina (-NH2).

3. O que é um substituinte?

Um substituinte é um grupo de átomos que não pertence à cadeia principal de um composto orgânico. Os substituintes são nomeados de acordo com a quantidade de átomos de carbono que possuem (metil, etil, propil, butil, etc).

Related video of exercicio de quimica organica nomenclatura

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait