Exercício De Potenciação E Radiciação

Reza March 27, 2022
Lista 1 Exercicios de Potenciacao e Radiciacao PDF Grupos de Lie

O que é Potenciação?

Potenciação é uma operação matemática que consiste em multiplicar um número por ele mesmo, várias vezes, seguindo a expressão an, onde “a” é a base e “n” é o expoente.

Exemplo:

23 = 2 x 2 x 2 = 8

34 = 3 x 3 x 3 x 3 = 81

O que é Radiciação?

Radiciação é uma operação matemática que tem como objetivo encontrar a raiz quadrada, cúbica ou de qualquer outro índice de um número. O resultado dessa operação é um número que, elevado ao índice correspondente, é igual ao número original.

Exemplo:

√16 = 4, pois 4 x 4 = 16

³√27 = 3, pois 3 x 3 x 3 = 27

For more information, please click the button below.

Como fazer exercícios de potenciação e radiciação?

Para resolver exercícios de potenciação e radiciação, é preciso conhecer as propriedades dessas operações e aplicá-las corretamente. Algumas das propriedades mais importantes são:

Propriedades da Potenciação

  • Produto de potências de mesma base: am x an = am+n
  • Quociente de potências de mesma base: am ÷ an = am-n
  • Potência de potência: (am)n = am x n
  • Potência de produto: (a x b)n = an x bn

Propriedades da Radiciação

  • Produto sob o radical: √(a x b) = √a x √b
  • Quociente sob o radical: √(a ÷ b) = √a ÷ √b
  • Raiz de raiz: √(√a) = √(a1/4) = a1/4 x 1/2 = a1/2
  • Raiz de potência: (am)1/n = am/n

Para resolver um exercício de potenciação ou radiciação, é preciso identificar qual propriedade deve ser usada e aplicá-la corretamente. Também é importante prestar atenção aos sinais de operação e aos expoentes ou índices, para não cometer erros de cálculo.

Exemplo de exercício de potenciação

Calcule o valor de 24 x 22

Para resolver esse exercício, podemos usar a propriedade de produto de potências de mesma base:

24 x 22 = 24+2 = 26

Portanto, 24 x 22 = 64

Exemplo de exercício de radiciação

Calcule o valor de √(8/2)

Para resolver esse exercício, podemos usar a propriedade de quociente sob o radical:

√(8 ÷ 2) = √4 = 2

Portanto, √(8/2) = 2

Conclusão

A potenciação e a radiciação são operações matemáticas fundamentais e muito utilizadas em diversos campos do conhecimento. Para fazer exercícios envolvendo essas operações, é preciso conhecer as propriedades e saber aplicá-las corretamente. Além disso, é importante prestar atenção aos sinais de operação e aos expoentes ou índices, para não cometer erros de cálculo.

FAQs

1. Qual é a diferença entre potência e raiz?

A potência é uma operação em que um número é multiplicado por ele mesmo várias vezes, seguindo a expressão an, onde “a” é a base e “n” é o expoente. Já a raiz é uma operação em que se busca encontrar o número que, elevado a um determinado índice, resulta no número original. Por exemplo, a raiz quadrada de 9 é 3, pois 3 x 3 = 9.

2. Como saber qual propriedade usar em um exercício de potenciação ou radiciação?

Para saber qual propriedade usar em um exercício de potenciação ou radiciação, é preciso identificar as características dos números envolvidos na operação. Por exemplo, se as bases das potências forem iguais, podemos usar a propriedade de produto de potências de mesma base. Se estivermos trabalhando com raízes de números que podem ser decompostos em fatores primos, podemos usar a propriedade de produto ou quociente sob o radical.

3. Por que é importante prestar atenção aos sinais de operação em exercícios de potenciação e radiciação?

É importante prestar atenção aos sinais de operação em exercícios de potenciação e radiciação para evitar erros de cálculo. Por exemplo, se um sinal de multiplicação for confundido com um sinal de adição, o resultado final pode ser completamente diferente do resultado correto. Da mesma forma, se um sinal de divisão for confundido com um sinal de multiplicação, o resultado final também pode ser prejudicado.

Related video of exercício de potenciação e radiciação

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait