Exercício De Notação Científica 8º Ano

Reza December 1, 2021
Exercicio Notação Cientifica 8 Ano EDUCA

A notação científica é uma forma de representar números muito grandes ou muito pequenos de maneira mais simples e compacta. Ela é muito utilizada na ciência, em especial na física, química e astronomia. O exercício de notação científica para o 8º ano é um exercício que envolve a conversão de números para a notação científica e vice-versa.

O que é Notação Científica?

A notação científica é uma forma de representar números muito grandes ou muito pequenos utilizando potências de base dez. Ela é uma forma de simplificar a escrita de números muito grandes ou muito pequenos e facilitar o seu entendimento. A notação científica é muito utilizada na ciência, em especial na física, química e astronomia. Ela é uma forma de representação padrão para números muito grandes ou muito pequenos.

Exemplo de Notação Científica

Um exemplo de notação científica é o número 6.022 x 10^23. Esse número é utilizado para representar o número de átomos em um mol de uma substância. Nesse caso, a base é 10 e o expoente é 23. O número 6.022 é chamado de mantissa e o número 10^23 é chamado de expoente. A notação científica pode ser utilizada para representar números muito maiores ou menores do que esse.

Exercício de Notação Científica para o 8º Ano

O exercício de notação científica para o 8º ano envolve a conversão de números para a notação científica e vice-versa. É importante lembrar que a notação científica deve ser utilizada para representar números muito grandes ou muito pequenos, ou seja, números que apresentam muitos zeros à direita ou à esquerda do número.

Para converter um número para a notação científica, é necessário identificar a mantissa e o expoente. A mantissa é o número que fica à esquerda da vírgula e o expoente é o número que indica quantas casas a vírgula precisa ser deslocada para a esquerda ou para a direita para que a mantissa fique entre 1 e 10.

Por exemplo, o número 0,00000345 pode ser convertido para a notação científica da seguinte forma:

For more information, please click the button below.
  1. Identificar a mantissa: 3,45
  2. Identificar o expoente: -6 (a vírgula precisa ser deslocada 6 casas para a direita para que a mantissa fique entre 1 e 10)
  3. Escrever o número na notação científica: 3,45 x 10^-6

Para converter um número na notação científica para o número original, é necessário multiplicar a mantissa pelo número elevado a expoente. Por exemplo, o número 3,45 x 10^-6 pode ser convertido para o número original da seguinte forma:

  1. Multiplicar a mantissa (3,45) pelo número elevado a expoente (10^-6): 3,45 x 10^-6 = 0,00000345

Exemplo de Exercício de Notação Científica para o 8º Ano

Um exemplo de exercício de notação científica para o 8º ano é o seguinte:

Converta o número 3.450.000 para a notação científica.

Para converter o número 3.450.000 para a notação científica, é necessário identificar a mantissa e o expoente. Nesse caso, a mantissa é 3,45 e o expoente é 6, já que a vírgula precisa ser deslocada 6 casas para a esquerda para que a mantissa fique entre 1 e 10.

Assim, o número 3.450.000 pode ser escrito na notação científica como 3,45 x 10^6.

Conclusão

O exercício de notação científica para o 8º ano é um exercício que envolve a conversão de números para a notação científica e vice-versa. A notação científica é uma forma de representar números muito grandes ou muito pequenos utilizando potências de base dez. Ela é uma forma de simplificar a escrita de números muito grandes ou muito pequenos e facilitar o seu entendimento. A notação científica é muito utilizada na ciência, em especial na física, química e astronomia.

FAQs

1 – Como identificar a mantissa e o expoente de um número na notação científica?

Para identificar a mantissa e o expoente de um número na notação científica, é necessário observar o número que está à esquerda da vírgula e o número que está à direita da vírgula. O número à esquerda da vírgula é a mantissa e o número à direita da vírgula indica quantas casas a vírgula precisa ser deslocada para a esquerda ou para a direita para que a mantissa fique entre 1 e 10.

2 – Por que a notação científica é utilizada na ciência?

A notação científica é utilizada na ciência porque ela é uma forma de representar números muito grandes ou muito pequenos de maneira mais simples e compacta. Ela é uma forma de simplificar a escrita de números muito grandes ou muito pequenos e facilitar o seu entendimento. Na ciência, muitos números apresentam muitos zeros à direita ou à esquerda do número, o que dificulta a sua leitura e escrita. A notação científica é uma forma de solucionar esse problema.

3 – Qual a relação entre a notação científica e as potências de base dez?

A notação científica utiliza potências de base dez para representar números muito grandes ou muito pequenos. Na notação científica, a mantissa é multiplicada por 10 elevado a um expoente, que indica quantas casas a vírgula precisa ser deslocada para a esquerda ou para a direita para que a mantissa fique entre 1 e 10. As potências de base dez, por sua vez, são utilizadas para representar números em uma forma mais compacta e simples. Elas são muito utilizadas na matemática e na ciência, em especial na física, química e astronomia.

Related video of exercicio de notação cientifica 8 ano

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait