Exercício De Figuras De Linguagem Para O 8º Ano Do Ensino Fundamental

Reza March 29, 2022
Atividade Com Figuras De Linguagem 8 Ano ASKBRAIN

As figuras de linguagem são recursos utilizados pelos escritores e falantes para dar mais expressividade, beleza e clareza ao texto. No entanto, essas figuras podem ser de difícil compreensão para os alunos do 8º ano do ensino fundamental. Por isso, é importante que os professores trabalhem exercícios que os ajudem a compreender melhor essas figuras. Neste texto, apresentaremos um exercício de figuras de linguagem para o 8º ano.

Exercício de Figuras de Linguagem

O exercício consiste em identificar as figuras de linguagem presentes em cada uma das frases a seguir:

  1. “A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios”
  2. “A cidade acordou em festa”
  3. “O sol se escondeu atrás das nuvens”
  4. “Os olhos são as janelas da alma”
  5. “O mar estava calmo como um espelho”

Explicação das Figuras de Linguagem Presentes

A seguir, apresentaremos cada uma das figuras de linguagem presentes em cada uma das frases do exercício:

  1. Metáfora: figura de linguagem em que uma palavra ou expressão é utilizada em sentido figurado, sem que haja a presença de um termo comparativo explícito. Na frase “A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios”, a vida é comparada a uma peça de teatro.
  2. Personificação: figura de linguagem em que se atribuem características humanas a seres inanimados ou animais. Na frase “A cidade acordou em festa”, a cidade é personificada, como se fosse uma pessoa que acorda.
  3. Catacrese: figura de linguagem em que uma palavra é utilizada de forma imprópria, em falta de um termo mais adequado. Na frase “O sol se escondeu atrás das nuvens”, a palavra “esconder” é utilizada em relação ao sol, o que é impróprio, já que o sol não pode se esconder.
  4. Metáfora: figura de linguagem em que uma palavra ou expressão é utilizada em sentido figurado, sem que haja a presença de um termo comparativo explícito. Na frase “Os olhos são as janelas da alma”, os olhos são comparados a janelas, que permitem ver o que há dentro de uma casa, assim como os olhos permitem ver o que há dentro da alma.
  5. Comparação: figura de linguagem em que se estabelece uma relação de semelhança entre dois elementos. Na frase “O mar estava calmo como um espelho”, o mar é comparado a um espelho, que reflete a imagem sem nenhum movimento.

Conclusão

Este exercício de figuras de linguagem para o 8º ano do ensino fundamental é uma forma de ajudar os alunos a compreender melhor as figuras de linguagem. É importante que os professores trabalhem esse tema em sala de aula, pois isso contribui para uma melhor compreensão dos textos lidos e produzidos pelos alunos. Além disso, o conhecimento das figuras de linguagem é fundamental para a produção de textos mais expressivos e criativos.

FAQs

O que são figuras de linguagem?

As figuras de linguagem são recursos utilizados pelos escritores e falantes para dar mais expressividade, beleza e clareza ao texto. Elas podem ser de diversos tipos, como a metáfora, a personificação, a catacrese, a comparação, entre outras.

Por que é importante trabalhar as figuras de linguagem em sala de aula?

O conhecimento das figuras de linguagem é fundamental para a compreensão de textos mais elaborados e para a produção de textos mais expressivos e criativos. Além disso, essas figuras são muito presentes na língua portuguesa, e seu conhecimento contribui para uma melhor comunicação oral e escrita.

For more information, please click the button below.

Como os professores podem trabalhar as figuras de linguagem em sala de aula?

Os professores podem trabalhar as figuras de linguagem por meio de exercícios, como o apresentado neste texto, e por meio de leituras de textos literários que contenham essas figuras. Além disso, é possível fazer atividades de produção textual em que os alunos sejam incentivados a utilizar as figuras de linguagem em seus textos.

Related video of exercicio de figuras de linguagem 8 ano

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait